Topo

Aprenda a combinar o couro em diferentes estilos

Henriete Mirrione

Do UOL, em São Paulo

22/04/2014 07h00

Se até há pouco tempo o couro ficava restrito ao visual roqueiro ou caubói, nesta temporada ele chega em diferentes formas e detalhes, dando forma a saias evasês, vestidos leves, mangas de camiseta e barras de calça. Feminino e estiloso, ele já toma as ruas e vai surpreender quem torcia o nariz para o material.

Mas quando e onde usá-lo? “O couro pode ser usado em todas as ocasiões”, diz a estilista Patrícia Viera, referência quando o assunto é couro. “Para o dia, no trabalho, à noite. Já fiz propostas para praia, festa, casual e vesti até noiva. Acho que a mulher precisa apenas se conhecer e tomar muito cuidado para não atravessar a linha tênue que existe entre o elegante e o vulgar presente no universo do couro”.

Escolha certa

O couro aumenta o campo visual, pois reflete a luz. Dessa forma, as mulheres que querem esconder algumas gordurinhas devem usá-lo na parte mais magra do corpo, em cores escuras, ou em peças que tenham apenas detalhes. Já para as magras, a dica é escolher uma cor viva para utilizar na região que se quer evidenciar.

O preto é o campeão de preferência, mas outras cores, como marrom, verde, vinho e vermelho-queimado podem conquistar espaço no armário ao lado do prata, branco e tons inesperados, como o roxo.

E quanto à disputa entre o natural ou o sintético, dá empate quando o assunto é custo-benefício. O verdadeiro tem maior durabilidade, mas está cada vez mais caro. Já o sintético é acessível ao bolso, mas se desgasta em menos tempo.

Sol e lua

Não precisa esperar a noite ou a chegada das baixas temperaturas. Deu vontade de usar? Invista numa saia de couro já! “Para o dia, abuse de shorts curtos com elástico na cintura, com moletom e tênis, criando um visual esporte urbano”, fala Mafa Junqueira, diretora de estilo da Uselets. “À noite, acho interessante combinar uma camisa acinturada com calça de cintura alta ou saia evasê, para uma proposta romântica e fashionista. A calça skinny é o 'must have' da estação: de dia, gosto com camisas xadrez, e, de noite, salto e camisas de seda para deixar o visual cool e supermoderno”, acrescenta.

Dependendo das exigências de visual no local de trabalho, o couro também pode ser uma opção interessante: jaquetas, calças de modelagens soltas e até saias no joelho são roupas que podem ser combinadas com outras mais clássicas.

É claro que as jaquetas ainda vão pipocar nas vitrines, além dos coletes, vestidos retos com recortes na altura do busto e muitas calças justas; mas as novidades são a combinação dos materiais, como o suede com couro, as cinturas que ganham elásticos e os recortes que aparecem para alongar as silhuetas, combinados com zíperes e bolsos localizados.