Topo

Dia casual no trabalho requer atenção ao se vestir

Quando optar pela calça jeans no dia casual, prefira as de lavagem escura, sem manchas ou efeitos de desgaste - Divulgação
Quando optar pela calça jeans no dia casual, prefira as de lavagem escura, sem manchas ou efeitos de desgaste Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

10/09/2013 07h03

O dia casual (ou "casual day", em inglês) acontece geralmente às sextas-feiras em empresas que liberam seus funcionários para deixar de lado os trajes formais e optar por peças mais confortáveis. No entanto, é importante atentar a algumas regras básicas para acertar no visual e não confundir roupa de final de semana com a de trabalho.

O dia casual começou na década de 1950 nos Estados Unidos, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, os quais precisavam usar terno e gravata todos os dias. A moda não pegou e, somente a partir de 1970, quando a produção de roupas informais se tornou mais acessível, é que as empresas conseguiram firmar um dia menos formal. Nos anos 1990, a ideia se espalhou pelo mundo e virou um conceito amplamente aceito.

A questão é que as regras nunca foram muito claras sobre os limites entre o que é proibido e o que está liberado neste dia, fazendo com que muitos funcionários cometessem equívocos, tais como usar camisa do seu time de futebol, calças jeans surradas e moletom, ou seja, peças que mais têm a ver com os finais de semana do que com o ambiente de trabalho.

Por outro lado, com a evolução dos costumes, muitos empregos deixaram de exigir o uso do terno e gravata, o que fez com que o dia casual não fizesse mais sentido. Ou seja, se você veste roupas casuais durante a semana toda, em nada muda a liberação do uso roupas informais na sexta.

Dentro das regras básicas do guarda-roupa casual em ambientes de trabalho, seja para quem só pode usá-las na sexta ou para aqueles que estão liberados a semana inteira, são as mesmas.  De uma forma geral, a escolha de roupas de cores sóbrias é o primeiro passo para acertar no conjunto. As calças de sarja e chino são boas opções, assim como o jeans mais escuro, sem lavagens com partes mais claras, puídas ou rasgadas.

As camisas de manga comprida são mais versáteis do que as de manga curta, porque podem ser usadas o ano todo -- no dia casual ou mesmo no verão, você pode ainda optar por dobrar as mangas. A polo é uma alternativa viável, especialmente as lisas, sem brasões ou listras em contraste forte. As camisetas combinadas com blazer são aceitas em alguns lugares, mas saiba que elas não pertencem ao mundo corporativo tradicional.

Sapatos pretos ou marrons casuais, mocassins de couro e botinas de camurça são mais indicados do que os tênis, mesmo porque muitos homens ainda não sabem diferenciar um modelo casual de um esportivo.

Em caso de dúvida, lembre-se de que ao fazer suas escolhas para se vestir, você está indo ganhar seu salário e não gastá-lo em diversão, ir para academia malhar ou muito menos a um bar com os amigos.