Topo

Maxidecote de Anitta pede truques para não correr risco de "pagar peitinho"

Anitta e o decotão Givenchy usado pela cantora no Grammy Latino - Reprodução/Instagram/@anitta
Anitta e o decotão Givenchy usado pela cantora no Grammy Latino Imagem: Reprodução/Instagram/@anitta

Por Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

27/11/2014 07h00

O decote V profundo continua em alta na moda, tendo marcado presença nos desfiles internacionais da temporada prêt-à-porter Verão 2015, bem como nas passarelas da São Paulo Fashion Week para o inverno do próximo ano no Brasil. E o recorte sensual que dá aquela alongada na silhueta segue ganhando cada vez mais adeptas entre as celebridades nacionais, como mostraram Anitta e Claudia Leitte na semana passada. Mas ele exige cuidados para não ficar vulgar nem fazer você se meter naquela constrangedora encrenca de “pagar peitinho”.

Para o Grammy Latino, que aconteceu em Las Vegas na última quinta (20), Anitta apostou em um poderosíssimo vestido preto Givenchy com decotão soltinho, mangas compridas e comprimento midi –nos acessórios, a stylist Marina Morena optou por uma maxi gargantilha e pequenos brincos de argola. O arraso foi tão grande que a cantora recebeu até elogios do atual diretor criativo da marca, Riccardo Tisci, no Instagram. "Anitta sexy”, escreveu ele em seu próprio perfil.

Claudia Leitte bombou na internet com seu decote no The Voice - Reprodução/Still - Reprodução/Still
Claudia Leitte bombou na internet com seu decote no The Voice
Imagem: Reprodução/Still


Assim como ela, Claudia Leitte também chamou a atenção. No mais recente The Voice, que foi ao ar no mesmo dia 20, a técnica escolheu uma blusa de seda branca e manga longa com esse mesmo tipo de V profundo --a diferença é que a camisa de Claudia Leitte era decotada também nas costas. Teve até gente no Twitter dizendo que não estava conseguindo prestar atenção nos candidatos devido à roupa de Claudinha, que mostrava até seu umbigo.

Nesse caso específico, surge a dúvida: pode usar esse tipo de decote na frente e atrás ao mesmo tempo? De acordo com Danielle Ferraz, que é consultora de moda do programa “Mais Você”, da Rede Globo, sim! “As costas de fora acrescentam um apelo sexy sutil. Para não cair no vulgar é preciso sempre equilibrar e ‘compensar’ detalhes muito sensuais. Assim, se a blusa tem um decote até o umbigo, melhor usar mangas longas e evitar micro saias”, explica.

Kim Kardashian e seu macacão prata com decote v profundo - Getty Images - Getty Images
Kim Kardashian e seu macacão prata com decote v profundo
Imagem: Getty Images
No exterior, quem é conhecida como fã incondicional do decotão (embora muitas vezes exagere no look) é Kim Kardashian, cuja comissão de frente deixa muita mulher por aí com inveja. Por gostar tanto do V profundo, a socialite norte-americana se apoia na versatilidade dele apostando em peças plurais, a exemplo até dos macacões.

Quem pode usar
Quase todas as mulheres. “Como todos os detalhes que escolhemos para nossos looks, os decotes devem valorizar o tipo físico. Ou seja, decotes profundos exigem seios no lugar ou artifícios para valorizá-los, como usar bojo ou uma aplicação de tule”, diz Danielle.

Como apostar
Para equilibrar um look com decote profundo, vale cobrir mais as pernas. Vestidos longos ou de comprimento midi são ótimas pedidas. Assim como saias lápis na altura dos joelhos e saias midi evasês. “Até calças retas de alfaiataria compõem bem esse mix de sexy chic e sem vulgar”, orienta a consultora.

E para não “pagar peitinho”
Primeiro de tudo, segurar um decote dessa profundidade exige postura. Não dá pra achar que a dupla vai ficar firme no lugar se você optar por um tecido mais solto e resolver sambar por aí. Além disso, Danielle lembra que, dependendo do tecido, a peça pode marcar o bico dos seios. Nesse caso, a melhor alternativa é usar adesivos especiais para aplicação nos seios. E acrescenta: “Sutiãs bem decorados e que têm apenas uma sutil ligação cor da pele entre os bojos são uma opção para decotes recobertos de tule. E, caso esteja tudo em cima e o tecido não marque, pode usar sem sutiã --desde que, claro, não fique vulgar.”