Topo

Modelo corta o cabelo e se torna hit na SPFW: "Não gostavam do meu perfil"

Ari Westphal na passarela da Animale, nesta segunda-feira (19) - Alexandre Schneider/UOL
Ari Westphal na passarela da Animale, nesta segunda-feira (19) Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Natália Eiras

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 07h00

Um corte de cabelo errado mudou completamente a carreira da capixaba Ari Westphal. Moradora de Belo Horizonte (MG), a garota de 21 anos trabalhava como modelo apenas para ganhar um dinheiro extra enquanto fazia a faculdade de Direito. Mas, ao adotar o joãozinho com cachinhos, ela conquistou as passarelas internacionais e se tornou uma das modelos mais disputadas da 40ª edição da São Paulo Fashion Week.

Até o ano passado, Ari era vista como um rosto muito comercial. “BH não gostava muito do meu perfil”, conta em entrevista ao UOL Moda, no backstage do desfile da Lilly Sarti. “Acho que nunca ninguém tinha me imaginado com o cabelo curto”.

O visual marcante nasceu de uma escorregada de um cabeleireiro. “Eu tinha os fios no comprimento médio e aí pedi para pessoa cortar dois dedos, mas ela cortou 12”, brinca ela. Com viagem marcada para o exterior para desfilar pela Chloé, Ari ficou uma semana dentro de casa até criar coragem e contar para sua agência, que lhe indicou o profissional Bruno Cândido.

O corte de cabelo foi criado após erro de um profissional - AgNews - AgNews
O corte de cabelo foi criado após erro de um profissional
Imagem: AgNews
O corte lhe abriu as portas para um novo mercado: o fashion. “Parecia que estava escrito ‘comercial’ na minha testa, sendo que eu sempre gostei de um estilo mais grunge e roqueiro”, fala. Além da Chloé, ela ainda marcou presença em desfiles de grifes como Sonia Rykiel, Vivienne Westwood e Allude nas semanas internacionais que rolaram no último mês de setembro.

Em sua primeira edição da São Paulo Fashion Week, Ari já desfilou pela Alexandre Herchcovitch, Animale e Lilly Sarti. E a modelo deve estar na passarela do evento todos os dias, apesar de ainda não saber para quais marcas -- é que todas estão fechando em cima da hora e disputando o seu passe. “Só vou saber quando eu estiver entrando para desfilar”, ri.

A capixaba diz que um dos fatores para esta mudança repentina foi, sim, o corte de cabelo, que constrasta bastante com o rosto delicado da modelo. “Eu ficava meio deslocada. Agora acho que juntou bem a minha personalidade e o meu estilo”.