Topo

SPFW começa com recorde de "angels" e novo foco na moda infantil

Imagem mostra como será a fachada na entrada do São Paulo Fashion Week, no Parque Villa-Lobos. O cenário é de Daniela Thomas e foi inspirado no trabalho do pintor Benedito Calixto - Divulgação
Imagem mostra como será a fachada na entrada do São Paulo Fashion Week, no Parque Villa-Lobos. O cenário é de Daniela Thomas e foi inspirado no trabalho do pintor Benedito Calixto Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/10/2013 07h16

Após algumas temporadas mais mornas, o São Paulo Fashion Week prepara-se para o início da programação Inverno 2014 com promessas de uma edição badalada. Já no dia anterior ao início dos desfiles, que vão desta segunda (28) à sexta-feira no Parque Villa Lobos, o SPFW causou burburinho com uma apresentação em parceria com o Metrô de São Paulo e aberta ao público.

E se o casting for algum indicativo, a temporada deverá ser de peso, com volta de Gisele Bündchen e recorde de "angels" na passarela, com as internacionais Candice Swanepoel, Erin Heatherton e Karlie Kloss, além das brasileiras Isabeli Fontana e Izabel Goulart. A top Carol Trentini também desfila com exclusividade, em sua primeira semana de moda desde o nascimento do filho, assim como Yasmin Brunet e a atriz Fiorella Matheis.

Por trás das passarelas, as novidades são poucas. A estilista mineira Patrícia Mota era a única estreante até anúncio alguns dias atrás de que a Pat Pat's, segunda marca de Patrícia Viera com a filha Andrea, faria uma apresentação fora do Villa Lobos. Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho e o filho, Pedro Lourenço, voltam a desfilar nesta temporada.

Sob o tema "Deslocamentos", este Inverno 2014 quer incentivar o público a buscar um novo olhar e colocar em pauta o tema da mobilidade. "É ter uma visão mais ampla. Deslocamentos fala das mudanças no mundo", explicou Paulo Borges, diretor criativo do SPFW, durante entrevista coletiva na semana passada. Além do Parque Villa Lobos, o Teatro Municipal será palco de desfiles, recebendo as novas coleções de Alexandre Herchcovitch e Ellus. Já o estilista Fause Haten anunciará o local de sua apresentação no dia 31 apenas uma hora antes do horário marcado para o início, por email e SMS. Com o pequeno intervalo entre o desfile da FH, às 10h30, e da Ellus, às 11h30, os indícios são de que Haten também levará ao centro de São Paulo a sua passarela.

Em transição desde que mudou o calendário de desfiles no passado, o São Paulo Fashion Week começa a definir melhor sua nova cara. Uma das vertentes para o futuro é um maior espaço a estilistas em operações ainda bastante pequenas, caso de Der Metropol e Gabriela Sakate, egressos da Casa de Criadores e que se juntam ao lineup mais maduro a partir da próxima edição, em março. A principal delas, no entanto, parece ser o investimento no mercado de moda infantil, com a criação do São Paulo Future Kids, nova semana de moda que terá sua estreia em outubro do ano que vem. Apesar de se tratar de um outro evento, a presença da marca infantil Lilica Ripilica no lineup paralelo deste SPFW já dá indícios do foco especial que o mercado terá.

Programação paralela

O evento mais aguardado desta temporada está fora da programação oficial do SPFW. Trata-se da exposição "The Little Black Jacket", da grife francesa de luxo Chanel, com fotos tirada pelo estilista alemão Karl Lagerfeld.

Nesta terça (29), a marca oferece coquetel para celebrar a inauguraçnao da mostra, que tem abertura para o público geral no dia 31 de outubro e entrada gratuita. Para a festa, a Chanel trará as estrelas do cinema Uma Thurman e Diane Kruger, além de nomes conhecidos do público de moda como Alice Dellal e Caroline de Maigret. Celebridades brasileiras, como a atriz Laura Neiva, também devem marcar presença no evento. O convidado mais aguardado, no entanto, é o próprio Lagerfeld, ainda que sua vinda ao país não esteja confirmada.

Outros eventos agitam a semana de moda, como lançamentos de publicações da top Michelli Provensi e do fotógrafo J. R. Duran, um salão de negócios, palestras sobre tendências, e exibição do documentário "PIT" sobre a fotografia de passarela. Além do desfile da Lilica Ripilica, outra marca que aproveitará a estrutura do SPFW para mostrar sua nova coleção é a Melissa, com suas sandálias de plástico.

Veja abaixo a programação completa de desfiles para o Inverno 2014:

Dia 28 de outubro, segunda-feira
17h30 Animale
18h30 Uma Raquel Davidowicz
20h Tufi Duek
21h30 Osklen

Dia 29 de outubro, terça-feira
10h30 Alexandre Herchcovitch (fem)
16h Acquastudio
17h30 Fernanda Yamamoto
19h Vitorino Campos
20h Juliana Jabour

Dia 30 de outubro, quarta-feira
10h30 FH Fause Haten
11h30 Ellus
17h João Pimenta
19h Forum
21h Triton
22h Cavalera

Dia 31 de outubro, quinta-feira
10h30 Pedro Lourenço
12h30 Pat Pat's
14h Gloria Coelho
16h Ronaldo Fraga
17h30 Patricia Motta
19h Lino Villaventura
20h30 Colcci

Dia 1º de novembro, sexta-feira
14h30 Reinaldo Lourenço
17h Amapô
18h30 Têca por Hêlo Rocha
19h30 Alexandre Herchcovitch (masc.)
21h Samuel Cirnansck