Topo

Estilista brasileiro da Calvin Klein lança coleção para marca popular em SP

O estilista mineiro Francisco Costa, responsável pelas criações da Calvin Klein desde 2002 - Divulgação
O estilista mineiro Francisco Costa, responsável pelas criações da Calvin Klein desde 2002 Imagem: Divulgação

Fernanda Schimidt

Do UOL, em São Paulo

31/03/2014 13h44

O estilista brasileiro Francisco Costa, responsável pelas criações da Calvin Klein desfiladas na semana de moda de Nova York, apresentou nesta segunda-feira (31) as peças que desenvolveu em parceria com a C&A.

Durante bate-papo com a imprensa em São Paulo, mediado pela crítica de moda Regina Guerreiro, o estilista falou sobre o processo de criação e a busca por produtos que estivessem de acordo com o seu padrão de qualidade. “Poder produzir um produto com muita qualidade por um preço acessível é fantástico. Para mim é necessário, me dá muito prazer de saber que a ideia e o desenvolvimento do que eu penso pode atingir muitas pessoas”, disse.

A moda minimalista, que marca suas criações na Calvin Klein, é forte da parceria. Sem firulas, com modelagem simples e em cartela com poucas cores, as peças foram pensadas para a mulher brasileira que quer ser sensual, porém com discrição.

A coleção trabalhou com cores neutras, como o preto e branco, recorrentes na moda minimalista, e injetou alguns pontos de cores fortes, com o verde e o amarelo, em homenagem à bandeira brasileira, aproveitando o clima de Copa do Mundo.

“A moda minimalista tem de ser feita em tecido com caimento perfeito”, explicou Costa, que teve entre os fornecedores para esta coleção uma empresa japonesa que também trabalha com a Calvin Klein.

Para o estilista, baratear uma coleção é possível mantendo um trabalho correto em todas as áreas. “Com tecido você baixa custo, quanto maior a produção menor [o valor individual das peças]. Com roupa minimalista é bem simples, é mais fácil de realizar se for preciso. Não tem adorno, bordados”, explicou. A C&A afirma que trabalha com auditoria independente que avalia todos os fornecedores no Brasil e no exterior para assegurar que sua cadeia produtiva trabalha de acordo com seu código de ética.

As peças com assinatura de Francisco Costa começam a ser vendidas em 10 de abril e custam entre R$ 39 e R$ 299, incluindo roupas, bolsas, sapatos e cintos.

Costa está à frente da direção criativa da Calvin Klein desde 2002 e tem vestido celebridades como Naomi Watts e Dree Hemingway em tapetes vermelhos badalados. Ele começou a trabalhar com moda ainda jovem, na confecção de sua mãe, em Minas Gerais. Sua carreira, no entanto, decolou no exterior, trabalhando para nomes consagrados como Gucci, Oscar de la Renta e Tom Ford.