Topo

Quente e sensual, vermelho é a cor do outono; saiba combinar

Erika Masckiewic

Do UOL, em São Paulo

15/05/2014 07h00

Se você está cansada do seu armário cheio de roupas pretas, vai adorar essa temporada de outono/inverno, pois a cor que vai tomar as ruas é o vermelho, principalmente em um tom próximo do cereja. O tom aparece em vários modelos e estilos, como no visual grunge da camisa xadrez ou em um dos queridinhos da temporada, o couro. “As calças de couro vermelho são sensuais e podem ser combinadas com peças leves”, diz a consultora de moda Juliana Gios.

Mas não pense que a combinação do vermelho está restrita a nuances tradicionais, como branco, preto, marinho e cinza. Pelo contrário. A cor fica ainda mais divertida, quando misturada a tons vibrantes, como laranja e pink. “Essas combinações conferem modernidade e ousadia”, garante a consultora.

Sem abusos
No ambiente corporativo, também é possível utilizar a cor, mas com moderação, já que, com esse tom, é fácil escorregar para a sensualidade. “No trabalho, as roupas de alfaiataria, como blazer, calça ou camisa são peças-chaves. Já os vestidos nessa cor devem ter um comprimento adequado, na linha dos joelhos, e não podem ser justos ou decotados”, alerta Juliana.

Use e abuse da cor em festas de casamento e formatura, pois essa é uma aposta certeira para quem não quer passar despercebido. Se eleger o vestido longo, atenção à escolha do tipo do tecido. “Dependendo do material, a cor evidencia a falta de nobreza do tecido, o que não é adequado à ocasião”, explica a consultora.
 
Pode até parecer exagerado, mas a cor vermelha pode ser usada dos pés à cabeça, no look total. “Para isso, deve-se manter o equilíbrio na maquiagem, usando tons neutros”, finaliza Juliana.

A seguir, veja algumas dicas preciosas, caso deseje investir em um visual vermelho:
  • O vermelho combina com todos os tons de pele. Eleja a tonalidade que se encaixa melhor com o seu perfil e estilo de vida;
  • Acessórios vermelhos mudam completamente o look básico: um sapato de salto alto ou uma clutch são os mais recomendados;
  • Quer algo luxuoso no tom da moda? A preciosa pedra rubi é sinônimo de riqueza e muita sofisticação;
  • Se o look for vermelho total, escolha acessórios que favoreçam o visual, como prata, dourado, preto e chumbo.