Topo

10 perrengues de moda que pessoas "darks" passam nas festas de fim de ano

"Mãe, não é só uma fase" - Reprodução/Tumblr/AwkwardFamilyPhotos
"Mãe, não é só uma fase" Imagem: Reprodução/Tumblr/AwkwardFamilyPhotos

Do UOL, em São Paulo

17/12/2015 07h00

É difícil para algumas pessoas entenderem que um look todo preto não é sinal de luto. Que tem gente gosta de usar um visual mais sombrio, com itens que invocam a escuridão que existe dentro de todo mundo. Apesar de quase todo dia ser um 7x1 para os "darks", uma época específica costuma ser a mais difícil para eles: as festas de fim de ano. Roupas brancas e o clima festivo, cheios de bordados brilhantes, são o pesadelo dos góticos. O UOL reuniu 10 perrengues de moda que os trevosos passam no Natal e Ano Novo:

1- Ter que enfrentar o shopping cheio à procura de um look para o fim de ano. Como o seu gosto não é exatamente o mesmo da maioria das pessoas, você passa algumas horinhas sofridas naquele lugar cheio de gente comprando presentes. 

2- Entrar em uma loja e ver todas as araras com apenas uma cor: o branco. Isso quando elas também não estão dominadas por peças douradas, prateadas e vermelhas, tonalidades que dificilmente entram no seu guarda-roupa.

3- Se você é adolescente, é obrigado a ouvir os seus pais e parentes te criticarem por não passar a virada do ano com cores alegres. “Dá azar usar preto no Ano Novo”, eles dizem. Você mal vê a hora de jogar fora a camiseta branca que foi obrigado a vestir.

4- Você desiste de comprar uma roupa nas suas cores favoritas, então começa ir atrás de modelos que possam ser tingidos em casa depois das festas. Mas mesmo assim dificilmente acaba encontrando algo que se relacione ao seu gostinho particular.

5- Todos os looks disponíveis têm uma pegada praiana. Como o fim de ano no Brasil costuma ser bem quente, as fast fashions amam colocar à venda peças de algodão e cheias de babados e rendas, parecendo o traje obrigatório do calçadão da Praia Grande.

6- Isso quando as roupas não vêm com aplicações bem festivas, como estrelas de strass ou com a frase “Feliz 2016” escrita em pedrinhas brilhantes. Dá aquela vontade de pedir para que o Papai Noel, que passou dias antes, volte e te leve embora desse mundo.

7- Aí você consegue comprar uma roupa minimamente decente de acordo com os seus padrões, mas sua mãe acha que está muito sem graça e que o look precisa de acessórios. Lá vai você negociar com ela para evitar ir para casa cheia de colares e brincos dourados com todas as cores do arco-íris.

8- Mas o sapato, pelo menos, você quer escolher. Porém, todos os modelos disponíveis são rasteirinhas com acabamento metalizado. Nada com spikes ou em vinil, seus detalhes favoritos. O jeito é passar as festas com aquele seu tênis velho de guerra.

9- Nas festividades, você tem que ouvir como fica diferente com cores mais alegres. Seus parentes adoram dizer que você deveria usar roupas mais coloridas, enquanto tudo o que você queria era estar no seu quarto vendo TV.

10- Todo ano você tem vontade de fazer a mesma manifestação: "pelo direito de ser dark nas festas de fim de ano".