Topo

Aproveite o visual monocromático e use os tons a favor do humor

Louise Vernier e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

11/07/2013 07h00

Especialistas garantem que as cores influenciam as emoções e despertam sensações variadas. "Cada cor possui uma vibração específica e pode ajudar a minimizar desequilíbrios físicos, mentais e energéticos", atesta Blanch Marie, cromoterapeuta pelo Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas (CEATA), em São Paulo. Com base nisso, é possível dar uma forcinha para o humor investindo na moda do visual monocromático. Além de Blanch, que também é proprietária do Blanch Marie Spa Urbano, em São Paulo, consultamos ainda Valcapelli, cromoterapeuta e autor dos livros "Cromoterapia: a cor e você" e "As cores e suas funções" (Editora Roca), para definir quais são os benefícios de cada cor. 

O branco, por exemplo, ajuda a promover a paz e a tranquilidade, enquanto o amarelo anima e facilita a concentração. O laranja transmite dinamismo e coragem, o vermelho energiza e o rosa desperta o afeto e o carinho. Tons de violeta são geralmente relacionados à espiritualidade e à intuição, já o lilás estimula a criatividade e a inteligência. O azul relaxa, o verde ajuda a desacelerar e beneficia a saúde como um todo. O marrom e o preto transmitem sofisticação, porém, o primeiro está mais relacionado à sensação de segurança, enquanto o segundo favorece a introspecção.
 
Monocromático e interessante
O único cuidado é não deixar o visual monótono. "Para criar uma combinação interessante, misture peças que exploram diferentes matizes da mesma cor. Assim a produção fica mais graciosa, sem parecer exagerada", recomenda Flávia Monte, consultora de estilo. Apostar em peças de texturas diferentes, como jeans e seda, lã e couro, é outra estratégia para deixar o figurino descolado.
 
Mesmo as mulheres mais básicas podem tirar proveito da cor única. "Basta apostar nos tons neutros, como nude e caramelo. Não tem como errar", assegura Bia Kawasaki, consultora de moda e de estilo. Para arrematar e conferir bossa à produção sem carregar muito, as consultoras indicam os acessórios mais apagadinhos, como os de metal fosco ou os transparentes, que são outra tendência da estação. "O mesmo vale para sapatos e as bolsas. Dê preferência àqueles com aplicações de metal, que não fogem à proposta monocromática e dão um charme extra à combinação", ensina Bia.
 
O visual de uma cor só é versátil, vai do trabalho à balada, e pode ser utilizado por qualquer mulher. "O monocromático alonga a silhueta e fica ótimo nas baixinhas", destaca Flávia. Quem está acima do peso, no entanto, precisa estar atenta a alguns cuidados na hora de vestir. "Ao contrário do que se acredita, uma produção toda preta chama mais a atenção para as formas e para regiões que se quer disfarçar, como barriga, quadris e bumbum", alerta Bia. Nesse caso, usar um acessório que atue como um ponto de luz, um colar ou um par de brincos de metal fosco, ajuda a desviar o foco do que se deseja esconder.