Topo

O que torna alguém bem ou malvestido? Especialistas explicam e dão dicas

Miley Cyrus, Kim Kardashian e Kesha são alguns exemplos de famosas que não acertam no visual - Getty Images
Miley Cyrus, Kim Kardashian e Kesha são alguns exemplos de famosas que não acertam no visual Imagem: Getty Images

Julia Guglielmetti

Do UOL, em São Paulo

06/12/2013 08h14

Uma mulher pode vestir uma camiseta branca com calça jeans e chamar a atenção pela elegância. Já outra, pode usar o mesmo look e ser taxada de desleixada. Assim como alguém pode usar brilhos, estampas e muito volume em uma mesma composição e ser chamada de maluca, enquanto outra pessoa que usa as mesmas peças se torna um ícone de estilo.

A moda atualmente é diversificada e permite que cada um expresse personalidade usando o que quiser e da forma que mais gostar. Então, o que torna alguém bem ou malvestido?

"O que faz uma menina ser bem vestida é o bom senso e conhecer o próprio corpo", explica Arlindo Grund, consultor de estilo e apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT. "E o que faz ela ser malvestida é querer imitar alguém e usar uma tendência que não cai bem para corpo dela", completa.

Para a apresentadora e modelo Mariana Weickert, uma pessoa está malvestida quando ela parece estar fantasiada. "São pessoas que parecem passar o 'eu sou isso, mas quero dizer que sou aquilo'", diz.

A explicação justifica o grande número de críticas que Kim Kardashian e Miley Cyrus recebem por seus looks. A socialite, que engordou durante gestação de sua filha, parece não conhecer o próprio corpo e veste roupas em proporções sem harmonia. Já Miley Cyrus, que foi eleita a famosa mais malvestida pela revista norte-americana "Time", parece forçar a imagem de que cresceu e agora é descolada e sensual.

Para Camila Coutinho, a quinta blogueira de moda mais influente do mundo segundo o site "Signature9", o importante é saber se você "dá conta" daquela produção e fica à vontade com ela. "Tem gente que segura bem um look muito básico e outras pessoas que seguram bem um visual que parece uma árvore de Natal", comenta.

"A Yasmine Steria [editora de moda da "Vogue" Brasil] usa muito bem peças que a maioria nunca conseguiria usar, já a Emanuelle Alt [editora-chefe da "Vogue" Paris] tem estilo básico e fica maravilhosa de jeans, cinto, camiseta e blazer", exemplifica a blogueira.

A personalidade também influencia no visual de uma "bem-vestida". "Varia muito dela segurar a onda, de querer propor alguma coisa, vestir aquilo que é a verdade dela", explica Mariana Weickert. "A pessoa tem que usar o que for de acordo com seu corpo e transparecer sua personalidade por meio da roupa. Às vezes, alguém usa algo que pode não ser tão legal, mas ela veste aquilo tão bem, que ela passa a ser bem vestida", complementa a estilista Helô Rocha, da Têca.