Topo

Descubra qual seu tom de pele e quais cores combinam com ele

Os looks devem ser divididos em quentes ou frios para saber se funcionam com o seu tom de pele - Divulgação
Os looks devem ser divididos em quentes ou frios para saber se funcionam com o seu tom de pele Imagem: Divulgação

Caroline Pereira

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 07h08

Combinar cores diferentes em um mesmo look não deve ser a única preocupação na hora de sair de casa. Descobrir qual é o seu tom de pele e quais as cores que harmonizam com ele pode ser a chave para atingir o visual desejado, seja ele mais sóbrio para uma entrevista de emprego, por exemplo, ou descontraído.

Adequar as roupas ao tom de pele garante um look mais natural e discreto, já as cores contrastantes implicam a intenção de um passeio não tão formal assim. A maquiadora Giovanna Morrell, gerente de conteúdo de pele da Contém 1g, dá dicas de como descobrir o seu tom de pele e o quais as cores que combinam com ele.

“O Brasil tem uma grande mistura de etnias, os tons de pele podem variar tanto que chega a haver mais de 100 tipos diferentes”, explica a especialista. Para facilitar, eles são restritos em quatro categorias principais: branco, moreno claro, moreno e negro. Os tons de pele dos orientais se encontram entre o branco e o moreno claro. A pele também pode ser de uma tonalidade fria ou quente. Por se tratar de um país tropical, no Brasil, as peles quentes que possuem tonalidades amareladas costumam ser mais comuns. As peles com fundo mais frio tendem a apresentar nuances rosadas.

Definir qual é a cor exata de cada pele não é uma tarefa fácil, pois não se trata de uma ciência exata, até porque ela se transforma ao longo dos anos graças a influências internas e externas como a exposição ao sol, por exemplo.  “A base da maquiagem pode ser um dos caminhos para fazer essa definição”, aconselha Giovanna. O principal truque é testar vários tons até encontrar aquele que desapareça por completo, ficando homogêneo, se comparado a outras regiões sem o produto.

Para peles quentes, o melhor é apostar nos tons avermelhados e marrons; já as peles frias vão bem com cores rosadas e azuladas. Claro que isso não é uma regra, mas utilizar peças de roupa que se adequam ao tom de pele deixa o look mais natural. Quando este não é o efeito desejado, também há alternativas. Cores contrastantes podem compor boas produções, mais ousadas e ideais para festas, por exemplo. Outra forma de descobrir quais tons ficam mais naturais é aproximar peças de roupas ou tecidos de diferentes tonalidades ao rosto. “Geralmente ficamos mais naturais e confortáveis com os tons que combinam com a nossa pele, para conseguir identificar suas cores favoráveis é preciso atenção e 'feeling'”, detalha.

Ninguém precisa sair descartando metade do guarda-roupa só porque certas cores não harmonizam com o tom de pele. Todas as cores estão disponíveis em diversas tonalidades, então, se a sua favorita não é exatamente a que combina mais com seu tom de pele é só buscar opções mais amenas ou usá-la em acessórios junto a outras peças neutras para um visual mais discreto. Se o objetivo é um look ousado e alegre, apostar no contraste é permitido.