Topo

Saias evasês disfarçam a barriguinha e valorizam os quadris

Escolha o modelo da saia evasê de acordo com o que você quer: disfarçar ou valorizar - Thinkstock
Escolha o modelo da saia evasê de acordo com o que você quer: disfarçar ou valorizar Imagem: Thinkstock

Aldine Paiva

Do UOL, em São Paulo

17/04/2014 07h00

Você escolhe: quer disfarçar os quilinhos extras ou valorizar quadris estreitos? A versátil saia evasê consegue fazer essas duas proezas. Isso porque ela deixa a cintura bem ajustada, marcando a parte mais magra do corpo, e também pode dar volume aos quadris e ao bumbum.

Engordar ou emagrecer?

Quem está um pouco acima do peso deve usar o modelo com o cós na altura do umbigo ou um pouco acima. Se você é "plus size", prefira o evasê mais discreto, que ameniza o tamanho dos quadris, e tecidos de cores sólidas. Evite estampas, para controlar o volume visual. Prefira os modelos na altura dos joelhos, que alongam o corpo. Outro truque é deixar o cós da peça entre a linha do busto e o umbigo, deslocando a cintura para a cima.

Tem pouco bumbum e quadris estreitos? Então, pode abusar do volume! Alguns modelos têm, além da modelagem soltinha, babados na barra. Isso ajuda a aumentar a região, criando a sensação de um bumbum maior.

À sua altura

A maioria das saias de formato em “A” possui comprimento na altura do joelho, mas as altas também podem usar a barra na altura da canela. Se for baixinha, evite esse comprimento, pois ele achata a silhueta.

Além de vestir bem todos os tipos de corpo, esse modelo também é funcional para qualquer estilo. Dependendo dos acessórios e do calçado, é possível criar diversos looks: romântico, clássico, jovem, roqueiro ou urbano… Basta deixar sua imaginação fluir, seguir seu gosto pessoal e sempre ficar atenta às proporções. É possível coordenar com regatas, blusas e camisas - essa última sempre por dentro da saia para evitar o excesso de volume. Nos pés, a democracia da moda continua: vá de sapatilhas, botas, sapatos fechados ou sandálias.