Topo

Gata mais famosa do mundo da moda tem duas babás e até segurança; conheça

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 20h17

O icônico estilista Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, é o atual dono de Choupette, a gatinha de olhos azuis que aparece no colo de Gisele Bündchen, na capa da revista “Vogue” Brasil, de dezembro deste ano. Antes, a gatinha branca de olhos azuis era o bichinho de estimação do modelo Baptiste Giabiconi, que deixou a felina com o estilista por algumas semanas.

No dia em que a publicação nacional foi divulgada, a própria Gisele fez alarde no Instagram, Facebook e Twitter: “Nova capa da @voguebrasil com a fofinha #Choupette fotografada por @karllagerfeld”. Em julho de 2013, a bichana também foi capa da “Vogue” Alemanha ao lado da modelo Linda Evangelista.

E não é só por estampar publicações e editoriais de moda que a gata é considerada a mais famosa do mundo da moda, não. Desde 2011, ela é “musa” de Lagerfeld e já inspirou a criação de bolsa da Chanel, duas linhas de acessórios do estilista --com motivos de gatinha-- e até sapatilha para a marca brasileira Melissa.

Gata fashionista
Choupette passa longe de ser um bicho de estimação comum e, para ser imortalizada, ganhou, neste ano, um livro sobre sua vida particular. Em “The Private Life of a High-Flying Fashion Cat” (a vida privada de uma gata extravagante e fashionista, em tradução livre para o português), da editora Thames & Hudson, é possível saber muito mais sobre o dia a dia luxuoso e repleto de excentricidades dela. Como descreve a publicação, ela tem duas babás para mimá-la, Françoise e Marjorie, e um segurança particular.

Para completar a equipe, uma profissional foi contratada só para atualizar o Twitter e o Instagram da bichana. No Instagram, o perfil oficial @choupettesdiary possui mais de 38 mil seguidores e faz sucesso por manter fotos e legendas divertidas, como “Não confunda quando estou me bronzeando com um simples cochilo de gato” (foto abaixo).

"Não confunda quando estou me bronzeando com um simples cochilo de gato", é a legenda da foto de Choupette - Reprodução/Instagram/@choupettesdiary - Reprodução/Instagram/@choupettesdiary
Choupette em uma das imagens postadas em seu Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram/@choupettesdiary
Na maioria das vezes, a “voz de Choupette”, Ashley Ischudin, faz questão de mostrar que ela não é uma gatinha comum. “Choupette fala sem palavras, ela se comunica comigo através de seus olhos”, afirmou Lagerfeld para cantora Lady Gaga, em entrevista da revista "Harper’s Bazaar" norte-americana, de setembro de 2014.

Ração gourmet
Em diversas entrevistas, Lagerfeld costuma revelar que chefs de três restaurantes são os responsáveis pelo cardápio diário da gatinha. Ela gosta de comer à mesa e em pratos de ouro, ou no kit criado sob-medida pela grife Goyard. O Croquette da Choupette é apontado no livro como um de seus pratos favoritos. A receita que agrada a gata leva sardinha, azeitonas verdes, cenoura, germe de trigo e tomilho. 

Apesar de todo requinte, ela também participa de boas ações. Uma coleção especial de maquiagem da grife Shu Uemura, com colaboração de Lagerfeld, fez tanto sucesso que rendeu um milhão de euros como cachê para a gatinha-propaganda; e 400 mil foram doados para a fundação Brigitte Bardot, que tem como proposta ajudar animais abandonados ou que sofreram maus-tratos.

Entre outras coisas que só Choupette pode aproveitar estão viagens no jatinho particular de Lagerfeld, uma mala da grife Louis Vuitton feita especialmente para ela, participação em um aplicativo de celular de Karl Lagerfeld, o emotiKarl, e uma homenagem da joalheria Catbird, que fez pingente e brincos com orelhas de gata.