Espaço Perfume Arte + História, em São Paulo, mostra a linha do tempo da perfumaria

GEOVANNA MORCELLI

Da Redação

Você sabia que a palavra perfume tem origem no latim e quer dizer "através da fumaça"? E que Napoleão Bonaparte adorava a Água de Colônia criada por Jean-Marie Farina e, por isso, ganhou um frasco exclusivo, especialmente para carregar dentro de suas botas durante a Guerra dos Sete Anos? São infomações e curiosidades como estas que estão expostas no Espaço Perfume Arte + História, inaugurado nesta quinta (23) em São Paulo.

  • Aline Arruda/UOL

    Frascos de perfumes são exibidos no Espaço Perfume Arte + História de acordo com a família olfativa a que pertecem

O museu - criado pelo grupo O Boticário em parceria com a Faculdade Santa Marcelina - traz a linha do tempo da perfumaria, desde 4000 a.C, quando os egípcios usavam ofereciam aos deuses o cheiro da queima de incensos e outros aromáticos, até os dias atuais, em que a indústria da perfumaria vive um "boom" de lançamentos com assinatura de celebridades.

A exposição é dividida em vitrines que contam um pouco de cada uma dessas épocas e apresentam réplicas e objetos originais garimpados pela especialista em perfumes Renata Aschcar, autora do livro "Brasilessência - A cultura do perfume". Alguns são relíquias, como o frasco com pintura em pátina datado da época dos faraós; a coleção da casa de fragrâncias IFF que transforma em aroma os capítulos do livro "O Perfume - A história de um assassino", de Patrick Süskind; e o frasco em cristal Baccarat do clássico Miss Dior.

Além de contemplar os frascos através dos vidros do espaço, também é possível interagir com máquinas que borrifam aromas usados na classificação das famílias olfativas; entender qual o processo de produção de uma embalagem e sentir os aromas mais comuns em uma pirâmide olfativa - que divide os perfumes em três momentos: notas de saída, de corpo e de fundo.

Essa classificação olfativa pode ser bem visualizada em uma parede em que perfumes de várias épocas, marcas e gêneros são expostos de acordo com a família a que pertencem. Uma diversão à parte para os amantes da perfumaria que, fatalmente, se pegarão tentando lembrar os aromas de cada um daqueles frascos.

Serviço
Espaço Perfume Arte + História
Aberto de terça a domingo - Entrada gratuita
R. Dr. Emílio Ribas, 110 - Perdizes - São Paulo
(11) 2361-7728

UOL Cursos Online

Todos os cursos