Topo

Estilistas africanos mostram suas criações no último dia da SPFW

Desfile de estilistas africanos durante SPFW trouxe cores e formas para as passarelas - Francisco Cepeda/AGNews-SP
Desfile de estilistas africanos durante SPFW trouxe cores e formas para as passarelas Imagem: Francisco Cepeda/AGNews-SP

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 21h26

A temporada do Verão 2016 da principal semana de moda brasileira contou com um desfile de peças vindas do além-mar. Escolhidas por uma equipe de curadores da SPFW, as roupas de cinco estilistas africanos desembarcaram exclusivamente para o evento e farão parte da mostra em comemoração ao Dia Internacional da África, celebrado em 25 de maio. O Museu Afro Brasil, sediado dentro do Parque do Ibirapuera, foi o palco das apresentações de Palesa Mokubung (Africa do Sul), Amaka “Maki” Osakwe (Nigéria), Jamil Walji (Quênia), Xuly Bët (Mali) e Imane Ayissi (Camarões).  

"Eu acredito que o  Brasil e a Nigéria têm muito em comum, por isso, eu trouxe uma coleção realmente inspirada na cultura africana, com tecidos fabricados lá na Nigéria, mas que pode muito bem ser usada por qualquer mulher, em qualquer lugar", disse ao UOL Moda Amaka Osakwe, estilista da Maki Oh, que possui lojas revendedoras de sua marca em Nova Iorque e Los Angeles, nos Estados Unidos.