Topo

Chapéus dão estilo e ajudam a esquentar a cabeça no inverno

Os chapéus fazem parte de bons figurinos na TV em séries como "Mad Men" e "White Collar". Os personagens podem servir de inspiração para quem quiser incorporar a peça clássica masculina ao visual - Divulgação
Os chapéus fazem parte de bons figurinos na TV em séries como "Mad Men" e "White Collar". Os personagens podem servir de inspiração para quem quiser incorporar a peça clássica masculina ao visual Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

02/07/2013 08h14

O boné é o acessório mais usado por homens, mas temos outra opção para usar no inverno. Faça como Justin Timberlake e Ashton Kutcher, entre outros famosos, e inspire-se para usar chapéu fedora, que além de proteger a cabeça do frio, valoriza o visual.

Peça mais elegante para proteger a cabeça masculina do frio, o o chapéu fedora foi criado inicialmente para as mulheres. Seu nome se deve à peça de mesmo nome feita em 1882 por Victorien Sardou para Sarah Bernhardt, atriz francesa que usava um modelo bem próximo do que conhecemos hoje. Os homens aderiram ao modelo quando o príncipe Edward da Grã Bretanha o popularizou em 1924.

O modelo ficou fora de moda a partir dos anos 1970, mas em meados dos anos 2000 ganhou força com a onda retrô, na qual a moda masculina vive até hoje. Podemos apontar, entre outros, como grandes responsáveis pelo uso de roupas antigas com roupagem nova, Hedi Slimane, que foi estilista da Dior Homme (2001 a 2007), e colaborador no visual de bandas como The Libertines, a série norte-americana “Mad Men”, que se passa numa agência de publicidade nos anos 1960, além de Justin Timberlake, que vem adotando um figurino muito próximo ao de antigos astros, como Frank Sinatra. Além de Timberlake, os atores Johnny Depp e Ashton Kutcher, e produtor musical Sean Combs, também conhecido como Diddy, são fãs do fedora.

A versão atual do fedora tem abas bem curtas, tornando-o menos formal do que o modelo original, e pode ser liso ou xadrez. Ele é bem versátil e combina com terno ou costume (paletó e calça). Mas preste atenção: se você é jovem, melhor optar pelo conjunto mais rente ao corpo usado com gravatas de espessura mais fina. De forma casual elegante, pode ser usado sem o paletó, com cardigã ou jaqueta de couro, camisa de manga longa e calça de alfaiataria. Em momentos descontraídos, ele dá uma levantada no combo jeans, jaqueta e camiseta.

Vale a pena experimentar seu chapéu antes de comprar. Ele não deve cobrir suas orelhas, nem marcar a testa, todavia precisa ficar firme o suficiente para não cair. Lembre-se de que o número que aparece nele coincide com o tamanho da circunferência da sua cabeça. Quanto ao jeito de colocar, pode ser bem para trás, com o cabelo aparecendo, meio de lado, ou na posição mais centralizada. Isto é uma questão de estilo, e você deve escolher qual fica melhor.