Love Coco, da Honoré des Prés, é límpida, maravilhosa e arrebata sem pedir desculpas

por Chandler Burr, do "The New York Times" *
Notas Perfumadas

  • Frasco do perfume Love Coco da perfumaria francesa Honoré des Prés
    Criadora: Honoré des Prés Gênero: Feminino Avaliação:

A eau de parfum Love Coco foi criada pela perfumista Olivia Giacobetti, que é tão próxima da Lady Gaga quanto alguém pode ser próximo dos perfumistas. Giacobetti em si é uma marca cultuada, além de criadora de cultos. A loja que levava sua marca IUNX – uma coleção que era, em nenhuma ordem em particular, insanemente luxuosa, publicamente estranha, brilhantemente criativa e vertiginosamente cara – chegou e partiu de Paris como algo saído de uma história de Haruki Murakami. Aqueles perfumes eram quase alucinações, tanto literalmente (o expressionismo abstrato raramente foi mais longe do que ela levou a IUNX) quanto em sentido figurado. 

Tem gente que acredita que Giacobetti é artista demais para ganhar dinheiro. Mas, para mim, este é o maior dos elogios. Acho que ela é, obviamente, um grande talento – o tipo de talento que vem com a inabilidade de se sentar quieta ou parar de pensar. Essa combinação pode produzir coisas estranhas, às vezes maravilhosas.

Giacobetti criou En Passant para a coleção de Frederic Malle: uma glicínia literal (embora, claro, completamente idealizada), uma beleza floral que não só foi perfeitamente esculpida, mas que também traz aquele caráter desconcertante que faz todo o resto parecer ter sido feito de isopor. Depois de sentir o cheiro de En Passant, dá vontade de saber o custo por grama da fórmula.

 

Ela criou o maravilhoso Dzing! para l’Artisan Parfumeur, um perfume cuja firme abstração (a palavra “indefinível” mal consegue dar conta de explicá-lo) e cuja beleza requintada se equipara somente, talvez, a L’Eau d’Hiver, de Jean-Claude Ellena para Malle. Deve ser uma coincidência o fato de os dois perfumes ainda compartilharem outra qualidade: ambos parecem torturantemente quase comestíveis. É um delicado equilíbrio que poucos perfumistas conseguem atingir e, devido ao poder hipnótico que este empresta a qualquer trabalho de arte olfativa, merece reconhecimento.

 

Agora, Giacobetti lançou a coleção “We Love New York” para Honoré des Prés, que inclui uma fragrância chamada Love Coco. A coleção é 100% feita a partir de matérias-primas naturais. Não sou fã deste movimento em particular, que, em princípio, não leva vantagem sobre nenhum dos maravilhosos materiais sintéticos disponíveis hoje para os artistas do olfato. A maioria dos perfumes naturebas é terrível, tecnicamente fraco e esteticamente genérico. Mas deixe que Giacobetti faça alguma coisa fascinante, com parâmetros tão restritivos. 

 

Love Coco tem cheiro de pho, uma sopa que é praticamente o prato nacional do Vietnã. Comprei pho de ambulantes em todo o Vietnã,e já a pedi em restaurantes vietnamitas ao redor do mundo – procure um lugar que sirva pho o dia todo, onde os pratos tenham números, e não nomes: “pho 82”, “pho 15”... 

 

O que tem em um pho? Geralmente gengibre, caldo de carne, anis estrelado, cravos, canela, molho de peixe (nuoc mam), açúcar amarelo (doung phen), cebolinha, coentro, pimenta do reino, menta, manjericão tailandês, folhas de coentro espinhoso, pimenta vermelha refogada e limão. Crie um holograma mental que combine todos esses ingredientes e você terá um quadro olfativo específico de Love Coco. O perfume é bizarro, hipnótico, maravilhoso. 

 

Sintéticos geralmente são usados para garantir a performance do perfume: difusão, fixação na pele e estrutura. Eles mantém unidas as matérias-primas como uma rede invisível de titânio. Mas se o rótulo de Love Coco for confiável, Giacobetti criou os mesmos efeitos a partir de materiais sintéticos. Love Coco se fixa na pele e se dissipa melhor que todos os perfumes cujos cheiros venho sentindo há um bom tempo.

 

Pirotecnias técnicas à parte, a fragrância dá um passo à frente nesta forma de arte, independente do que é feita. Nunca senti um cheiro parecido, exceto, talvez, em mercados de alimentos na Tailândia. Love Coco é uma fragrância aperfeiçoada. É límpida e maravilhosa, arrebata sem pedir desculpas, e indescritível. Não consegui – e é óbvio que esta foi a intenção de Giacobetti – parar de pensar nela.

Tradutor: Erika Brandão

UOL Cursos Online

Todos os cursos