Topo

Meia vai com a calça ou o sapato? Saiba como combinar o acessório

Sugestão de combinação tradicional, de maneira casual e elegante. Aqui, a meia acompanha a cor da calça, quando forem em tom mais claro que o blazer - Divulgação
Sugestão de combinação tradicional, de maneira casual e elegante. Aqui, a meia acompanha a cor da calça, quando forem em tom mais claro que o blazer Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

30/07/2013 07h30

Muitos homens ainda se confundem na hora de combinar meia com a roupa.  O melhor é usar a mesma cor do sapato ou da calça? Como a moda muda, saiba que existe uma forma tradicional e outra moderna de acertar no uso do acessório, independente do seu estilo ser formal, casual ou esportivo.

A maior dúvida do homem no que se refere à combinação da meia é se ela tem de ser coordenada com a cor do sapato ou da calça. Vale dizer que, em ocasiões formais, não há erro em usar sapato preto com meia preta e sapato marrom com meia marrom. A questão é que, quando combinamos a cor pelos acessórios, isso cria uma divisão na silhueta, pela diferença dos tons e, por isso, tem uma corrente de especialistas de imagem que diz que é melhor combinar a cor da meia com a calça, porque alonga a perna. Neste caso, se você usar um terno azul-marinho, independente do sapato ser preto ou marrom, a opção é usar meia do mesmo tom da calça. Isso vale para as roupas formais em cinza, também. Quanto maior a proximidade de tons, melhor o resultado.

Vale lembrar que existe a tradicional divisão em meias sociais, casuais e esportivas. Os modelos sociais tem comprimento maior, geralmente ¾, e servem para cobrir as canelas quando você cruza as pernas, por exemplo. Elas podem ser lisas, caneladas e de tecidos sintéticos, como a poliamida, ou naturais, como algodão e lã. As meias causais podem ser lisas, caneladas ou com desenhos como losangos (padrão argyle).  As esportivas têm vários modelos, dependendo do esporte que se pratica, podendo ser longa como os meiões do futebol, soquete para tênis, e as invisíveis ou sapatilhas, para corrida, por exemplo.

A grande mudança veio com a chegada ao mercado das meias coloridas, lisas, listradas ou com estampas, que foram adotadas no hemisfério norte por homens de todas as idades. Com a moda da calça mais curta ou com a barra enrolada, eles adotaram o uso de cores fortes nas meias, como forma de dar destaque para o acessório ou como elemento de estilo, deixando-as em evidência. Neste caso, não há regra de combinação, podendo ser usadas livremente, desde com roupas mais formais, até com casuais e esportivas. No entanto, devem ser evitadas em ambientes de trabalho ou cerimônias tradicionais.

Há ainda os calçados causais e esportivos que não devem ser usados com meia, em hipótese alguma, como o mocassim casual, o modelo “driver” (de motorista em inglês) e o dockside, modelos de calçados marítimos.