Topo

Estilo náutico discreto está em alta para o verão masculino; veja como usar

A âncora é o símbolo do estilo "navy" e pode ser usada como estampa na bermuda por quem quer aderir ao estilo sem muito esforço na hora de combinar com outras peças - Divulgação
A âncora é o símbolo do estilo "navy" e pode ser usada como estampa na bermuda por quem quer aderir ao estilo sem muito esforço na hora de combinar com outras peças Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 06h51

O "navy" (Marinha, em inglês) é um clássico do verão por nos remeter ao mar, barcos e marinheiros. Diversas peças, estampas e acessórios que já usamos são ícones deste estilo e a ideia é combinar tudo de maneira discreta, para não virar fantasia.

Uma das características mais marcantes desse estilo são as listras, especialmente nas cores azul marinho e branca. Podem estar em camisas, camisetas, polos, bermudas e cintos casuais. Evite combinações com muitas peças que têm inspiração no mar, é só se lembrar do uniforme de marinheiro, antigo ou atual, que já vai ter uma ideia do que é melhor usar sem parecer fantasiado.

As clássicas camisas de manga longa listrada, destas que você usa no trabalho, podem ser usadas de forma casual com calças de sarja ou jeans e dar o toque náutico suficiente para usar na cidade.

A tendência "navy" deste verão é usar apenas uma única peça dentro deste estilo, que pode ser um cinto listrado de azul e branco, por exemplo. Aliás, acessórios são os melhores aliados para a gente atualizar um conjunto, sem ter que gastar muito. Mocassim de inspiração náutica e tênis modelo iate são outras opções muito fáceis de combinar com a maior parte das roupas que temos, como calças jeans e bermudas.

Estampas de âncora, bússola e leme de barco estão em voga para as camisetas e representam outra forma econômica de entrar nesta onda. As combinações são fáceis e vale usar com bermuda cargo, para dar um perfil mais urbano para o estilo.

Na praia ou na piscina, short com estampa marítima também fica bem, especialmente se não gosta de usar sunga. Basta uma camiseta e chinelo e está tudo resolvido. Assim, você fica na moda sem muito esforço.