Topo

Saiba como usar e combinar peças na cor orquídea radiante

Erika Masckiewic

Do UOL, em São Paulo

10/04/2014 07h00

Todos os anos, a Pantone, empresa especializada em cartelas de cores, determina, após uma pesquisa de moda e comportamento, qual será a nuance chave para todo o ano. Após uma temporada de roupas, acessórios e até objetos de decoração na cor verde esmeralda, o bureau americano indicou a Orquídea Radiante para 2014. Ela é uma mistura de fúcsia, roxo, lilás e rosa. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, o tom chega com o intuito de intrigar os olhos e despertar a imaginação, como um convite à inovação.

Das cartelas de cores para as passarelas internacionais, o tom ganhou as ruas, emprestando alegria ao look, seja ele casual, formal, festa e até fitness. Mas, como aplicar essa nova cor no dia a dia?

Mais cor, por favor

Tatty Camargo, consultora de imagem e visagista, acredita que o tom é muito fácil de combinar graças à sua versatilidade. “Como regra, podemos lembrar que qualquer cor combina com tons neutros, como preto, branco, marinho e cinza; sempre funciona. As combinações tom sobre tom também são uma aposta certeira e criam um visual elegante”, diz.

Já as mulheres mais ousadas podem combinar a orquídea com tons quentes e vivos, como amarelo, azul ou verde. “Aproveite para resgatar aquela peça verde esmeralda do ano passado e deixá-la atual com essa combinação”, sugere Tatty. Mas tome cuidado com os excessos, caso contrário, você pode comprometer o look. “A dica é usar as cores em proporções diferentes. Por exemplo, um vestido roxo com uma clutch amarela”.

Para evitar estragos no visual, esqueça as peças na cor laranja. “A combinação mais difícil de acertar com a orquídea radiante é, sem dúvidas, os tons alaranjados. Melhor evitá-los”, fala a consultora.

Democrática

A nova cor escolhida pela Pantone pode ser usada por todas as faixas etárias e raças, já que ela realça todos os tons de pele. Mulheres mais jovens podem investir em looks ousados e com cores vibrantes; as mais velhas devem escolher tons mais suaves para combinar com um só elemento na cor orquídea. “Aproveite para investir em roupas e acessórios que realcem uma parte do corpo que você mais gosta, como um vestido que marque a silhueta, um sapato que valorize as pernas ou um batom que ilumine o sorriso”, finaliza Tatty Camargo.

Toda hora é hora

- Trabalho: use a orquídea em peças pequenas, como sapato, bolsa, lenço ou mesmo uma blusinha. A peça em evidência deve ser combinada com outros modelos mais formais, como uma saia lápis, uma calça sequinha ou um blazer acinturado, sempre em tons neutros para criar um look discreto.

- Passeio: longe do escritório, é possível brincar com as cores e as modelagens. Use o jeans como curinga para fazer contraposição à peça na cor orquídea: uma calça de modelo flare com uma blusa, bolsa e sandália na cor da temporada forma uma composição bem feminina.

- Academia: invista em looks totais nessa cor ou em peças em destaque, como uma legging e tênis fúcsia combinados a uma camiseta básica.

- Festa: “para momentos de glamour, podemos optar por variações da orquídea, escolhendo tons mais claros, mais escuros ou mais opacos. Outro item que fará toda a diferença para valorizar o look são os acessórios, então capriche!”, afirma a consultora de estilo.