Saiba quando vale a pena fazer móveis sob medida e veja dicas para acertar no projeto

CHRIS CAMPOS

Colaboração para o UOL

Fazer móveis sob medida, em marcenarias, tem suas vantagens. Mas pode ser um negócio arriscado caso você desconheça algumas informações básicas. Uma delas é a de que, nem sempre, móveis planejados são mais caros que os prontos. E, quando são, a relação custo benefício pode valer muito a pena. Outra é a recomendação do acompanhamento da "obra" por um profissional que faça a ponte entre você e a marcenaria escolhida. Nesta entrevista, o arquiteto e designer de móveis César Sanpedro dá algumas dicas para quem pretende investir em projetos customizados sem cair em ciladas.

Divulgação

Divulgação

Projeto feito sob medida pela Marcenaria Baraúna. As peças não precisam ser necessariamente embutidas na parede


UOL Mulher - Que tipo de mobiliário sempre vale a pena mandar fazer sob medida?
César Sanpedro -
Armários embutidos, de quartos ou cozinhas, são sempre bons de encomendar. Isso porque você pode personalizar o projeto: escolher a quantidade de gavetas, o tamanho de cada uma delas, o melhor aproveitamento do espaço que você tem em casa. Existem empresas que trabalham com módulos, com soluções-padrão. Em uma marcenaria você pode encomendar o projeto que tem na cabeça. Mas é preciso saber muito bem o que se quer. Caso contrário, essa pode ser uma empreitada frustrada.

UOL Mulher - Dá para decorar a casa sozinho, escolher os móveis e tudo o mais. Com projetos sob medida esta máxima também funciona?
César -
Acho arriscado porque a pessoa tem de ter o acompanhamento de um arquiteto ou decorador, principalmente em trabalhos maiores. É ele quem vai traduzir o que o cliente quer para a marcenaria e apontar eventuais soluções para que o marceneiro possa executar o projeto com sucesso. Ir direto ao marceneiro é um caminho complicado, porque nem sempre ele terá condições de assessorar adequadamente o cliente. Muitas pessoas chegam com idéias lindas que viram na revista e querem reproduzir em suas casas. Mas nem sempre o projeto da revista é o mais adequado para o espaço que você dispõe. Um profissional vai alertar você antes, sugerir adaptações ou até outras idéias que podem até agradar mais, mas que por falta de informação o cliente desconhece. Neste caso, o projeto pode ficar mais caro, mas o resultado é sempre melhor porque você evita erros no final.

UOL Mulher - Qual é um pedido frequente em projetos sob medida que pode comprometer o resultado?
César -
Uma das situações mais complicadas nessa área é trabalhar com a madeira maciça. Isso porque existem poucas marcenarias especializadas em uma matéria-prima realmente confiável. O que acontece muito é a marcenaria trabalhar com madeira maciça ainda úmida. A madeira maciça precisa estar muito seca para ser trabalhada e não é fácil encontrar esse tipo de matéria-prima no mercado. O resultado é que, ao trabalhar com a madeira ainda úmida o móvel pode, depois de pronto, empenar e apresentar fissuras que irão comprometer todo o projeto. É um erro achar que só a madeira maciça tem qualidade. É claro que tem, mas hoje 90% das estruturas para móveis são feitas com compensado ou MDF revestido com lâminas de madeira - e que podem ser de boa qualidade, por isso optar por uma marcenaria confiável, com referências de projetos que você tenha gostado ou boas indicações de arquitetos ou decoradores é muito importante. Particularmente, recomendo madeira maciça apenas em móveis que sofrem muito impacto no dia-a-dia, como tampos de mesas de jantar ou mesas de centro.

Romulo Fialdini/Divulgação

Romulo Fialdini/Divulgação

Neste projeto com assinatura da Triptyque Arquitetura, a estante é integrada à mesa de trabalho neste home office

UOL Mulher - Projetos feitos sob medida são sempre mais caros do que optar por móveis prontos?
César -
Nem sempre um projeto customizado é mais caro do que uma peça pronta. Especialmente se você combinar um serviço maior para a marcenaria: armários de cozinha, estantes, armário de quartos... Numa encomenda pequena, de móveis modulares, o sob medida pode sair mais caro. Projetos maiores rendem bons descontos e também conferem mais unidade ao resultado final.

UOL Mulher - Qual é a principal vantagem do projeto sob medida em casa?
César -
Além do aproveitamento melhor dos espaços, o cliente tem suas necessidades e desejos melhor atendidos. É como comprar uma roupa de festa - nem sempre o vestido que você quer está à venda na sua loja favorita no momento que você precisa. A continuidade do projeto é outra vantagem. Ao optar por móveis sob medida você pode prever etapas posteriores ao projeto original, seguindo uma mesma linha e atendendo a novas necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.

UOL Mulher - Como lidar com a mobilidade: mandar fazer um móvel em um apartamento ou casa alugada, por exemplo?
César
Nesses casos, sugiro sempre fazer peças menores, que se encaixem e formem um conjunto maior. Isso deve ser pensado desde o início. Me preocupo bastante com essa questão, de poder desmontar e readaptar em outro ambiente, com os ajustes que forem necessários. Ao optar por um bom profissional, você ainda garante o acompanhamento adequado: é ele que vai saber montar, desmontar e remontar estantes e armários sem comprometer a qualidade do projeto inicial.

UOL Mulher - O que fazer para evitar decepções durante o processo de feitura dos móveis?
César -
A pessoa precisa saber o que está comprando, ter informações sobre o que quer. Ser clara na hora de passar para o profissional suas necessidades. O desenho da peça é muito importante, e também não ter medo de solicitar mudanças enquanto o projeto está no papel, em desenvolvimento. Quando a pessoa não sabe o que quer é sempre um problema. Um bom profissional dá um limite, diz o que cabe ou não em determinado espaço.

ENDEREÇOS DE EMPRESAS QUE REALIZAM TRABALHO DE MARCENARIA SOB ENCOMENDA:
César Sanpedro Tel.: 0/XX/11 9635-9113
EG Interiores www.eginteriores.com.br
Marcenaria Baraúna www.barauna.com.br
Triptyque Arquitetura www.triptyque.com

Chris Campos é jornalista, editora do site Casa da Chris

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos