Topo

Como substituir o bom e velho jeans sem abrir mão do conforto

Marina Oliveira e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

13/06/2013 07h00

A calça jeans é peça obrigatória no guarda-roupa de quase toda mulher, qualquer que seja o estilo, já que é extremamente versátil e veste bem do trabalho à balada. Para fugir do trivial sem abrir mão do conforto, no entanto, muitos outros tecidos e modelagens podem ganhar vez na produção. Independente do corte, couro, veludo, seda, cetim, crepe e ainda os mistos com elastano, são boas opções. "Para não errar e montar um look casual demais, o segredo é mesclar peças despojadas com outras mais elegantes", orienta a consultora de imagem Kamila Kim.

Entre os modelos, a alfaiataria é uma ótima alternativa ao jeans básico. A peça deixou de ser um item exclusivo dos ambientes profissionais formais e, cada vez mais, compõe um visual descontraído. O segredo é combiná-la com itens menos clássicos. "Quanto maior o contraste de estilos, mais legal fica a produção. Camisetas de malha, tricôs, camisas estampadas, regatinhas com jaqueta de couro, coletes e detalhes modernos, como spikes ou maxicolares, vão bem com as calças de alfaiataria", diz Rafaella Cardoso, também consultora de imagem e uma das autoras do site de moda Inspire Me.  
 
Desde que respeitadas algumas características, a peça veste bem todas as silhuetas. "Ela não deve ficar justa no cavalo e nem no quadril, para não perder a elegância", recomenda a consultora. Os modelos confeccionados em algodão com elastano são a aposta certa para vestir bem sem incomodar. "Evite as que levam acrílico, pois além de não terem bom caimento, esquentam demais", aconselha.
 
A calça pantalona, que ganhou força entre as mulheres pela capacidade de alongar e afinar a silhueta, também une conforto e bom gosto. "Como é mais volumosa, o ideal é equilibrá-la com camisas ou blusas mais justas", recomenda a estilista Isadora Lopes, do blog My Dress Code. Para quem prefere um volume menos acentuado, a sugestão é a calça flare, ajustada nas coxas e mais larga a partir do joelho. 
 
As calças de moletom também merecem destaque. "Nesta estação, elas vieram com corte mais formal, porém continuam extremamente confortáveis", destaca Carolina Benemann, também consultora de imagem. As peças de tecidos flexíveis, estampadas, com elástico na cintura, são outra tendência democrática. "Além de gostosas, elas ficam elegantes com blazer, camisetas e sandálias altas", acrescenta Rafaella.