Topo

"O Grande Gatsby" traz boas referências de moda; copie os looks

Cena onde Daisy (Carey Mulligan) usa o vestido Prada da coleção de Verão 2010 no filme "O Grande Gatsby" - Divulgação
Cena onde Daisy (Carey Mulligan) usa o vestido Prada da coleção de Verão 2010 no filme "O Grande Gatsby" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/06/2013 06h50

Com looks da grife italiana Prada, da joalheria Tiffany e da marca masculina Brooks Brothers, a nova adaptação de "O Grande Gatsby" se tornou uma sensação fashion antes mesmo de estrear nos cinemas. Por aqui, o longa estreou na última sexta-feira (7), arrecadando cerca de R$ 1,5 milhão no primeiro fim de semana de exibição.

Estrelado por Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan e Tobey Maguire, "O Grande Gatsby" é a adaptação do diretor Baz Luhrmann para o livro de F. Scott Fitzgerald. O figurino foi assinado por Catherine Martin, que ganhou o Oscar pelo seu trabalho em "Moulin Rouge" (2001), também dirigido por Luhrmann.

A história já contou com outras duas adaptações cinematográficas, a primeira de 1949, dirigida por Elliott Nugent e a segunda de 1974 - que ganhou o Oscar de melhor figurino - dirigida por Jack Clayton, com roteiro de Francis Ford Coppola e do próprio autor do romance. Porém nenhuma delas recebeu tanto cuidado estético como a versão mais recente.

Apesar do efeito 3D ter atrapalhado a visualização dos detalhes, no filme de Luhrmann, a opulência foi priorizada e os looks femininos enchem os olhos nas frenéticas e eufóricas cenas das festas dos "anos loucos".

O visual das mulheres da trama é uma releitura modernizada dos anos 1920, com vestidos de silhueta tubular, em tecidos fluidos e leves. Os looks da protagonista Daisy, interpretada por Carey Mulligan, são o principal destaque e ajudam a retratar sua personalidade frágil e fútil por meio de sofisticados vestidos de festa, usados durante o dia.

A composição visual dos figurinos traz um efeito final com exuberância e abundância de brilhos, bordados, cores e joias do passado, misturado a um toque atemporal, permitindo que os looks também possam ser usados hoje em dia. Para se inspirar nas combinações e traduzi-las para o dia a dia, basta dosar os elementos, misturando com peças atuais e, assim, tirando o ar caricato e de fantasia de época.

A estilista Miuccia Prada, dona das grifes Prada e Miu Miu, colaborou com o figurino vestindo cerca de 40 atrizes nas cenas de festas com roupas originais de coleções passadas. A ideia da colaboração da estilista partiu de uma antiga amizade com o diretor e pelo fato de suas criações contarem com referências do passado como inspiração. O styling - acessórios, cabelo e maquiagem - dos looks complementaram o ar anos 1920 da estética do filme. O vestido de cristais usado por Daisy (Carrey Mulligan) da coleção Verão 2010 da Prada é, segundo a figurinista, um exemplo perfeito da mistura do antigo e do novo, por serem modelos semelhantes aos usados pelas mulheres do passado.

A conceituada joalheria Tiffany & Co. também participou, assinando joias para o longa, que podem ser encomendadas em suas lojas pelas fãs do longa.

Apesar de ter sido ofuscado pelo opulento figurino feminino, o masculino também contou com uma colaboração. A Brooks Brothers - marca norte-americana tradicional em roupas masculinas - produziu 500 looks inspirados nos arquivos da marca e ainda lançou uma minicoleção inspirada no filme, à venda na internet.

Saiba onde "O Grande Gatsby" está em cartaz:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Curitiba
- Brasília
- Belo Horizonte