Topo

Azul é tendência no nascimento do bebê real; inspire-se por esta moda

Tudo azul para apresentar o novo herdeiro do trono britânico: vestido com poá Jenny Packham para Kate Middleton e camisa listrada para William - Suzanne Plunkett/Reuters
Tudo azul para apresentar o novo herdeiro do trono britânico: vestido com poá Jenny Packham para Kate Middleton e camisa listrada para William Imagem: Suzanne Plunkett/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/07/2013 21h35

Um olhar atento à cobertura do nascimento do bebê real deve ter notado a repetição de azuis nos looks das famílias do príncipe William e de Kate Middleton, em especial  durante a apresentação oficial do novo herdeiro do trono inglês nesta terça-feira (23).

O destaque fica para o azul com poás no vestido Jenny Packham de Kate, em tom similar à camisa clara com listras bem finas de William, usada com as mangas dobradas e combinada a uma calça em marinho.

Os pais da duquesa de Cambridge reforçaram a tendência no dia anterior, durante sua visita ao neto. Carole Middleton optou por vestido azul com estampa delicada, enquanto Michael Middleton escolheu camisa listrada (de padronagem similar à de William, mas mais espaçada), com paletó marinho. A camisa azul também foi escolhida pelo príncipe Charles para sua visita ao hospital St. Mary, em leve xadrez. A cor apareceu ainda em lenço colocado no bolso esquerdo do paletó.

O azul está associado à serenidade, ele transmite calma e inspiração. A cor também está bastante ligada historicamente à família real. O termo “sangue azul” é sinônimo da realeza, em referência às veias comumente aparentes sob a pele dos membros da nobreza, distinguindo-os da população mais pobre e bronzeada pelo sol. Integra também a bandeira da Grã-Bretanha, como pano de fundo para as cruzes de Saint Andrew e Saint Patrick, e remonta ao céu azul escocês.

É um menino!

Há dez dias, a imprensa britânica cravou que o bebê real seria um menino com base na escolha de roupas feita pela família real para o festival Coronation. Já naquela ocasião, o azul dominou a cartela de cores, inclusive da rainha Elizabeth e da irmã de Kate, Pippa Middleton. Elas foram acompanhadas ainda por Camilla Parker Bowles, Zara Phillips e pela princesa Eugenie.

O tabloide “Daily Star” publicou reportagem com o título “Estaria a família real vestindo azul em alusão ao gênero do bebê de Will & Kate?”

Em homenagem ao nascimento, as cataratas do Niágara, nos Estados Unidos, e a Royal Wanganui Opera House, na Nova Zelândia, receberam iluminação azul.

O presidente de Israel, Shimon Peres, presenteou o novo príncipe com um minicostume em azul e branco, acompanhando de uma pequena gravata e chapéu.

Como combinar

O azul, assim como as cores frias, são ideais para as pessoas com tom de pele de fundo rosado, como é o caso dos membros da família real britânica. A combinação, quando feita desta maneira, deixa o look mais natural.

Mas você pode também aproveitar o azul em tons mais fortes para criar contrastes, com base na tendência do “color blocking”. Azul com verde, laranja ou amarelo são boas opções.