Topo

Saiba como usar os óculos do momento e inspire-se nos modelos das novelas

O óculos usado por Luiza, na novela "Em Família", é um dos itens mais pedidos da Globo - Reprodução/TV Globo
O óculos usado por Luiza, na novela "Em Família", é um dos itens mais pedidos da Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

22/04/2014 20h53

Assim como as roupas, os sapatos e as bolsas, os óculos, sejam eles de sol ou de grau, também seguem tendências e se renovam a cada estação. Além disso, são tão importantes para compor o look quanto qualquer uma das peças citadas acima. Portanto, ele devem ser cuidadosamente escolhidos.

Óculos de grau

Há algumas temporadas, os óculos de grau estão aumentando de tamanho e de espessura, com lentes maiores e a armação mais grossa. O formato pode ser quadrado ou redondo, mas os gatinhos são os que realmente estão em alta. Eles ficam bem em pessoas que têm a parte do queixo mais fina do que a testa, pois equilibram as duas regiões. 

Em relação às cores da armação, não é preciso ter medo de ousar. A moda esqueceu as transparentes, prateadas ou douradas mais discretas e vem mostrando modelos em tons fortes, como preto, vermelho e roxo, ou até nas estampas, como a animal (onça, tigre, zebra, etc). A dica é fazer do óculos de grau o principal acessório do look.

Óculos de sol

Os óculos de sol passaram por uma transição importante nos últimos anos. Até pouco tempo atrás, os modelos mais procurados eram os grandes, que iam da sobrancelha até a extremidade do nariz. Hoje, os que estão em alta são menores e podem ser de formato quadrado, arredondado ou gatinho.

Na hora de escolher o seu, uma dica importante é prestar atenção no formato do seu rosto. Se você tem bochechas mais cheinhas e rosto redondo, prefira os modelos quadrados e retangulares, que vão fazê-lo parecer mais alongado. Já se o seu rosto for quadrado, vá em busca de modelos redondos ou aviadores, que encaixam melhor e suavizam o queixo a e a mandíbula definida.

Quanto às cores, a tendência é de armações neutras, em tons de preto, marrom ou dourado e as lentes coloridas e chamativas, do tipo espelhada.

Confira no álbum abaixo os óculos que estão sendo usados pelos personagens principais das novelas.