Topo

Sem ostentação: agora é moda ser normal; entenda a tendência "normcore"

Da esquerda para direita, Jennifer Aninston, Candice Swanepoel, Gwyneth Paltrow e Carolina Ferraz exibem looks básicos e neutros - Grosby Group/ Getty Images/AgNews
Da esquerda para direita, Jennifer Aninston, Candice Swanepoel, Gwyneth Paltrow e Carolina Ferraz exibem looks básicos e neutros Imagem: Grosby Group/ Getty Images/AgNews

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 13h50

Uma pessoa comum, conhecida por sua falta de preocupação com a moda e a maneira normal de se vestir, pode nem saber, mas está por dentro de uma das últimas tendências: o estilo "normcore". O termo surgiu nas ruas de São Francisco, nos Estados Unidos, para identificar não apenas uma forma casual de se vestir, mas, também, uma atitude autêntica de viver a vida, sem se preocupar com modismos ou marcas famosas. "É a combinação das palavras ‘normal’ e ‘hardcore’, para se referir a um estilo em que as pessoas não querem se destacar na multidão por terem roupas extravagantes, diferentes e um visual superproduzido", explica a consultora de moda Paty Montagn.

Neutralizar a aparência
A conduta de neutralizar a aparência de uma forma "cult" é uma reação ao consumismo frenético que o mercado fashion impõe. “O ‘normcore’ se manifestou no mundo da moda, quando o coletivo percebeu que é possível se vestir com conforto e de um jeito sustentável, sem precisar de muito para estar charmoso”, completa Virgínia Nigro, estilista e consultora de moda. 

Esse estilo surge para quebrar um padrão, já que, com o surgimento de tantas tribos ao longo dos anos, criou-se a necessidade de todos estarem inseridos em um determinado grupo. "Como protesto a essa necessidade de inclusão surgiu o 'normcore', em que conforto e praticidade estão em primeiro lugar", acrescenta a consulta de moda Camy Filgueiras. 

Sendo assim, esse grupo se expressa sem ser obrigado a ter roupas para afirmar a sua posição na sociedade. "Acredito que a tendência tem mais a ver com atitude do que com a roupa em si. Tem a ver com a conduta com a qual o indivíduo encara a vida e o dinheiro. É o tipo de pessoa versátil, que consegue se encaixar e se adaptar em circunstâncias diversas. É um estilo unissex, de quem se veste com camisetas básicas e lisas, moletons, calças jeans e peças 'oversized', normalmente sem ostentar marcas ou logotipo", acrescenta o stylist e produtor de moda Eduardo Iscaro.

Resgate dos anos 1990
O estilo tem um perfume nostálgico, que remete aos anos 1990, período em que o 'street style' e o minimalismo ganharam mais força. Nessa época, usar apenas um jeans confortável e camiseta branca eram sinal de bom gosto. Com uma produção despretensiosa e sem afetação, combinações de jeans e moletom eram muito vistas na época. Um exemplo disso são os seriados norte-americanos que se passaram naqueles anos, como "Seinfeld" e "Friends", em que os personagens exibiam looks despretensiosos.  

Quem estiver buscando inspiração, entre os nomes que são unânimes representantes dessa tendência hoje em dia estão famosos como James Franco, Wagner Moura, Jerry Seinfeld, as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, que são constantemente fotografadas usando produções bem confortáveis, e até o presidente dos EUA, Barack Obama. As atrizes Gwyneth Paltrow, Jennifer Aninston e Carolina Ferraz, no dia a dia, também adoram exibir looks neutros.