Topo

Naomi Campbell e outros famosos lamentam a morte de Oscar de la Renta

Do UOL, em São Paulo

21/10/2014 09h59

Morreu, nesta segunda-feira (20), Oscar de la Renta, aos 82 anos em Connecticut, nos Estados Unidos. O renomado estilista batalhava contra um câncer diagnosticado há cerca de oito anos. Celebridades tanto do mundo da moda quanto do entretenimento lamentaram a morte em suas redes sociais.

A editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue, Anna Wintour, era amiga de longa data do estilista e fez questão de escrever sobre sua morte no site da publicação, em texto que comenta a proximidade dos dois e a personalidade de Oscar --bem como sua mais recente decisão de interromper o tratamento contra o câncer, por não estar vivendo da maneira como gostaria. "Ele nunca ficou reclamando da doença e sempre se manteve olhando para frente", escreveu.

"Estão dizendo que sua morte marca o fim de uma era. Não é verdade. Oscar era o homem mais democrático que conheci e teria vivido feliz e definido qualquer era. Ele jantava feliz entre os ricos e famosos na mesma proporção em que se satisfazia jogando dominó com sua equipe devota", disse a jornalista. "Sua criações refletem sua personalidade: otimista, divertida, ensolarada e romântica."

Nascido na República Dominicana, se mudou, aos 18 anos, para Madri para estudar pintura na Academia de San Fernando, onde também começou a se envolver com moda, quando Cristóbal Balenciaga pediu para que ele trabalhasse em alguns desenhos. Ele, então, se mudou para Paris para trabalhar na Lanvin e, na década de 1960, pegou um avião para Nova York e criar sua própria grife.

O estilo sofisticado de suas peças, que misturava uma sensualidade latina aos cortes femininos e delicados que aprendeu em seu dia a dia na Europa, permaneceram como sua assinatura e fizeram de Oscar de la Renta o designer queridinho de importantes nomes da sociedade. Uma de suas últimas grandes criações foi assinar o vestido de noiva de Amal Alamuddin, no casamento com George Clooney.

Naomi Campbell, Cindy Crawford, Kristin Davis, Jennifer Lopez, Coco Rocha e outros nomes também postaram homenagens ao estilista. Veja, abaixo, mais declarações:

- Karlie Kloss: "O mundo perdeu um das pessoas mais extraordinárias que conheci na vida. Obrigada por me inspirar, me tornar a mulher que sou hoje e sempre me estimular a ser melhor. Simplesmente não há alguém como você."

- Naomi Campbell: "Você fez esse sonho se tornar realidade. Descanse em paz, cavalheiro da moda."

 

You made this a dream come a True !! R I P TheGentlemanofFashion #Oscar de la Renta

A photo posted by Naomi Campbell (@iamnaomicampbell) on

-Kristin Davis: "Grata por ter conhecido um ser humano maravilhoso."

-Cindy Crawford: "Descanse em paz, Oscar. Sua visão e talento farão falta."

 

Rest in Peace #Oscar! Your vision and talent will be missed!

A photo posted by Cindy Crawford (@cindycrawford) on

-Jennifer Lopez: "Descanse em paz, Oscar. Minhas preces vão para sua família."

 

Oscar De La RENTA. My prayers go out to your family. #rip #fashionlegend

A photo posted by Jennifer Lopez (@jlo) on

-Valentino: "Um amigo para sempre. Descanse em paz, Oscar."

 

A friend forever RIP Oscar!

A photo posted by Valentino Garavani (@realmrvalentino) on

-Alessandra Ambrósio: "Foi uma grande honra poder trabalhar e usar suas criações. Esta foto foi feita em 2001 em sua casa na República Dominicana."

-Diane von Furstenberg: "Oscar de la Renta cantando, durante o verão na Grécia. Ele continuará cantando em nossos corações. Adeus, Oscar. Te amamos.'