Topo

Amigos criam campanha a favor do uso da bermuda no trabalho

O movimento Bermuda Sim foi criado no Rio de Janeiro, mas pretende alcance nacional, tendo em vista as elevadas temperaturas em boa parte do Brasil - Reprodução
O movimento Bermuda Sim foi criado no Rio de Janeiro, mas pretende alcance nacional, tendo em vista as elevadas temperaturas em boa parte do Brasil Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 17h31

Um grupo de amigos resolveu se unir para combater um problema que aflige homens de todo o país durante os meses mais quentes do ano: o uso obrigatório de costume (calça social e paletó) e gravata em escritórios.

Criado no Rio de Janeiro por Guilherme Anchieta, Ricardo Rulière, Saulo Catharino e Vitor Damasceno, o movimento Bermuda Sim pede a liberação das calças curtas para trabalhar durante o verão. “Não queremos acabar com o ambiente profissional. Buscamos apenas um dia a dia mais agradável e bem menos quente”, explicam no site do projeto.

  • Valerio Mezzanotti/The New York Times

    O estilista Thom Browne posa em Paris com boa sugestão de look com bermuda para o trabalho, combinada a camisa e colete

Enquanto profissionais de áreas tidas como mais modernas veem alguma liberdade na hora de se vestir, outros ainda têm a exigência da combinação camisa, calça social, paletó e gravata. Além da campanha a favor da bermuda, o movimento de caráter nacional quer enterrar também o paletó e a gravata, item cada vez mais raro nas empresas.

Para ajudar os homens interessados em aderir ao movimento e pedir mudanças em suas empresas, o grupo oferece algumas especificações bem humoradas, chamadas de “Bermudamentos”:

- Bermuda só a partir dos 29,8°C;
- Tamanho da bermuda: três dedos acima ou abaixo do joelho;
- Short de surfe não é bermuda;
- Uniforme de time não é bermuda;
- Samba-canção... ah toma vergonha na cara;
- É proibido usar floral. Probido! Em qualquer lugar!;
- Dia de reunião, nada de bermuda!;
- Não é porque está de bermuda que pode usar regata;
- Se mais de duas pessoas zoaram sua bermuda, é porque ela não é apropriada;
- Não repetir a bermuda mais de duas vezes na semana. Não força, vai...

O site indica ainda que os profissionais mantenham uma calça reserva na gaveta do escritório caso surja alguma reunião importante de última hora.

Se você quer colocar as sugestões em prática, invista em uma peça de alfaiataria, bem cortada. A combinação pode ser feita exatamente como o costume tradicional. Aproveite a sugestão das passarelas de paletós de mangas curtas, uma boa opção para as regiões mais quentes.

A sua empresa permite o uso de bermudas? Gostou da ideia? Conte no campo de comentários abaixo.