Topo

Balanço Minas Trend: veja seis tendências apresentadas para o Inverno 2015

Bianca Iaconelli

Do UOL, em Belo Horizonte*

09/10/2014 02h28

Proteger-se do frio de maneira elegante e estilosa foi uma das propostas apresentadas pelas marcas nacionais que desfilaram na temporada Inverno 2015 do Minas Trend, evento de moda que chega ao fim nesta sexta-feira (10). Para isso, looks com peças aconchegantes como moletons e tecidos quentes como couro e peles cruzaram a passarela do Expominas, em Belo Horizonte, em diversas produções. Para quem já quer se preparar para os dias mais frios do próximo ano, o UOL Moda separou seis tendências que ficam como legado desta edição.

1) Moletom

Minas Trend - Mabel Magalhães, Plural e Raquel Mattar - Agência Fotosite - Agência Fotosite
Da esquerda para a direita: Mabel Magalhães, Plural e Raquel Mattar
Imagem: Agência Fotosite
Os anos passam e se há uma peça clássica para quando o tempo esfria é o moletom. Nos desfiles mineiros, ele apareceu em leituras interessantes que vão do básico cinza na marca Mabel Magalhães (foto à esquerda, com letra bordada em pedraria preta) ao delicado rosa combinado com seda de Raquel Mattar (dir.), em estampa blossom. A sugestão da marca Plural (centro) é uma alternativa ao casual modelo de corte longo e cor básica.

2) Peles

Minas Trend - Patricia Motta - Agência Fotosite - Agência Fotosite
Looks do desfile de Patricia Motta no Minas Trend Inverno 2015
Imagem: Agência Fotosite
Polêmicos, seja por sua origem ou mesmo pelo gosto estético, os tecidos confeccionados em pele têm uma particularidade que não se pode negar: são boas opções para aquecer o corpo. Em casacos, coletes e ponchos, foram uma das apostas da grife Patricia Motta, que desfilou sua coleção no Minas Trend.

3) Preto e branco

Minas Trend - Desfile de abertura e Rogerio Lima - Agência Fotosite - Agência Fotosite
Looks dos desfiles de abertura do Minas Trend (esq.), com mistura de marcas, e da grife Rogério Lima (dir.)
Imagem: Agência Fotosite
Por mais que se aposte em cores para as temporadas invernais, na tentativa de alegrar os cenários naturalmente cinzentos, tons sóbrios como preto e branco nunca deixam de ter espaço cativo na moda dos dias mais frios. No desfile de abertura do Minas Trend foram apresentados 36 looks apenas com peças nestas cores, como os das imagens acima (à esquerda e ao centro). Já na foto à direita, look do desfile de Rogério Lima, que também apostou na combinação.

4) Luz nos pés
Minas Trend - Paula Bahia, Jardin e Rogério Lima - Agência Fotosite - Agência Fotosite
Da esquerda para a direita: Paula Bahia, Jardin e Rogério Lima
Imagem: Agência Fotosite
Os sapatos foram os acessórios escolhidos nessa temporada para ganhar referências de brilho e luminosidade. Destacam-se modelos confeccionados com materiais envernizados, que conferem reflexos uniformes e discretos, e aqueles feitos com tecidos metalizados (como a bota laranja de cano curto da grife Jardin, ao centro).

5) Couro e seus derivados

Minas Trend - Jardin, Patricia Motta e Raquel Mattar - Agência Fotosite - Agência Fotosite
Da esquerda para a direita: Jardin, Patricia Motta e Raquel Mattar
Imagem: Agência Fotosite
Mais um tipo de tecido que combina com a necessidade de trazer calor aos looks. No Minas Trend, o couro e seus derivados sintéticos apareceram em versões versáteis como quando decorados com recortes a laser (à esq.), em peças mais pesadas e tingidas (centro) ou em clássicos como a jaqueta preta (à dir.).

6) Franjas

Minas Trend - Primeira Etapa, Alessa e Faven - Agência Fotosite - Agência Fotosite
Da esquerda para a direita: calça Primeira Etapa, vestido Alessa e saia Faven
Imagem: Agência Fotosite
As franjas aparecem nos looks do Minas Trend com o objetivo de dar movimento e uma pitadinha de charme na produção, seja para divertir o cotidiano ou enaltecer as roupas de festa.

*A reportagem viajou a convite da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).