Topo

Viagens de avião pedem roupas confortáveis; veja sete dicas essenciais

Marina Telecki

Do UOL, em São Paulo

26/06/2014 07h00

Fazer as malas para viajar costuma ser uma tarefa difícil. Só que ainda mais complicado é escolher a roupa que vai vestir no aeroporto e durante as horas dentro do avião, principalmente se a viagem for internacional. Viagens de avião exigem conforto e praticidade na escolha dos looks. Unir tudo isso a um toque de estilo pode parecer um verdadeiro desafio, mas é possível se vestir de maneira confortável sem parecer desleixada. Com a chegada das férias de meio de ano, veja como se preparar para uma viagem:

1) Aposte na peça-chave
Para acertar no look, deve-se levar em conta alguns pontos como, por exemplo, se a viagem é a passeio ou a trabalho e a temperatura do destino. Mas algumas peças caem bem em qualquer ocasião e, por isso, vale carregá-las em todo tipo de viagem de avião. “Um bom casaco ou blazer podem salvar em várias situações, desde o frio da aeronave até uma reunião formal”, diz o stylist Arlindo Grund, apresentador do programa "Esquadrão da Moda" (SBT).

É possível variar com uma jaqueta de couro ou um trench coat e, em dias mais frios, aposte no cardigã por baixo. Para completar o visual, o bom e velho jeans é sempre uma ótima escolha para qualquer tipo de viagem, principalmente os que têm mais lycra na composição, já que são maleáveis e, por isso, mais confortáveis. Uma calça de microfibra ou uma de moletom com corte estruturado também são curingas.

2) Invista nos tons neutros
“Tons escuros e neutros, como preto, azul-marinho e bege, são os mais indicados para viagens de avião”, diz o estilista Vitor Zerbinato. Além de serem mais fáceis de combinar, também são excelentes escolhas para disfarçar qualquer mancha de bebida ou comida que possa cair durante a viagem. Se você não é adepta dos looks sóbrios, dê uma cor ao visual com peças nos tons vinho, azul ou verde escuro.

3) Fique de olho na temperatura
Sair do calor e ir para o frio ou vice-versa, sempre causa dúvidas do que vestir. Para não ter esse problema e nem sofrer demais com qualquer que seja a temperatura, o ideal é se vestir em camadas. “Leve na bagagem de mão algumas peças essenciais, como uma camisa de flanela, um bom cashmere e um casaco que cubra o quadril, por exemplo. Se você chegar a um destino mais frio, basta ir acrescentando as peças ao visual. Caso tenha saído de um lugar frio e chegado a um destino mais quente, elimine algumas peças”, explica Arlindo Grund.

4) Personalize
Para dar um toque de personalidade ao visual, abuse dos acessórios que mais combinam com você. “Mas não escolha nada de metal, até porque não vai passar nos detectores. Colares e braceletes de acrílico e couro são excelentes opções para essa ocasião. Vale complementar a produção com lenços, que deixam o visual mais charmoso”, fala Vitor Zerbinato.

5) Acerte no look social
Viajar a trabalho é sinônimo de falta de tempo, já que muitas vezes significa descer do avião e ir direto a uma reunião. “Hoje não temos tempo para trocar de roupa entre o aeroporto e o escritório. Então, procure os tecidos tecnológicos que amassam pouco, como o jérsei, ou assuma o amassado com o linho”, diz Arlindo Grund. Um conjunto de calça e blazer de microfibra, combinado com uma camisa lisa ou estampada, também é uma boa saída para não chegar amassada ao compromisso após a ponte aérea.

6) Escolha o calçado 
O mais recomendado para qualquer tipo de viagem é não usar salto alto. E opções de calçados sem salto não faltam por aí. Para quem curte um estilo casual, as sapatilhas e os oxfords são certeiros, mas o tênis também pode ser uma boa ideia. “O esporte está na moda e hoje tem muitos tênis que são cheios de estilo e caem muito bem em diversas ocasiões, conferindo um toque moderno ao visual”, explica o consultor Arlindo Grund. Se você vai precisar estar de salto alto assim que desembarcar, escolha aquele sapato que já sabe que não machuca. Levar na bagagem de mão uma sandália baixa para usar durante o trajeto é uma escolha, se você não tiver a tendência de inchar na altitude, pois, nesse caso, o sapato vai ficar apertado depois de algumas horas de voo.

7) Passe longe dos exageros
Definitivamente, algumas peças não combinam com conforto e muito menos com uma viagem de avião. Além do salto alto, vale deixar de lado aquele vestido colado ao corpo, as blusas decotadas e aquele shortinho que você adora usar na praia, mesmo que seja uma ponte aérea para a Cidade Maravilhosa. Só vale usar alguma dessas peças se você tem um compromisso que exija esse traje e não vai dar tempo de se trocar. Do contrário, leve tudo na mala. E boa viagem!