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Maxicolares inspirados nas famosas são líderes de venda na rua 25 de Março

Maxicolares da rua 25 de Março são inspirados nos acessórios das famosas. Da esquerda para direita, Sofía Vergara, Fátima Bernardes e Heidi Klum usam o item fashion que levanta qualquer visual - Getty Images/Divulgação TV Globo/AFP Photo
Maxicolares da rua 25 de Março são inspirados nos acessórios das famosas. Da esquerda para direita, Sofía Vergara, Fátima Bernardes e Heidi Klum usam o item fashion que levanta qualquer visual Imagem: Getty Images/Divulgação TV Globo/AFP Photo

Marina Telecki

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 07h00

Os preços altos das roupas proíbem muitos brasileiros de renovar o guarda-roupa com frequência. Mas um acessório bem colocado tem o poder de mudar ou levantar qualquer look. Esse é o caso do maxicolar.

Grande e chamativa, a bijuteria é capaz de renovar aquelas roupas já batidas do dia a dia. "As peças de vestuário estão muito caras, então as pessoas acabam investindo mais nos acessórios", diz Letícia Serafim, gerente de produto da loja Le Charm Bijoux, que fica na 25 de Março, a rua mais famosa do comércio popular de São Paulo. Ainda segundo a comerciante, "como nem todas mulheres conseguem comprar uma joia, a maioria opta pelas bijuterias". 

Sucesso de vendas

Segundo os comerciantes da "25" (como a rua é chamada pelos paulistanos), o maxicolar é o campeão de vendas nas lojas de acessórios, seguido dos brincos e dos anéis. E, com frequência, as consumidoras não levam apenas um para casa. “Geralmente, elas saem com cinco ou seis peças na mesma compra. Tem cliente que já levou R$ 1.200 só em maxicolar”, conta Samara Nascimento da Silva, supervisora e vendedora da Le Charm Bijoux. A estudante Nataly de Souza faz parte do time que coleciona esse tipo de acessório. “Quando procuro na loja e encontro o que quero, eu compro. Já tenho uns dez [colares], mas, sempre que vou comprar, levo mais de um”, diz.

Para dar conta da grande procura, a Le Charm Bijoux, por exemplo, tem uma produção de 15 novos modelos todos os dias, com um estoque médio de 120 peças de cada um. Alguns modelos fazem tanto sucesso que, do dia para a noite, o estoque precisa ser multiplicado. O colar turco [fotos 17, 20 e 21, do álbum acima], nas lojas desde maio, atingiu um dos recordes de vendas, com 500 peças vendidas em apenas um dia.

Referência é tudo

“Tenho visto as atrizes usando nas novelas e nos eventos, além dos looks que aparecem nas revistas, que sempre são combinados com maxicolares”, comenta a estudante Izavanna Souza, que estava em busca de seu primeiro maxicolar para uma ocasião especial.

O sucesso dos maxicolares não é de hoje, mas ganhou reforço nos figurinos das personagens Cláudia Abreu e Isabelle Drummond na novela "Geração Brasil", e por grande parte do elenco de "Em Família" (duas produções da TV Globo). “O colar com franjas bombou quando apareceu na novela 'Em Família', por conta da personagem Vanessa (Maria Eduarda de Carvalho), a fotógrafa apaixonada por Marina (Tainá Muller)", conta Nuquia Viana, gerente da loja Angel Bijoux, também na região central de São Paulo. "A gente fica louca porque [o colar] aparece na novela e elas [as consumidoras] vêm correndo aqui atrás daquele produto", relata, destacando que "Tem de ser exatamente aquele [da novela], senão elas não compram”, 

Quando isso acontece, não há peça que sobre para contar história. “Saiu na mídia, as mulheres chegam no dia seguinte para comprar. E os estoques esgotam em 24 horas. Elas até voltam dois dias depois ou na semana seguinte, porque a mãe ou a amiga gostaram, mas muitas vezes já acabou tudo”, afirma.

E não são só os colares das personagens de novela que as mulheres cobiçam. Na corrida pelo o que está na moda, as consumidoras vivem virtualmente grudadas nas suas fontes fashion. “Muitas clientes vêm porque viram em blogs ou no Instagram de famosas. Quando a blogueira Thássia Naves posta alguma novidade, por exemplo, acaba em um dia. Um dos colares que ela postou vendeu 240 peças em dois dias”, diz Letícia.

Aquelas que chegam às lojas sem saber muito bem o que caiu no gosto das fashionistas de plantão têm nas próprias vendedoras grandes aliadas. “Nós estamos sempre usando alguma peça do momento. Afinal, todas querem saber o que está na moda”, finaliza Samara, vendedora da Le Charm Bijoux. 

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