Topo

Aos 92 anos, morre a fundadora da agência de modelos Ford Models

29.out.1977 - Eileen Ford posa para foto em Nova York, cidade onde nasceu e fundou, com seu marido, Jerry Ford, a agência de modelos Ford Models - Marty Lederhandler/AP
29.out.1977 - Eileen Ford posa para foto em Nova York, cidade onde nasceu e fundou, com seu marido, Jerry Ford, a agência de modelos Ford Models Imagem: Marty Lederhandler/AP

Do UOL, em São Paulo

10/07/2014 17h01Atualizada em 10/07/2014 18h56

Eileen Ford, fundadora da agência de modelos Ford Models, morreu nesta quarta-feira (9), aos 92 anos, de acordo com Arielle Baran, porta-voz da empresa de relações públicas Derris & Company, responsável pela comunicação da Ford.

O motivo da morte ainda não foi divulgado. Segundo a revista "People", Eileen estava hospitalizada há uma semana, após sofrer uma queda em seu apartamento, em Nova York, nos EUA.

No site da famosa agência de modelos norte-americana, que descobriu e lançou beldades como Jane Fonda, Sharon Stone, Jerry Hall e Kim Basinger, entre outras, foi publicado, nesta quinta (10), um comunicado sobre a morte de Eileen:

"Hoje nós não só perdemos a nossa fundadora, mas uma mentora, mãe e um ícone. Eileen Ford era uma força indomável que não só definiu a Ford Models, mas o mundo da moda como um todo. É inegável que Eileen afetou a moda e a percepção da beleza em inúmeras formas. Ela fará falta, mas seu destemor, generosidade e visão única continuarão a viver na agência que ela fundou há quase 70 anos." 

Ford Models
Eileen fundou a Ford Models junto de seu marido, Jerry Ford (1944-2008), em 1946. A agência de modelos reinou absoluta em Nova York até o final da década de 70, quando John Casablancas, (que morreu em julho de 2013) abriu uma filial da Elite Model Management na cidade.

Em 1980, Eileen idealizou o concurso de modelos Supermodel of the World, que visa buscar novos talentos da moda. Duas brasileiras já venceram o concurso: Camila Finn, em 2005, se tornou a primeira brasileira a conquistar o prêmio, e, em 2009, Tayane Leão levou o prêmio em 2009.

Eileen Ford - Reprodução/Twitter/@FordModels - Reprodução/Twitter/@FordModels
A foto acima foi postada nesta quinta (10) no Twitter oficial da agência Ford Models, com a seguinte legenda: "Em memória de Eileen Ford - mentora, mãe, pioneira e ícone"
Imagem: Reprodução/Twitter/@FordModels