Topo

Maiôs deixam de ser caretas e viram concorrentes dos biquínis neste verão

Thaila Ayala usa maiô com recortes na lateral - Reprodução/Instagram/@thailaayala
Thaila Ayala usa maiô com recortes na lateral Imagem: Reprodução/Instagram/@thailaayala

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

15/01/2015 07h00

Os maiôs viraram queridinhos das brasileiras no Verão 2015. Nas passarelas, as marcas de moda praia fizeram suas apostas e exibiram modelos modernos, ousados e que podem ser usados até fora d’água. Por isso, o UOL Moda conversou com estilistas de moda praia que contam os motivos de sucesso e quais são os modelos mais em alta desse tipo de peça.

Da praia às festas
A procura pelos maiôs, segundo Milene Sirotsky, estilista da MOS, aumentou muito por ser uma opção bastante versátil para as mulheres. “A peça serve para ir à praia e para usar depois, dependendo do modelo, das cores, dos detalhes e dos complementos”, diz.

Se antes o modelo era usado apenas durante o dia, no mar ou piscina, atualmente ele também ganhou status de sofisticação e aparece até em eventos noturnos. “O maiô agora sai às ruas e pode ser usado de dia e à noite, já que se tornou mais elegante”, afirma a estilista Adriana Degreas.

O sucesso, de acordo com a estilista Liana Thomaz, da grife Água de Coco, se dá, também, por conta do equilíbrio entre conforto e sensualidade da peça. “Antigamente, o maiô era pensado como moda para mulheres mais velhas, mas hoje em dia ele se tornou democrático e vai bem para todas as idades. Existem modelos que expõem muito mais o corpo, assim como um biquíni”, garante.

Em alta
Quanto ao estilo que está em alta, Liana Thomaz acredita que seja o de manga longa. “O modelo é democrático e fica bem na praia ou até mesmo para usar em um evento mais formal, principalmente se combinado com outras peças do guarda-roupa”, acredita. Pantalonas e maxicolares combinam com esse modelo.

As versões mais decotadas e com recortes também estão em evidência, na opinião de Adriana Degreas. No entanto, as peças que mais fazem sucesso entre as clientes da designer são as de um ombro só. “Se usada com saia, faz às vezes de vestido”, explica.

Preferência nacional
Para Milene Sirotsky, os modelos preferidos da mulher brasileira são os mais sensuais e com detalhes bem elaborados. “Elas preferem maiôs que ajudam a definir a silhueta, com drapeados, decotes profundos ou o tomara que caia clássico”, conta a estilista.

Como o bronzeado também é uma grande preocupação das brasileiras, os tipos de peças favoritas são aquelas que permitem uma maior exposição do corpo. “Mesmo cercadas de cuidados com a pele, as mulheres que usam maiô procuram alças mais finas e decotes acentuados para poder se bronzear”, observa o estilista Amir Slama.