Topo

Profissionais da moda contam quais atributos um modelo masculino deve ter

Bianca Iaconelli

Do UOL, em São Paulo

06/11/2014 07h00

Para as modelos que desfilam pelas passarelas nas semanas de moda nacionais e internacionais, a maior preocupação com o corpo é mantê-lo sempre magro e esguio. E para os rapazes, ser magro e belo basta?

Modelo masculino - João Pimenta - Gabriel Quintão/UOL - Gabriel Quintão/UOL
João Marhofer, modelo: "Já pediram que eu ficasse mais magro para um trabalho"
Imagem: Gabriel Quintão/UOL

Com o objetivo de descobrir o que o mercado exige dos rapazes, o UOL Moda aproveitou a SPFW para conversar com os próprios modelos e com os profissionais envolvidos na seleção deles. Concluímos que, embora mais democrática, a passarela masculina costuma variar sua preferência.

"Nas temporadas de verão, as marcas preferem os caras mais fortes e bombados, porque o corpo fica em evidência. Mas, para as os desfiles de inverno, os magros têm mais espaço, já que usamos muitas roupas", conta o modelo João Marhofer, que desfilou pela marca Cavalera nesta temporada.

A booker Fernanda Oliveira, da agência Rock MMGT, afirma que algumas vezes os modelos têm que se adaptar ao mercado ou ao trabalho com uma marca. "Nesses casos, eles recebem apoio da agência, que coloca nutricionistas e academia à disposição se necessário".

Modelo masculin 2 - João Pimenta - Gabriel Quintão/UOL - Gabriel Quintão/UOL
Adriano Ruchinski, modelo, secou quatro quilos para a temporada paulistana
Imagem: Gabriel Quintão/UOL

A escolha do perfil físico de um modelo também depende da proposta que uma marca deseja passar com sua coleção. "Na Cavalera, como a ideia é mostrar uma moda próxima do real, buscamos misturar perfis diferentes", explica o diretor de casting da grife, Wan Vieira.

Com foco nesta temporada paulistana, o modelo Adriano Ruchinski (23) conta que perdeu quatro quilos. "Parei com a musculação e intensifiquei exercícios aeróbicos na academia para me adaptar ao padrão dos trabalhos dessa semana de moda".

Para a grife masculina de alfaiataria João Pimenta, por exemplo, o perfil "sequinho" é o ideal para valorizar o caimento das peças. "Dentro desse padrão, contamos com algumas medidas. A altura fica entre 1,85 cm e 1,89 cm; o tórax deve ter, no máximo, 95 cm", especifica Matheus Dias, assistente direto do estilista da marca.