Topo

Cortes e detalhes modernos promovem moletom a peça de estilo

Marina Oliveira e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

30/05/2013 07h00

Por muito tempo, as peças de moletom foram consideradas exclusivas para práticas esportivas ou substitutas perfeitas para os pijamas nos dias de preguiça e frio. Porém, graças às novas modelagens e à aplicação de detalhes, o moletom subiu de categoria e ganhou status de roupa para sair. "O moletom moderno tem a cava mais justa e a manga mais enxuta. Há também modelos com aplicações de paetês ou renda, que tornam a peça muito mais elegante", afirma Ana Vaz, consultora de imagem e autora do "Pequeno Livro de Estilo" (Verus Editora).  

A escolha entre as diversas opções de moletons disponíveis nas vitrines depende do estilo pessoal. "Os mais curtos e justos conferem mais elegância. Já os largos fazem mais o estilo esportivo, despojado", ensina a consultora de moda Renata Bala. Além disso, há modelos que favorecem mais determinados tipos de corpo. Mulheres com muito busto, por exemplo, vestem melhor os modelos com decote V. Já as baixinhas devem fugir das modelagens compridas demais e dar preferência aos curtos. 
 

Apostas ousadas

Uma alternativa para atualizar o bom e velho moletom é investir em novas combinações. Além da legging e do jeans, o moletom vai bem com saias de diferentes estilos, especialmente as de modelagem mais justa. "É possível coordenar o moletom com saias retas ou no modelo flare, também conhecido como sino, mas ele também vai bem com as saias assimétricas", sugere Renata. "Com a saia-lápis fica perfeito, porque o moletom quebra a formalidade da peça", opina. 
 
Para harmonizar o visual, o comprimento da saia deve ser inverso ao do moletom. "Dê preferência às saias que atingem o meio da coxa", ensina a personal stylist Paula Frosini. Neste caso, o moletom deve terminar na linha do quadril. "Se o modelo não tiver o punho embaixo, é melhor ainda", acrescenta Ana.  Mas se a ideia é usar uma saia longa, vá de moletom curto, na linha da cintura, para garantir o equilíbrio do figurino. 
 
Em relação à combinação com outros tecidos, também há opções para quem quer ousar e continuar elegante. O básico é usar o moletom com peças de veludo, jeans e algodão. Mas ele também pode ser combinado com couro e até seda, resultando num visual moderno e descontraído para baladas. Maxiacessórios, como brincos e colares, dão o toque final nessas produções.