Topo

Calça colorida masculina está na moda. Vai encarar?

É possível montar um look elegante e alegre com calça colorida - Divulgação
É possível montar um look elegante e alegre com calça colorida Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

21/05/2013 09h43

As calças coloridas viraram febre entre adolescentes e bandas como Restart. Agora, homens adultos estão começando a usar. A questão é que muitos ainda têm medo na hora de combinar cores que não sejam branco, preto e cinza. Mas é possível usar cores vivas de uma maneira adulta e elegante.

A história mostra que o homem já foi muito mais vaidoso do que a mulher, como podemos observar na Antiguidade, na qual os faraós egípcios usavam indumentárias coloridas, adornos, joias e maquiagem. Na Roma Antiga, eles também eram tão paramentados que as mulheres, assim como na Idade Moderna, onde homens usavam perucas e roupas com brocados, bordados e rendas, como Luís XIV de Bourbon, conhecido como "Rei-Sol", monarca absolutista da França, reinando de 1643 a 1715. Após a Revolução Francesa (1789 – 1799) é que os homens começaram a se vestir de maneira mais austera, tendo sua grande virada no século XVIII, quando os ingleses começaram a adotar roupas mais sóbrias, mais apropriadas à nova classe mercantil emergente.

Somente na década de 1960, que o homem voltou a se interessar pelas roupas coloridas, através do movimento hippie, que trouxe a tona questões como o “unissex” (roupas que poderiam ser usadas tanto por homens, quanto por mulheres). Nos anos 1980, a cor teve novamente sua importância na moda, e é neste espírito que os tons mais fortes foram novamente incorporados no começo do século XXI, com a retomada da estética oitentista.

Mesmo que estejam em alta, roupas coloridas não são unanimidade entre homens. Um estudo realizado pela empresa Crown Paints, um dos maiores fabricantes de tintas do Reino Unido, revelou que as cores mais usadas pelos britânicos são branco, preto, cinza e bege. Dentre os mais de seis mil entrevistados, mais de 50% afirmou que gostariam de introduzir mais cor às suas vidas, sendo que 38% não o fazem por não se sentirem confiantes o suficiente e 21% não querem se destacar dos demais.

Se você está na faixa dos que querem colocar mais cor no seu guarda-roupa ou mesmo não se sente seguro para tanto, a questão é mais simples do que parece. Na moda, estar bem vestido é relacionado principalmente com o equilíbrio final do conjunto, ou seja, se for usar uma calça de cor forte, aposte em cores neutras na parte de cima. 

Para o Outono/Inverno várias marcas apostaram em calças masculinas em cores que são mais fáceis do homem usar como os tons de verde, desde o militar mais fechado até os mais claros como verde-água, e os azuis mais intensos. Entre as cores mais complicadas, mas que estão em alta no Hemisfério Norte, temos o vermelho, o “burgundy” (uma espécie de roxo ou vinho) e o “açaí” (sim, aquela cor meio arroxeada da polpa da fruta). Os tons quentes de amarelo, laranja, assim como os terrosos mais claros, completam a cartela de cores para homens que querem sair das cores tradicionais.