Topo

Gorro é o acessório em alta para o inverno; saiba usar de jeito moderno

Reconhecido pelo ótimo estilo, David Beckham é um dos adeptos aos gorros - Montagem/UOL
Reconhecido pelo ótimo estilo, David Beckham é um dos adeptos aos gorros Imagem: Montagem/UOL

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

16/07/2013 07h16

O gorro é a opção mais quente do inverno, não só para aquecer a cabeça, como para estar na moda. Celebridades como David Beckham, Justin Timberlake, Ashton Kutcher, entre outros, foram os que confirmaram a tendência na Europa e nos Estados Unidos. Muitos jovens estão usando até mesmo quando o tempo esquenta, e se tornou “o” acessório da temporada. Se você ainda acha que é só coisa de “mano”, melhor se atualizar.

A origem do gorro feito de lã remonta o século 14, na região de Archenfield na antiga Inglaterra. O local é reconhecido pela qualidade de sua lã e dos tricoteiros, que confeccionavam uma peça cilíndrica e fechada no alto. Começou a ser usado por soldados e marinheiros a partir dos séculos seguintes. Uma peça semelhante também era usada pelos aymarás, povo andino da região entre Peru, Bolívia e Chile, muito antes da invasão espanhola do século 16, e é conhecida até hoje como “chulo”.


O gorro com a barra dobrada, como o dos marinheiros, é um clássico e se tornou até parte da identidade visual de pessoas tão diferentes como o pesquisador Jacques Cousteau, morto em 1997, e Edge, guitarrista do U2. Já o moderno maxigorro, com a parte de cima caída é o preferido do ex-jogador de futebol David Beckham e do ator Ashton Kutcher, por exemplo. Justin Timberlake e Robert Pattinson aderiram aos modelos em malha de tricô.

 

Se antes era usado apenas com roupas mais esportivas, especialmente por torcedores de futebol e skatistas, estes astros mostraram que é possível combinar o gorro de maneira mais elegante até com blazer. Mas o jeito mais comum  de usar é com roupas casuais descontraídas e cai bem  com jaquetas de couro, calças de veludo, sarja ou jeans.

Para os que não gostam tanto de arriscar, os modelos lisos são os mais indicados. Os jovens têm disponíveis os modelos em cores fortes, os com motivos étnicos, e os listrados. Para quem está ligado na moda, pode seguir o modelo de Beckham, que também é adotado por Alexandre Pato, do Corinthians.

O acessório é ótimo para aqueles dias em que acordamos com o cabelo que se recusa a assentar. Mas vale o aviso: homens com cabelos oleosos devem ter cuidado redobrado. Como o couro cabeludo fica mais abafado, dependendo do tempo de uso, ele tende a produzir mais oleosidade. Se este for o seu caso, experimente um xampu específico para raízes oleosas.