Topo

Aprenda a usar meia-calça e casaco sem estragar o look de festa

Erika Masckiewic

Do UOL, em São Paulo

27/05/2014 07h00

Roupas de frio geralmente são sofisticadas, mas quando se fala de festas de gala, como casamentos e formaturas, é difícil manter a classe com tantas camadas. Além disso, a maioria dos vestidos disponíveis são de alcinha e é difícil encontrar uma proteção extra elegante o suficiente para a ocasião. Mas dá para ficar chique sem tremer de frio, sim. A seguir, veja algumas dicas:

  • Prefira tecidos quentes, como veludo, crepe de chine, crepe romain e cetim zibeline.
  • Existem vestidos de mangas longas perfeitos para festas. Vale a pena garimpar e investir em um para ter no guarda-roupa.
  • Casacos, estolas, pelerines e echarpes esquentam e não precisam ser do mesmo tecido do vestido.
  • As tendências da estação também estão presentes na moda de gala. “Nos últimos desfiles de alta-costura, pudemos observar a presença constante de looks com recortes assimétricos e nas cores azul klein e nude”, fala Isabel Clara, consultora de imagem e estilo.
  • O vestido preto pode servir como base para a produção de festa. Basta esquentá-lo em seguida com casaquetos ou pelerines, de preferência coloridos para se destacarem.
  • A meia-calça também entra em cena nas produções requintadas. Basta seguir algumas regras: “Peças confeccionadas com tecidos leves pedem uma meia-calça mais fina, de fio 7, 15 ou 20. Se o vestido for de tecido mais pesado e o frio estiver intenso, opte por meia-calça fio 80”, finaliza Isabel Clara.