Topo

Guias de estilo britânicos ajudam homens a se vestir como James Bond e se portar na era digital

Daniel Craig como James Bond em "007 - Operação Skyfall" (2012) - Divulgação
Daniel Craig como James Bond em "007 - Operação Skyfall" (2012) Imagem: Divulgação

De Londres

01/11/2012 16h17

 

Você deve deixar o telefone celular à mostra no almoço? Dá para tuitar com bom gosto? De que forma James Bond mantém aquele look elegante naqueles smokings arrojados?

Dois novos guias da autoridade em etiqueta britânica Debrett dão aos homens modernos algumas dicas atemporais sobre cuidados com sapatos e a barba junto a conselhos do século 21 sobre como lidar com seu celular, a pontuação do email e uma resposta a qualquer Hamlet digital moderno: "Tuitar ou não tuitar?"

A bíblia das indumentárias "Men's Style" inclui conselhos sobre as roupas formais e tradições de alfaiataria, assim como de que forma combinar roupas casuais, escolher o pós-barba correto e conselhos "essenciais" sobre a manutenção de barbas e bigodes exuberantes.

O "Netiquette" ajuda a navegar pelos "certos" e "errados" da era digital, com sugestões úteis sobre o uso do celular, regras de ouro para emails e mensagens de texto. Ela desmistifica a terminologia tecnológica, propõe maneiras de proteger sua privacidade e conselhos para manter sua persona no Twitter de forma apropriada.

"O 'Men's Style' está recheado de conselhos sutis e pistas práticas para ajudar o homem moderno a parecer estiloso sem esforço; em uma época em que a comunicação baseada na web ameaça a tomar a nossa vida, o Netiquette é um guia indispensável sobre como lidar com todo dilema digital", disse a editora gerente da Debrett, Jo Bryant, em um comunicado.

(Reportagem de Paul Casciato)