Informações sobre o álbums
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Fotos
Presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci Danilo Viegas

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Lanche de kafta vendido no Jackal Bar, de Palhoça (SC), do arquiteto Rafael Assi Divulgação

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Dog Jackal, vendido no Jackal Bar, de Palhoça (SC), do arquiteto Rafael Assi Divulgação

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Burger Jackal, vendido no Jackal Bar, de Palhoça (SC), do arquiteto Rafael Assi Divulgação

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Dog cheese, vendido no Jackal Bar, de Palhoça (SC), do arquiteto Rafael Assi Divulgação

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Baguete de linguiça Blumenau, vendida no Jackal Bar, de Palhoça (SC), do arquiteto Rafael Assi Divulgação

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Cervejas artesanais vendidas no Jackal Bar, de Palhoça (SC), do arquiteto Rafael Assi Divulgação

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Jackal Bar, de Palhoça (SC), do arquiteto Rafael Assi Divulgação

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Jackal Bar, de Palhoça (SC), do arquiteto Rafael Assi Divulgação

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O arquiteto Rafael Assi é dono do Jackal Bar, de Palhoça (SC) Divulgação

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A escada de acesso aos dormitórios recebe luz natural através do recorte na lateral da fachada, com fechamento em vidro. A casa Várzea foi projetada pelo arquiteto Gustavo Penna e fica em Minas Gerais Leonardo Finotti/ UOL

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A escada em balanço é feita de madeira e tem guarda-corpo de vidro. A circulação recebe iluminação natural tanto pelas aberturas laterais, quanto pela claraboia que forma uma faixa contínua no teto. A casa Várzea foi projetada pelo arquiteto Gustavo Penna Leonardo Finotti/ UOL

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Para criar a circulação vertical, o projeto recorreu a um recorte circular a fim de acomodar a escada helicoidal (caracol) em madeira clara. A casa Mosha, na capital iraniana, tem assinatura do escritório New Wave Architecture Parham Taghioff/ Divulgação

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A escada caracol metálica faz a ligação vertical do subsolo, onde estão os ambientes sociais, com a ala íntima dos dormitórios, nos cilindros metálicos suspensos. A casa Tobogan foi projetada pelo escritório espanhol Z4Z4 Architects e fica em Madri, Espanha ImagenSubliminal/ Divulgação

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A modernidade rege esta escada em espiral, que liga os pavimentos da construção em vidro e concreto. O corrimão em aço inox e os vãos entre os degraus dão leveza à estrutura que pode ser usada, em menor escala, em uma residência contemporânea Getty Images

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A escada reta instalada no exterior é uma das mais comuns no quesito construção, mas este exemplar foi valorizado pela cor vermelha também usada na parede, ao fundo. O corrimão não tem muitos detalhes, mas se encaixa perfeitamente na proposta arquitetônica Getty Images

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Escadas em formato caracol são chiques, ainda mais quando os degraus ganharam aplicações em alto-relevo, como neste exemplo. O ar medieval é quebrado pelo guarda-corpo de metal tingido de vermelho e que acompanha toda a altura das curvas espiraladas Getty Images

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O ferro fundido foi moldado para deixar o guarda-corpo leve e escultural: os balaustres são hastes finas em forma de seta e foram aplicados à altura dos degraus. Se olhada de baixo, a escada ganha textura pelo recorte posterior dos degraus brancos, que intensifica a forma rocambolesca da estrutura Getty Images

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Moderna e com design arrojado, a escada não conta com guarda-corpo ou corrimão. Com degraus engastados na parede, a estrutura está em balanço e foi iluminada por balizadores que indicam o caminho Getty Images

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Os degraus em mármore são sofisticados e combinam perfeitamente com o guarda-corpo em de metal moldado com detalhes feitos em serralheria. Apesar da escada fazer parte de um edifício, o conceito pode ser aplicado a uma versão menor, em uma casa com decoração clássica Getty Images

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Com ares industriais, a escada caracol tem a estrutura pesada de ferro suavizada pelo verde água. A peça chama atenção no espaço, que tem o branco como base Getty Images

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O guarda-corpo da escadaria é feito em ferro e foi instalado sobre uma base branca com detalhes de gesso. As pedras que formam os degraus têm continuidade nos patamares e dão forma à estrela na base térrea da escada Getty Images

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A arquiteta carioca Luciana Kreimer é a responsável pelo menor espaço da Casa Cor SP: a Circulação. Localizado no térreo da mostra, o ambiente é uma homenagem à cidade de São Paulo e os matizes da bandeira do estado - branco, preto e vermelho - são a base decorativa e colorem diversos padrões de estampas: listras, xadrez e 'toile de jouy' (na poltrona, à dir.) e detalhes Katia Kuwabara/UOL

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Os móveis da Circulação, assinada pela arquiteta Luciana Kreimer na edição paulistana da Casa Cor SP 2016, são do antiquário Arnaldo Danemberg (www.arnaldodanemberg.com.br) e fazem referência à história paulistana. Destaque para a estante disposta no centro do espaço, feita com madeira portuguesa. Nas duas laterais, poltronas com estampa 'toile de jouy' e luminárias com cúpulas xadrezes Katia Kuwabara/UOL

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O destaque do corredor é a prancha da artista Heloisa Crocco, posicionada sobre a parede revestida com tijolos rústicos, refletindo o gosto do casal por mar e surfe. A porta de correr foi feita de madeira de demolição e enfatiza a proposta rústica chique do Pimont Arquitetura no apartamento em Floripa (SC) Pedro Caetano/UOL

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O hall da mansão de Britney Spears é grande e conta com uma decoração "espelhada": nas paredes dispostas frente a frente estão dois sofás brancos e dois espelhos amplos. No centro do espaço, uma mesa de pedra sustenta uma escultura equestre. A residência da cantora norte-americana está à venda por R$ 32 milhões e fica nos Estados Unidos Beach City Brokers/ Reprodução

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O Refúgio Contemporâneo, exibido na Casa Cor Bolívia 2016 e idealizado por Eduardo Baldelomar, teve um custo de US$ 60 mil (R$ 215 mil, de acordo com a cotação do dia 3.maio.2016) para ser erguido. Na foto, o hall de distribuição do térreo, junto à escada Alvaro Mier/ Divulgação

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O Refúgio Contemporâneo está em um terreno com 140m², tem área construída de 55m² e demorou 30 dias para ficar pronto para a edição boliviana da Casa Cor 2016. O espaço é assinado pelo arquiteto Eduardo Baldelomar. Na foto, um pátio externo Alvaro Mier/ Divulgação

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A casa-contêiner de Eduardo Baldelomar, exposta na Casa Cor Bolívia 2016, foi desenhada para uma jovem descolada que gosta de festejar com amigos e familiares. No piso superior, junto ao guarda-corpo e próximo ao acesso de um dos banheiro (ao fundo) estão dispostos quadros e espelhos nas paredes Alvaro Mier/ Divulgação

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Na foto, em meio à paisagem da Chapada Diamantina (BA), é possível observar a escada de acesso à cobertura (que é usada como terraço), situada na face posterior da construção principal da Casa do Bomba. A residência de veraneio foi projetada pelo escritório Sotero Arquitetos Leonardo Finotti/ UOL

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Uma Thurman manteve a escada original, desenhada pelo arquiteto Helbert Lucas, em 1910. O dúplex, que está à venda por R$ 22 milhões, está localizado em um dos bairros mais chiques de Nova York, próximo ao Gramercy Park Corcoran.com/ Divulgação

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A decoração da cobertura de Uma Thurman, assinada pela designer Maeve Carr, conta com móveis usados em dupla como as poltronas em tons escuros, combinadas aos quadros idênticos. O apartamento da atriz está à venda por cerca de R$ 22 milhões, em Nova York Corcoran.com/ Divulgação

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Mili, uma argentina fictícia que mora na Bolívia, foi a personagem que inspirou as arquitetas Milagro Lecuona de Prat e Claudia Patricia Barrón na criação do Loft de una Mujer. As lembranças de Mili são vistas na decoração do espaço, montado na Casa Cor Bolívia 2016, que conta com móveis feitos de materiais nobres (como a mesa de tronco de árvore, ao centro do estar) e texturas naturais Alvaro Mier/ Divulgação

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O bloco superior fechado com painéis metálicos ondulados ganha evidência sobre o volume térreo de concreto. A escada de acesso é quase externa e se separa do jardim apenas por um pano de vidro. A casa LP foi idealizada pelo escritório Metro Arquitetos e fica na capital paulista Leonardo Finotti/ UOL

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As escadarias da casa Campinas reproduzem o piso da área social, em porcelanato. A pintura recebeu uma camada de cera de carnaúba, para ganhar um efeito brilhante que reflete a luz natural e dispensa o uso de balizadores laterais, ao longo do dia Mariana Orsi/ Divulgação

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Em dois lances, a escada principal têm força escultórica: os degraus são de concreto armado, em balanço, com eixo central. O projeto de interiores assinado pela designer Bianka Mugnatto previu um guarda-corpo em aço inox polido e vidro temperado-laminado. A estrutura oferece segurança, sem interferir visualmente Eduardo Euksuzian/ Divulgação

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O térreo da casa Butantã, projetada por Paulo Mendes da Rocha, é uma praça que combina concreto e jardim, onde se situa a escada que dá acesso ao pavimento superior e principal. Destaque para o beiral, com pergolado em balanço de três metros Leonardo Finotti/ UOL

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Na escada de acesso ao pavimento superior está um dos poucos elementos de madeira da casa: a porta de entrada. No piso inferior, destaque para um dos quarto pilares que suportam toda a construção. A superfície envidraçada reflete o beiral constituído por um pergolado, projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha Leonardo Finotti/ UOL

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Nesta escadaria, a decoração trabalhou com o contraste que se alinha e ressalta as fotos P&B. A dica da Galeria Mirafoto é, em casos como este, distribuir os quadros em uma linha diagonal, seguindo a altura do observador que sobe ou desce a escada Divulgação

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Obras de arte se espalham por todos os recantos da casa projetada por Vilanova Artigas e reformada por Arthur Casas. Destaque para o biombo assinado pelo artista José Spaniol (à dir.), que funciona como guarda-corpo da escada de ligação entre os pavimentos Leonardo Finotti/ UOL

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Quando aberta, a porta de correr dá acesso à escada que leva ao pavimento superior íntimo e esconde o armário para taças e louças. As escadas são revestidas com tecnocimento, mesmo material usado no piso da cozinha. O projeto de reforma é de Renata Popolo Mariana Orsi/ Divulgação

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A escada metálica 'plissada' com cinco milímetros de espessura fica presa a uma parede lateral estrutural e liga o living ao mezanino do Microapê em Berlim. O piso de madeira é original da construção do início do século 20 e, até a reforma, estava coberto por uma camada de betonilha (argamassa para regularização horizontal de superfícies). O chão foi descascado, recuperado e caiado pelo escritório Spamroom e pelo arquiteto John Paul Coss Ringo Paulusch/ Divulgação

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Do alto da escada que liga o térreo ao mezanino, onde está o estúdio, é possível visualizar o extenso corredor que percorre os ambientes sociais (estar com lareira e jantar), além de cozinha, banheiros e, ao fundo, um dos dormitórios. Os fechamentos em vidro garantem a transparência necessária para entrada de luz natural e integração com o exterior. A Casa do Arquiteto foi projetada por João Batista Vilanova Artigas, em 1949 Leonardo Finotti/ UOL

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A porta de correr envidraçada permite a integração do interior com o exterior. O piso, a parede e o embasamento da escada têm a mesma cor avermelhada que contrasta com o azul acinzentado da coluna. A Casa do Arquiteto foi projetada pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, em 1949 Leonardo Finotti/ UOL

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A suíte do apartamento no coração histórico de Tel Aviv, Israel, fica no piso subterrâneo construído durante a reforma capitaneada pelo escritório Pitsou Kedem Architects. O acesso é feito pela escada metálica delgada e pelo sistema de portas de ferro e vidro pivotantes Amit Geron/ Divulgação

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Especialmente no andar subterrâneo do apartamento em Tel Aviv, a iluminação indireta - com focos de luz voltados para as paredes - aparece como elemento crucial ao refinamento da arquitetura industrial, com acabamentos escuros e rústicos. Destaque, ainda, para a leve escada "plissada", dotada de corrimãos em aço inox. O projeto de reforma é do escritório Pitsou Kedem Architects Amit Geron/ Divulgação

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Apoiada na coluna central de madeira e por tirantes de aço, a escada com degraus de madeira perpassa todos os pavimentos da casa Tijucopava, projetada pelo arquiteto Marcos Acayaba Leonardo Finotti/ UOL

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Durante a reforma desse sobrado, os arquitetos do escritório Vidal & Sant'Anna inseriram claraboias compostas por chapas de policarbonato sobre a área da escada Fran Parente/ UOL

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Nessa casa reformada pelo escritório House Design, em Pingtung, na China, as claraboias iluminam cômodos centrais que sofriam com a falta de janelas. O projeto, aliás, foi batizado de Adventure of Light Joey Liu/ Divulgação

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A madeira reutilizada das fôrmas de concretagem reveste os eixos de circulação entre os três pavimentos da Casa do Zé, em Palmela, Portugal. Forros e paredes são revestidos pelas placas que têm ótimo desempenho mecânico, pois são compostas por três camadas cruzadas de pinus. O projeto de arquitetura é do escritório Paratelier Leonardo Finotti/ UOL

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No primeiro andar estão localizadas as áreas privadas da Casa do Zé, projetada pelo escritório Paratelier: o banheiro e os dois dormitórios (portas à esquerda), organizados ao longo de um corredor delimitado por um pátio que lhes assegura condições ideais de ventilação e iluminação naturais. A madeira reutilizada da concretagem da fachada reveste a circulação entre os três pavimentos, desde o acesso no térreo até a área social, no mais alto pavimento Leonardo Finotti/ UOL

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Nas escadas, tábuas horizontais formam os degraus e estão chumbadas por um de seus lados à parede de concreto, sendo, no outro extremo, sustentadas pelo sistema estrutural de lâminas verticais. A disposição que intercala vazios dá leveza e estabilidade ao eixo de circulação entre os pavimentos da Casa do Zé, em Portugal. O plano vertical, ainda, filtra a luz de um jeito especial e funciona como guarda-corpo. A residência tem projeto do escritório Paratelier Leonardo Finotti/ UOL

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O mezanino usado como dormitório apoia-se sobre o banheiro e os guarda-roupas do apê com 29 m² na Polônia - ambos em um corredor de acesso, com piso de ladrilhos preto e branco original do edifício centenário. No corredor, o pé-direito é de 1,85 m. Elevar a cama possibilitou a integração das áreas de uso diurno e convívio social. Sob a escada, o painel de OBS (tiras de madeira prensadas e orientadas) cria uma estante. O material é leve, barato e de tons claros e o projeto é do escritório 3XA S. Zajaczkowski/ Divulgação

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A escada metálica que serpenteia através do átrio foi revestida com réguas maciças de cumaru (Scrock) e teve guarda-corpos executados em vidro (Vidraçaria RPK) para não perder a leveza, nem a permeabilidade visual da estrutura. Os projetos de arquitetura e interiores desta casa em Curitiba (PR) são assinados por Jorge Elmor Daniel Katz/ Divulgação

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A escada metálica que serpenteia através do átrio foi revestida com réguas maciças de cumaru (Scrock) e teve guarda-corpos executados em vidro (Vidraçaria RPK) para não perder a leveza, nem a permeabilidade visual da estrutura. Os projetos de arquitetura e interiores desta casa em Curitiba (PR) são assinados por Jorge Elmor Daniel Katz/ Divulgação

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A escada em concreto aparente ganhou fechamento com tubos hidráulicos de cobre (Tigre), fazendo as vezes de guarda-corpo. O material concedeu um ar diferente ao espaço que tem parede com acabamento em tecnocimento, da Bricolagem, e balizadores LED nos degraus, da marca "A luz com ideias". O Apê Cobre Blue tem projeto de reforma assinado pelo escritório Casa 100 Arquitetura Quadra 2 Fotografia/ Divulgação

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A circulação vertical, do nível social e de serviços (cozinha) para o dos dormitórios (superior), se dá por uma escada executada em cimento queimado pigmentado com pó xadrez, resinado e brilhante, em homenagem às linhas do artista holandês Piet Mondrian. Guarda-corpos metálicos e delgados são originais do desenho do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, que projetou a Casa Olga Baeta em meados dos anos de 1950 Leonardo Finotti/ UOL

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O projeto de João Batista Vilanova Artigas (1956) previa uma lateral quase que inteiramente envidraçada, integrando as áreas de convívio e circulação vertical (escadas) da Casa Olga Baeta ao jardim. As esquadrias são de ferro com desenho típico da arquitetura paulista dos anos 1950, mas não são completamente originais. O que seria o terceiro pórtico central de sustentação estrutural da residência foi pensado como um apoio de concreto: Bucci providenciou nova escora, desta vez metálica Leonardo Finotti/ UOL

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Entre duas paredes de concreto aparente, a escada de ligação do térreo com o pavimento superior recebeu iluminação zenital através da claraboia com fechamento em vidro. Desse ângulo é possível visualizar a sala íntima do primeiro andar. A NSN House tem projeto assinado pelo escritório Biselli Katchborian Arquitetos Nelson Kon/ UOL

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O hall de distribuição dos dormitórios no pavimento superior da residência ganhou personalidade com a parede descascada. Na decoração, uma cristaleira -, peça antiga da família - serve para expor a coleção dos mais diversos estilos de vidros de perfume. A residência dos anos 1950 sofreu reforma com projeto do arquiteto Flavio Cunha, no bairro da Liberdade, em São Paulo Levi Mendes Jr./ Divulgação

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A porta principal e a escadaria de madeira no sobrado na Liberdade (em SP) chamaram a atenção dos atuais proprietários que, apaixonados à primeira vista pelo imóvel, o compraram em um estado de degradação avançado. A madeira perobinha do campo, original das escadas e muito resistente e foi tratada. O guarda-corpo (corrimão), também em madeira, havia recebido camadas de esmalte ao longo de décadas demandou insistência com removedor e lixa. O trabalho de "retrofit" é da SET Arquitetura Levi Mendes Jr./ Divulgação

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Os espaços de estar - que também é ocupado pelos jipes - é bastante inusitado, com dois tipos de piso: concreto e pedras locais pintadas de preto. Ao fundo, as paredes do lavabo foram revestidas com chapas litográficas usadas e encimadas pelo banheiro do casal em linhas curvas, no mezanino. Destaque para a escada tipo Santos Dumont, com degraus alternados, que gira 180° Leonardo Finotti/ UOL

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A escada de uma das unidades que liga o piso térreo ao primeiro andar, onde estão a cozinha e a sala de estar. À esquerda, guarda-corpo estrutural e janela basculante e, à direita, panos de vidro com presos por ferragens articuladas (spider glass) têm a função de guarda-corpo e proporcionam transparência ao conjunto. O Vila Aspicuelta foi projetado por Tacoa Arquitetos Leonardo Finotti/ UOL

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As escadas de ligação entre os andares do Vila Aspicuelta, projetado pelo escritório Tacoa Arquitetos, possuem, de um lado, guarda-corpo estrutural de concreto e, de outro, pano de vidro sustentado por ferragens articuladas ("spider glass") Leonardo Finotti/ UOL

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As escadas em concreto têm guarda-corpo estrutural de um lado e de vidro, do outro. Destaque para o pilar entre as unidades que, iluminado, cria um bonito efeito. O Vila Aspicuelta foi projetado pelo escritório Tacoa Arquitetos Leonardo Finotti/ UOL

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O desenho que remete a um ziguezague é resultado das linhas estruturais de concreto que compõem escadas, guarda-corpos, pilares e lajes, além dos blocos drenantes do piso. O Vila Aspicuelta foi projetado pelo escritório Tacoa Arquitetos Leonardo Finotti/ UOL

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A escada que liga o primeiro e o segundo pavimento possui guarda-corpo estrutural de concreto de um lado (à esq.) e vidro sustentado por ferragens articuladas, de outro. No pé da escadaria, a cristaleira amarela foi comprada na Retrô 63. O apê Vila Aspicuelta foi decorado pelos arquitetos Rafael Loschiavo e Veronica Molina Ana Mello/ UOL

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Na face interna da fachada frontal da Casa Pepiguari, em São Paulo, está uma escada de concreto moldada "in loco", engastada por suas extremidades na laje do nível intermediário e no piso da sala de estar. Seus degraus são polidos e resinados. A proposta do arquiteto Marcelo Ferraz é unir as circulações através da fachada: do lado de fora, está uma escada metálica fina, soldada nas placas de aço corten, que vai do nível intermediário ao telhado verde (cobertura) Nelson Kon/ UOL

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Na foto, o interior do bloco contrapeso que abriga a escadaria que vai desde a área de convivência externa (sob o volume suspenso) até o interior da residência, cujos cômodos dividem-se em um pavimento único, distante 2,8 m do terreno. O cimento queimado (simples, ou vermelhão) predomina nos acabamentos. A House in the Air tem arquitetura da TDA, e fica em Luque, no Paraguai Leonardo Finotti/ UOL

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A escada metálica situada entre o bloco dos dormitórios e a piscina foi executada em perfis vazados de aço galvanizado a fogo, o que permite franca passagem de luz natural para os jardins no nível inferior. A Casa de Fim de Semana foi projetada pelo escritório SPBR Arquitetos Nelson Kon/ UOL

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Para propiciar uma atmosfera enigmática ao vão da escada, a reforma comandada por Anna Novaes, da Conseil Brasil, recobriu as paredes com MDF padrão couro, na cor marrom. O revestimento cria contraste interessante em relação aos degraus de madeira clara. O projeto luminotécnico arrematou a proposta com pontos focados em posições estratégicas. A arquiteta ensina que quando um material escuro precisa ser valorizado, "deve ser cercado por materiais claros" Marcelo Scandaroli/ Divulgação

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Atendendo a um pedido do cliente, a decoradora Marília Veiga projetou uma grande marcenaria com armários e nichos que expõem a coleção de barcos dos moradores. O móvel planejado tem iluminação dirigida e fica ao lado da escada que dá acesso ao segundo pavimento da casa Daniel Veiga/Divulgação

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O corredor de entrada se configura como um ambiente especial, que une as duas residências contidas na Casa TN, em Tóquio. Neste triplex, a matrona vive no andar térreo, enquanto o filho ocupa, com sua esposa, os cômodos superiores. O longo corredor lateral foi projetado para ser uma galeria de exposição das gravuras da senhora, distribuídas ao longo de uma enorme parede-empena. Lá de cima, uma claraboia ilumina o espaço com luz natural. O projeto é do arquiteto japonês Tsuyoshi Ando Kai Nakamura/ Divulgação

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Escada de circulação entre pavimentos da Casa TN. Seus degraus, assim, como o piso, são revestidos por eucalipto, madeira que aquece os interiores, principalmente onde paredes estruturais exibem o concreto rústico, moldado com fôrmas de madeira. O projeto é de Tsuyoshi Ando Kai Nakamura/ Divulgação

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No primeiro andar, o hall de escadas para circulação entre os três pavimentos da Casa TN dá acesso a duas entradas para a segunda área social integrada da residência, de uso exclusivo do casal. À esquerda, está o living, e pela direita, através de um corredor com estantes para livros, chega-se à cozinha Kai Nakamura/ Divulgação

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O hall de circulação vertical tem pé direito duplo, a partir do primeiro andar. No terceiro pavimento, o lance de escadas leva ao dormitório do casal. O guarda-corpo desenhado pelo arquiteto Tsuyoshi Ando é executado em chapas de aço que levam pintura esmaltada. Sua geometria é reta e sóbria, resumindo o próprio conceito arquitetônico para a CasaTN, que fica em Tóquio, no Japão Kai Nakamura/ Divulgação

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A escada monumental é um elemento constante nos projetos do arquiteto Aquiles Kílaris. Na casa especialmente criada para o jogador da seleção brasileira Oscar, em Americana (SP), não foi diferente. Da escadaria curva é estruturada em mármore e metal e dela é possível visualizar toda a área de lazer, através das vidraças Leandro Farchi/ Divulgação

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O hall da escada que liga os pavimentos exibe uma coleção de lamparinas pertencentes ao morador. A escada em aço corten (liga de aço, nióbio e cromo, resistente à maresia) entra em sintonia com o cimento queimado aplicado à parede. A cobertura Rio Design Leblon tem projeto de reforma assinado pelo escritório House in Rio Júlio César Guimarães/ UOL

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A circulação vertical entre o térreo e os dois pisos superiores é um eixo único determinado pela escada caracol de feitio leve e metálico, que contribui para a composição de um átrio aberto e integrado, dedicado à convivência. Os degraus são feitos de carvalho tratado e dão continuidade ao piso que reveste toda a residência. A casa N, na Rússia, teve reforma projetada pelo escritório alemão 4a Architekten Dmitry Chebanenko/ Divulgação

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Na casa N, em Moscou (Rússia) há um eixo de circulação vertical que vai desde a sala de estar, no térreo, até os pavimentos superiores e ao subsolo. Para o acesso aos pisos mais altos, a escada-caracol metálica tem uma estrutura aberta que não interfere como divisória entre os ambientes da ampla sala (foto), que também possui um canto (à esq.) aquecido pela lareira (Brunner) Dmitry Chebanenko/ Divulgação

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A escada-caracol liga a sala de estar ao hall da suíte, instalado no mezanino do primeiro andar. O guarda-corpo estruturado em metal tem acabamento em carvalho (corrimão), o que cria uma continuidade em relação ao piso e aos degraus. O mezanino serve como elemento de integração entre a área privativa do casal e o exterior da casa N, devassado pela enorme fachada de vidro. O projeto de reforma desta residência russa é do escritório alemão 4a Architekten Dmitry Chebanenko/ Divulgação

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O eixo vertical de circulação não se dá apenas entre salas de convivência - estar, jantar e cozinha integrados - e os dormitórios distribuídos nos dois pavimentos superiores. Ele persiste em direção ao sótão, através de uma abertura no piso que abriga um lance sinuoso e fechado de escadas. A abertura é protegida por um guarda-corpo transparente, feito de vidro, que não limita a visão para os que observam e utilizam as salas do térreo Dmitry Chebanenko/ Divulgação

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O eixo vertical de circulação não se dá apenas entre salas de convivência - estar, jantar e cozinha integrados - e os dormitórios distribuídos nos dois pavimentos superiores. Ele persiste em direção ao sótão, através de uma abertura no piso que abriga um lance sinuoso e fechado de escadas. A abertura é protegida por um guarda-corpo transparente, feito de vidro, que não limita a visão para os que observam e utilizam as salas do térreo Dmitry Chebanenko/ Divulgação

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A galeria de circulação entre os dormitórios foi aproveitada como biblioteca da família. Piso e forro em madeira contrastam com o vigamento metálico. A Casa Bacopari tem projeto arquitetônico assinado pelo Grupo Una Leonardo Finotti/ UOL

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Paredes com textura "rugosa" e pintura acobreada se alinham ao teto branco com rebaixo que embute a iluminação. O espaço é assinado por Sandy Fontoura e Tassia Tobji. A mostra Morar Mais por Menos Campo Grande segue em cartaz até dia 15 de dezembro de 2013, no Rádio Clube Cidade - Rua Padre João Crippa, 1280, na capital sul-mato-grossense Gilson Barbosa/ Divulgação

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A casa M.A.N. se desenvolve a partir de uma circulação vertical e central entre os pavimentos térreo e superior, sobre o platô natural do terreno. O formato em "T" da implantação faz com que todos os ambientes nos dois pavimentos estejam diretamente ligados a essas escadas, recebendo iluminação natural dramática através da enorme claraboia posicionada sobre as escadas e o pátio interno. A arquitetura é do escritório Gálvez & Marton Leonardo Finotti/ UOL

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No Living da Família, criado por Paola Ribeiro,o espaço embaixo da escada ganhou marcenaria sob medida para acomodar livros e objetos de decoração. A 23ª edição da Casa Cor Rio segue até 18 de novembro de 2013, na Av. dos Flamboyants, 500, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. Outras informações: www.casacor.com.br/riodejaneiro Divulgação

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A arquitetura da NA House revela recortes ortogonais - o contorno do piso no mezanino, o jogo entre as aberturas de claraboia, janelas e portas em variados tamanhos e a inclinação do telhado - que produzem a sensação de níveis diversos de profundidade. Os madeiramentos no piso do corredor térreo, nas escadas e no último pavimento se diferenciam não só pela coloração e pelo tratamento da madeira, como também pela orientação dos tacos e pelo próprio design. A arquitetura é do japonês Tsuyoshi Ando Jun Ota/ Divulgação

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As assinaturas de Roberto Burle Marx e de Aldo Bonadei, nos quadros que decoram a parede da escada da entrada, enobrecem a ambientação do apartamento com reforma projetada pelo designer de interiores Oscar Mikail. Na residência, quadros, esculturas e móveis antigos convivem em harmonia com peças contemporâneas Thiago Travesso/ Divulgação

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O MACh Arquitetos projetou uma escada-rampa para a circulação vertical entre pavimentos da Casa Galeria. O elemento tem formato híbrido e seus degraus são largos e com pouca inclinação, para que o percurso seja mais alongado e lento. Ao mesmo tempo em que colabora com acessibilidade, permite fruir o caminho e apreciar algumas obras de arte em exibição. O corrimão, assim como piso, é feito de peroba mica. Um rasgo no forro, para a claraboia, banha a circulação com luz natural Gabriel Castro/ Divulgação

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Na circulação com escada-rampa é possível observar a lona de caminhão esticada - "Sílvio Santos" -, assinada por Martha Neves (à esq.). À frentre, uma "Black Flag", de Robert Longo, e - à direita - está uma obra de Hélio Oiticica. O projeto da Casa Galeria é do escritório MACh Arquitetos Gabriel Castro/ Divulgação

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Na extremidade oposta ao quarto do casal, no corredor dos dormitórios, há uma porta de saída para o terraço triangular. A porta branca laqueada (à esq.) conduz ao estar íntimo com: copa, espaço de TV e convivência para a família. Na parede esquerda, desenhos de Nuno Ramos. À direita, relevo e pintura sobre borracha sintética, de Hilton Berredo. O projeto da Casa Galeria é do escritório MACh Arquitetos Gabriel Castro/ Divulgação

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A escada de acesso ao pavimento superior é um dos destaques da Casa Urbana, projetada pela arquiteta Paula Bittar. Para não ocupar espaço no living e permitir que as pessoas passassem por baixo da estrutura, a profissional colocou o patamar para fora da casa, envolto por uma caixa de vidro (foto). A estrutura da escada, vista de frente e através da vidraça, revela a mescla as madeiras de demolição peroba e canela na composição dos degraus Sergio Scripilliti/ Divulgação

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O Escritório do Publicitário, criado por Nildo Moro e Rafael Simonazzi, tem caratrerísticas descontraídas: a mistura de cores, a profusão de objetos e a incorporação de elementos divertidos - como a árvore (ao centro) e a mesa de sinuca (sob o mezanino). A 18ª edição da Casa Cor Espírito Santo fica em cartaz até 17 de setembro de 2013, no Boulevard Shopping Vila Velha (Rodovia do Sol, 5.000, Itaparica, Vila Velha (ES)). Outras informações: www.casacor.com.br/espiritosanto Sagrilo/ Divulgação

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Com três níveis de piso, as escadas de acesso têm acabamento em cimento queimado e não possuem corrimãos ou guarda-corpos. No piso da Casa dos Pástio projetada pelo escritório AR Arquitetos, em São Paulo, o assoalho é de perobinha Leonardo Finotti/ UOL

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Para transformar os dois apartamentos em um dúplex, projeto de autoria da arquiteta Izabela Lessa, foi preciso quebrar uma laje para implantar a escada que fica de frente à fachada de vidro. Por estar presa à parede por fixadores imperceptíveis, fica uma sensação de que a estrutura flutua MCA Estúdio/ Divulgação

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No corredor de acesso às suítes de um apartamento, o arquiteto Luis Navarro idealizou um roupeiro de um lado e do outro pendurou quadros. Repare que painéis desconexos em alto e baixo relevo, destacados pela iluminação, dão movimento e textura ao ambiente. Como os puxadores são embutidos, o trabalho surpreende as pessoas Divulgação

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Um lance de escadas revestidas de madeira peroba mica (assim como todo o piso da área íntima) conduz aos dormitórios, no bloco inferior da Casa PL. O guarda-corpo é em vidro laminado e o forro tem acabamento liso em concreto aparente. O projeto é de Fernando Maculan e Pedro Morais Leonardo Finotti/ Divulgação

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Para melhor aproveitamento da área, toda a circulação horizontal e vertical foi projetada no mesmo espaço, no centro da casa. Quem assina o projeto da casa de montanha no bairro Itaipava, em Petrópolis (RJ), é a arquiteta Flávia Quintanilha Leonardo Finotti/ Divulgação

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Vista do corredor de circulação dos dormitórios, no piso superior, com escada de acesso à cobertura, onde está o reservatório de água. A Casa Maracanã tem projeto arquitetônico assinado pelo escritório Terra e Tuma Pedro Kok/ Divulgação

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Para dar a sensação que o pé-direito é mais alto, foram retirados os rodapés das paredes. A iluminação do teto limita-se ao lustre sobre a bancada da cozinha e ao plafon próximo aos armários do quarto, peças - respectivamente - datadas dos anos 1960 e 70. Os interiores do duplex na Alameda Campinas são assinados pelo arquiteto Maurício Arruda Fran Parente/ Divulgação

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A viga central da escada é um tubo metálico que foi recheada com concreto, para evitar vibrações, e como os degraus são fôrmas metálicas preenchidas por cimento queimado branco, não fazem barulho. A escada leva pintura automotiva e cobre um espelho d'água com fundo de seixos. A arquitetura e os interiores são de autoria do arquiteto Flavio Castro Marcelo Scandaroli/ Divulgação

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À noite, a iluminação do espelho d'água, subaquática e azul, se destaca.Os seixos rolados são de rio e a água circula por um filtro que fica submerso, instalado por baixo das pedras. A casa Acapulco conta com projetos de arquitetura, interiores, paisagismo e luminotécnico assinados pelo arquiteto Flavio Castro Marcelo Scandaroli/ Divulgação

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A dupla de arquitetos Samy e Ricky Dayan opta por dar um aspecto artístico às portas principais das casas que projetam e usam textura ou revestimentos especiais para criar um efeito cênico. O modelo da foto, pivotante em peroba de demolição, foi executado pela Marcenaria JSS (11 4186-6923) | Consulte o fornecedor para outras informações Divulgação

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A porta de entrada, projetada pelo arquiteto Rogério Perez, é estruturada em folha dupla de madeira laqueda branca e possui abertura central com puxador circular continuo. O produto pode ser adquirido na Marcenaria Fega Design (www.fegadesign.com.br). | Consulte o fornecedor para outras informações Divulgação

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Do pavimento inferior, onde está a área social e de lazer, a escada leva ao piso térreo ocupado por quatro suítes e a sala íntima. Outra escada conduz ao superior, pavimento reservado à suíte master do casal, com closet e estúdio. A residência Iporanga foi projetada pelos profissionais do escritório Ximenes Leite Arquitetura em parceria com o arquiteto Mario Biselli Leonardo Finotti/ Divulgação

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O desnível entre a rua e o pavimento térreo da residência é vencido por uma escada ladeada pela vegetação e pelo muro de pedras. A Casa do Moinho tem projeto da arquiteta Nora Queiroz Leonardo Finotti/ Divulgação

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Detalhe da escada em dois lances, executada em concreto. A Casa do Moinho foi projetada pela arquiteta Nora de Queiroz Leonardo Finotti/ Divulgação

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A escada em dois lances foi executada em concreto e tem corrimão metálico. À esquerda, o vão dá acesso ao lavabo e à cozinha da Casa do Moinho, projetada pela arquiteta Nora de Queiroz Leonardo Finotti/ Divulgação

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A escada está presa por tirantes à viga metálica do último pavimento. Seus lances, junto à entrada principal da casa AM ? com projeto de Monica Drucker -, formam um eixo principal de circulação entre os três patamares superiores, ao mesmo tempo que possibilitam a passagem da luz do sol vespertino (mais quente) desde a fachada frontal até os fundos da residência. O guarda-corpo em vidro laminado (20mm) fica embutido na estrutura metálica da própria escada Leonardo Finotti/ Divulgação

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A escada está presa por tirantes à viga metálica do último pavimento. Seus lances, junto à entrada principal da casa AM ? com projeto de Monica Drucker -, formam um eixo principal de circulação entre os três patamares superiores, ao mesmo tempo que possibilitam a passagem da luz do sol vespertino (mais quente) desde a fachada frontal até os fundos da residência. O guarda-corpo em vidro laminado (20mm) fica embutido na estrutura metálica da própria escada Leonardo Finotti/ Divulgação

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Fachada principal da casa em Barueri (SP) tem projeto arquitetônico assinado por Glorinha Batista e decoração pensada pela designer de interiores Giseli Koraicho Alexandre Dotta/ Divulgação

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O guarda-corpo de vidro e metal dá amparo aos degraus de madeira da escada que leva ao piso superior da casa em Barueri (SP), decorada por Giseli Koraicho. Atente para as luzes direcionais à altura do passo que iluminam o caminho dos usuários Alexandre Dotta/ Divulgação

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O living principal da residência é um espaço contínuo que evolui em espiral (de baixo para cima, pela escada à direita), partindo da cozinha e seguindo em direção às salas de jantar e estar, à convivência da família (em um pavimento intermediário), ao estúdio e ao corredor dos dormitórios (no pavimento superior). A dinâmica da circulação determina, também, um aumento da privacidade à medida que o térreo se distancia. A View House foi projetada por Diego Arraigada, Mark Lee e Sharon Johnston Leonardo Finotti/ UOL

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Na escada que dá acesso ao andar superior, uma coleção de fotos de família foi instalada na extensão de uma das paredes. A Casa do Arquiteto tem projeto de reforma assinado por Marcelo Rosenbaum Leonardo Finotti/ UOL

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A escada que dá acesso ao pavimento íntimo funciona como elemento escultural: o corrimão original, de ferro, foi substituído por um guarda-corpo de vidro (Guardian) e balizadores auxiliam na iluminação. O diferencial, porém, é o vermelho intenso aplicado a uma das paredes. O projeto de interiores da Casa no Alto de Pinheiros é assinado por Marília Veiga Divulgação

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A entrada social da casa NB, em Nova Lima (MG), se faz por uma grande porta de metal. A construção foi implantada na parte mais alta do terreno em declive, com 1.300 m². O projeto é dos Arquitetos Associados, de Belo Horizonte Leonardo Finotti/ UOL

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Na foto, uma das escadas de acesso ao pavimento principal da casa NB, em Nova Lima (MG). Com estrutura de metal, a escadaria ganhou paisagismo sob si - com bromélias - e é ladeada por um pano de vidro (à dir.) e uma parede revestida por canjiquinha, à esquerda. O projeto é assinado por Alexandre Brasil e Paula Zasnicoff, do escritório Arquitetos Associados Leonardo Finotti/ UOL

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Assim como para a escada de acesso principal, a escadaria secundária que liga a garagem ao volume social da casa é iluminada naturalmente pelas aberturas zenitais da laje "cubeta", nervurada e dotada de orifícios cúbicos conseguidos através de formas com 90 cm de lado. O projeto da residência em Nova Lima (MG) é assinado por Alexandre Brasil e Paula Zasnicoff, do escritório Arquitetos Associados Leonardo Finotti/ UOL

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Vista de cima, a rampa-escada desnuda seus degraus de grande largura feitos com madeira. O material contrasta com o concreto e o vidro abundantes na Casa Valinhos, assinada por Ruy Ohtake. No térreo, o lounge despojado ganhou piso de resina vermelho PU Durocolor aplicado de forma orgânica Daniel Ducci/ UOL

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Antes da reforma, a edícula já existia - térrea - e era utilizada como escritório e área de serviço. Este volume de grossas paredes de alvenaria - 30 cm de espessura -, aos fundos do terreno, não exigiu reforço estrutural metálico, mas, nas laterais, recebeu pilares de concreto que sustentariam um novo pavimento acima do escritório. A reforma da Casa Cayowaa é assinada por Francisco Spadoni Tiago Andrade/ Divulgação

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No Residencial Vila Maida, as escadas que seguem para pavimentos superiores são estruturadas em aço, com degraus feitos de chapa metálica, preenchida com concreto e finalizada com cimento queimado. O projeto arquitetônico da "vilinha" é da arquiteta Maristela Faccioli MOS/ Divulgação

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Vista a partir da escada de ligação entre os pavimentos, o amplo ambiente de estar é todo integrado. A casa de Gerry Agosta e Lisa Moresco, em San Francisco, teve de ser reconstruída depois de um incêndio Matthew Millman/The New York Times

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Escada com revestimento de madeira e corrimão curvo de madeira, do sobrado em Pinheiros, reformado pela arquiteta Ana Sawaia Fabiano Cerchiari/UOL

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Escada com revestimento de madeira e corrimão curvo de madeira, do sobrado em Pinheiros, reformado pela arquiteta Ana Sawaia Fabiano Cerchiari/UOL

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Escada de madeira, que leva ao pavimento dos dormitórios ( inferior), fica localizada na lateral da casa projetada por Bruno Santa Cecília, em Nova Lima (MG). Destaque para a estrutura de concreto e os tijolos aparentes (à esq.) Leonardo Finotti/UOL

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Fachada lateral da casa, onde fica a escada que leva ao pavimento inferior, dos dormitórios. A estrutura de concreto e os tijolos são aparentes na proposta arquitetônica de Bruno Santa Cecília Leonardo Finotti/UOL

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Construída em cinco diferentes níveis, a "Casa Torcida", de autoria do SPG Architects, recebeu a maioria dos materiais de acabamento de fornecedores locais. O projeto fica na Península de Osa, Costa Rica, encravado no terreno acidentado de um bosque tropical úmido Charles Lindsay/Divulgação

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Pé-direito alto e ausência de paredes, uma das premissas do projeto de Mareines + Patalano, são essenciais para promover a circulação livre da brisa do mar, que resfria a casa Folha mesmo em um clima cálido e úmido como o de Angra dos Reis Leonardo Finotti/UOL

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O órgão pertencia à igreja transformada em residência pelos holandeses do Zecc Architecten e permaneceu intacto, como um dos elementos que trazem toque especial de tradição à paginação contemporânea Cornbread Works

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Circulação das lojas projetada por Julianne Franca e Symone Franca. A mostra Morar Mais por Menos abre suas portas em 26 de outubro de 2011, na Casa do Candango, na 603 Sul, em Brasília. A exposição, que fica em cartaz até 04 de dezembro, tem lugar na cidade desde 2007. Na edição deste ano são 35 ambientes que oferecem soluções para o décor que "cabem no bolso". Os ingressos custam R$ 30. Mais informações no site do evento ou pelo telefone (61) 3242-4789 Haruo Mikami/ Divulgação

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O paisagismo interno, de Maria João D'Orey, é parte essencial da composição despojada da casa de campo, e complementa o uso combinado da pedra e da madeira de demolição. O projeto arquitetônico é de Erick Figueira Divulgação

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A passarela da casa em Bragança Paulista (SP), desenhada por Erick Figuiera, tem fechamento lateral de esquadrias de correr de madeira (da Mado); ao fundo aparece a sala íntima que faz a distribuição para as quatro suítes que formam esse bloco Divulgação

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O hall central articula toda a distribuição dos setores da residência. O espaço concentra o acesso principal, a escada que leva ao piso superior e tem à sua direita o ambiente de jantar e as áreas de serviço e, à esquerda, os ambientes e estar, que se encontram na área externa de lazer. Com paisagismo de Maria João D'Orey, a casa tem projeto arquitetônico de Erick Figueiredo Divulgação

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Escalera del Ángel (escada) criada por Katherine Rahal. A Casa Cor Chile estreia no Santiago Paperchase Club, um centro de equitação da capital Santiago. São mais de 50 ambientes e 45 dias de mostra, de 08 de outubro a 20 de novembro de 2011. Mais informações, no site do evento Divulgação

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Pasillo Temático (corredor) assinado por Mónica Michaely. A Casa Cor Chile estreia no Santiago Paperchase Club, um centro de equitação da capital Santiago. São mais de 50 ambientes e 45 dias de mostra, de 08 de outubro a 20 de novembro de 2011. Mais informações, no site do evento Divulgação

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Escada "com vista para o Mar de Iracema" assinada pelos arquitetos Lisi Freitas, Josafá Neto e Zaíra Coelho. A Casa Cor Ceará chega a sua 13ª edição. A mostra fica em cartaz de 06 de outubro a 22 de novembro de 2011 em uma construção do século 19, na praia de Iracema, em Fortaleza. Além da área oferecida pelo edifício antigo, a exposição conta com 180m² da "Casa do Futuro", um anexo de estruturas metálicas. A casa Cor Ceará funciona de terça a domingo, das 16h às 22h. Os ingressos custam, em média, R$ 34. Mais informações, no site do evento Divulgação

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Escada "com vista para o Mar de Iracema" assinada pelos arquitetos Lisi Freitas, Josafá Neto e Zaíra Coelho. A Casa Cor Ceará chega a sua 13ª edição. A mostra fica em cartaz de 06 de outubro a 22 de novembro de 2011 em uma construção do século 19, na praia de Iracema, em Fortaleza. Além da área oferecida pelo edifício antigo, a exposição conta com 180m² da "Casa do Futuro", um anexo de estruturas metálicas. A casa Cor Ceará funciona de terça a domingo, das 16h às 22h. Os ingressos custam, em média, R$ 34. Mais informações, no site do evento Divulgação

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Escada, circulação e lobby do condomínio projetados pelas designers de interiores Emilia Porto e Albaniza Cunha. A Casa Cor Ceará chega a sua 13ª edição. A mostra fica em cartaz de 06 de outubro a 22 de novembro de 2011 em uma construção do século 19, na praia de Iracema, em Fortaleza. Além da área oferecida pelo edifício antigo, a exposição conta com 180m² da "Casa do Futuro", um anexo de estruturas metálicas. A casa Cor Ceará funciona de terça a domingo, das 16h às 22h. Os ingressos custam, em média, R$ 34. Mais informações, no site do evento Divulgação

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Escada e área de circulação assinados por Mônica Becker. A mostra Morar Mais Por Menos fica em cartaz de 06 de outubro à 15 de novembro de 2011, na Rua Kellers, 520, em Curitiba, Paraná. A exposição de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo tem como tema o consumo consciente e a sustentabilidade. Nessa linha, o evento incentiva o uso da bicicleta como forma de diminuir o impacto ambiental causado pela utilização de carros, bem como propõe o emprego de materiais "reutilizados" em móveis e objetos. São 58 ambientes "que cabem no bolso", projetados por mais de 90 profissionais. Os ingressos custam R$ 24, em média. Mais informações no site da Morar Mais Divulgação

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Champanheria pensada pelos arquitetos Bernardo Schor e Rogerio Antunes. A 21ª edição da Casa Cor Rio tem lugar no Palacete Linneo de Paula Machado, em Botafogo. O prédio do século 19, em estilo renascentista francês, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e teve seu telhado em ardósia, vitrais, pisos em parquê, colunas e azulejos restaurados pela equipe da Casa Cor Rio. A mostra fica em cartaz de 04 de outubro à 16 de novembro de 2011 e reúne 86 profissionais e 54 ambientes. Os ingressos custam, em média, R$ 35. Mais informações no site do evento Divulgação

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No interior, onde predomina a cor branca, uma escada de estrutura metálica com degraus de madeira (cumaru, da Madeireira Vitória) une os dois pavimentos. Na circulação social do térreo, luminárias desenhadas pelo arquiteto André Luque aparecem embutidas nos pilares metálicos, proporcionando uma agradável luz indireta Tarso Figueira / Divulgação

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Escada em curva que liga internamente os dois pavimentos da casa Holman, em Sydney, obra de Durbach Block Jaggers Architects. Os piso e espelhos de madeira da escada incrustam-se na alvenaria e integram-se perfeitamente ao revestimento da parede e do piso Peter Bennetts / Divulgação

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Entrada principal no segundo pavimento da casa Holman, em Sydney, na Australia, com paredes brancas e piso de assoalho de madeira. As guarnições e os batentes das portas são na cor preta John Gollings / Divulgação

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A reforma manteve a escada no mesmo local definido pela plana original, mas modificou totalmente seu desenho, tornando-a ponto de atração do living Kátia Kuwabara / UOL

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A reforma manteve a escada no mesmo local definido pela plana original, mas modificou totalmente seu desenho, tornando-a ponto de atração do living Kátia Kuwabara / UOL

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A escada tornou-se o ponto alto do projeto e envolveu vários fornecedores para sua viabilização. O totem central é de vidro serigrafado preto e centraliza todos os esforços estruturais dos módulos de degraus, de estrutura metálica revestida de cumarú em 1/2 esquadria, executados pelo marceneiro. Corrimão e parapeito são de aço escovado e vidro laminado 10 mm Kátia Kuwabara / UOL

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O projeto procurou trazer leveza à escada e torná-la um ponto de atração do apartamento, como uma escultura. Estrutura metálica, calculada pelo engenheiro Furuta Kawasaki. Vidros, da Âmbar Vidros; aço escovado, da Perfect Inox Kátia Kuwabara / UOL

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A escada original do apartamento foi substituída por esta de vidro, madeira e metal, que se destaca como um escultura no living Kátia Kuwabara / UOL

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O aço escovado e o vidro, presentes na escada e na cozinha enfatizam o estilo contemporâneo do living Kátia Kuwabara / UOL

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A reforma manteve a escada no mesmo local definido pela plana original, mas modificou totalmente seu desenho, tornando-a ponto de atração do living Kátia Kuwabara / UOL

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Guto Requena apostou em cores intensas para transformar um apartamento-padrão em um espaço contemporâneo. O corredor, por exemplo, recebeu um tom profundo de marrom, da Suvinil Marcelo Magnani / Divulgação

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Sob o alto pé-direito, todos os espaços estão demarcados apenas pelos desníveis. A escada de concreto aparente com pisada de tábuas de madeira une os dois pavimentos. Na cozinha, o branco do mobiliário contrasta com o preto dos tampos de granito negro (da Pirâmide). Casa na Granja Viana, zona sul de São Paulo, projetada por Gilberto Belleza Fran Parente / UOL

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A circulação íntima da casa na Granja Viana, zona sul de São Paulo, projeto do arquiteto Gilberto Belleza. Com iluminação natural proporcionada pelo painel de blocos de vidro Fran Parente / UOL

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O projeto do arquiteto Benjamin Garcia Saxe, foi construído com dois contêineres reciclados. Entre as caixas foi deixado um espaço de cerca de 2 m, suficiente para instalar uma cobertura intermediaria permeada por janelas que permitem o resfriamento das coberturas e a livre ventilação ao longo de toda a moradia Andrés García Lachner/Divulgação

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Grande parte dos pisos internos da casa "Entre Árboles", de Javier Muñoz Menéndez, em Yucatán, no México, é de concreto preparado a partir de uma técnica tradicional maia que substitui a água por uma espécie de chá feito com o miolo do tronco da árvore chucum (Pithecolobium albicans) Rolando Córdoba / Divulgação

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Na casa projetada por Biselli Katchborian Arquitetos na praia e Guaecá, em São Sebastião (SP), farta iluminação penetra não apenas pelas grandes vidraças frontais, mas também por uma abertura na cobertura, na junção entre os dois blocos que compõem o volume da casa Nelson Kon / Divulgação

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No piso superior da casa em São Sebastião, de Biselli Katchborian Arquitetos, grandes painéis fixos de vidro levam luz natural aos ambientes, ligados por escada metálica ao núcleo da casa: o estar, no piso térreo. Nelson Kon / Divulgação

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Na transformação da antiga igreja em Utrecht, na Holanda, em residência, o mezanino foi recortado e incorporou novos acessos, como a escada com piso de madeira que leva à sala de estar. Todas as paredes foram pintadas de branco, inclusive o teto com seus arcos. Uma passarela une o mezanino ao antigo coro, na porção frontal da igreja e obras de arte contemporâneas pontuam algumas paredes. O trabalho de adaptação do templo em moradia é do escritório de arquitetura holandês Zecc Architecten Frank Hanswijk / UOL

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Na transformação da antiga igreja em Utrecht, na Holanda, em residência, o mezanino foi recortado e incorporou novos acessos, como a escada com piso de madeira que leva à sala de estar. Todas as paredes foram pintadas de branco, inclusive o teto com seus arcos. O trabalho de adaptação do templo em moradia é do escritório de arquitetura holandês Zecc Architecten Frank Hanswijk / UOL

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Na transformação da antiga igreja em Utrecht, na Holanda, em residência, o mezanino foi recortado e incorporou novos acessos, como a escada com piso de madeira que leva à sala de estar. Todas as paredes foram pintadas de branco, inclusive o teto com seus arcos. Um corredor atravessa o corpo central e une o hall de entrada a sala de jantar, ao fundo. O trabalho de adaptação do templo em moradia é do escritório de arquitetura holandês Zecc Architecten Frank Hanswijk / UOL

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A partir do hall de entrada, entre os antigos pilares restaurados da antiga igreja transformada em residência, é possível avistar um pequeno estar com mobiliário contemporâneo, o mezanino branco sobre o qual se organiza uma sala de estar e, ao fundo do corredor, o antigo altar da igreja. O piso de madeira no térreo foi mantido e todo restaurado. O trabalho de adaptação do templo em moradia é do escritório de arquitetura holandês Zecc Architecten Frank Hanswijk / UOL

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Na transformação da antiga igreja em Utrecht, na Holanda, em residência, o mezanino foi recortado e recebeu guarda-corpo de vidro. Todas as paredes foram pintadas de branco, inclusive o teto com seus arcos. Á direita, uma das obras de arte contemporâneas da nova residência, forte contraponto a antiga religiosidade do local. O trabalho de adaptação do templo em moradia é do escritório de arquitetura holandês Zecc Architecten Frank Hanswijk / UOL

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Bar e Estar Íntimo criado por Viviane Loyola para a 18ª edição da Casa Cor Paraná, aberta ao público de 10 de junho a 19 de julho de 2011, em Curitiba Heuler Andrey/UOL

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Brunete Faccaroli ocupa o vão deixado pela bow window (janela arredondada) para incluir o bar pintado em cor cítrica e decorado com poltronas de design forradas em tecido da mesma cor do usado nas cortinas em tecido transparente Tuca Reinés / Divulgação

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Onde havia um armário embutido, acoplou-se o bar, que ganhou cor com o acabamento de laca verde e luz com a instalação de lâmpadas halógenas embutidas na marcenaria Divulgação

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De grande efeito cenográfico, as cortinas se destacam nesse espaço. Em veludo cotelê marrom, fazem o fechamento do closet e, em gaze de linho branca, pendem sobre a janela do ambiente, também utilizado como home-office. Iluminação pontual da Reka Fernanda Petelinkar / Divulgação

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A varanda, coberta em parte pela ponta do volume do piso superior, está protegida dos ventos fortes da região Cristobal Valdés / Divulgação

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Disposta em diagonal, a escada de madeira com corrimão é o maior destaque da parte interna da casa. As transparências deixam o papel de protagonista para a vista para o entorno Cristobal Valdés / Divulgação

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Foto mostra a escada que dá acesso ao pavimento que comporta todos os cômodos íntimos e sociais da casa SALC. A solução para o terreno em aclive foi o nivelamento via pilotis e o aproveitamento do espaço sob o bloco construtivo para a acomodação da garagem e das dependências de serviço Bebete Viégas/Divulgação

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O escritório foi acomodado em uma área de passagem e tem uma bancada voltada ao pátio interno da casa. A luz entra pela parede de cobogós, escolhidos como alternativa ao painel de vidro e que oferece luz "filtrada" ao ambiente Bebete Viégas/Divulgação

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Outro ângulo da escada de onde é possível observar o teto com vigas e lambris do telhado pintados de branco. A abertura protegida por vidro permite a passagem de luz natural, que ilumina todo o vão da escada Alain Brugier / Divulgação

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A escada metálica teve as pisadas revestidas com a mesma madeira que forma o piso do pavimento térreo do loft. Sob ela, um aparador laqueado de amarelo serve como bar. A peça foi desenhada pelo arquiteto Diego Revollo Alain Brugier/Divulgação

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O aparador de madeira laqueada de amarelo brilhante foi desenhado por Diego Revollo. A peça funciona como bar e demarca a entrada do apartamento (a porta principal está à direita do móvel). As portas guardam copos, bebidas e utensílios de bar Alain Brugier/Divulgação

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Detalhe da entrada social, com espelho d'água sob a escada. Parede e piso receberam revestimento de pedra são tomé. Porta, escada e forro em madeira cumaru Fran Parente/UOL

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Pérgula de madeira e vidro implantada sobre a escada leva luz ao interior. Fechamentos em vidro propiciam a integração do interior com o entorno verde Fran Parente/UOL

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A casa de veraneio ganha ares pop com as intervenções aplicadas nos degraus da escada que dá acesso ao piso superior da construção Divulgação

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Do outro lado da escada, a sala de jantar tem a mesa Saarinen, desenho de Eero Saarinen, cadeiras Brno, outro clássico de Mies van der Rohe, e persianas de dobrar da Uniflex Patricia Cardoso / Divulgação

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A escada metálica branca interliga os três andares da casa. Junto à escada, cadeiras Bertoia, desenho de Harry Bertoia, e exemplar da mesa Saarinen, de Eero Saarinen. Mais afastados, poltrona e banco Barcelona, criação de Mies van der Rohe. Piso de madeira fornecido pela Indusparquet Patricia Cardoso / Divulgação

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Um rasgo na antiga laje de cobertura -hoje piso do pavimento superior- abre caminho para a escada metálica que leva ao novo andar, onde ficam a suíte principal e ambientes de estar Leonardo Finotti / UOL

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O volume do closet e do banheiro trabalha como separador de ambientes e forma um corredor que leva ao espaço reservado à suíte principal. O corredor, a norte do volume superior, é iluminado por amplas janelas. Para controlar a entrada de luz, foram colocadas cortinas de enrolar da Luxaflex Mathias Klotz / Divulgação

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Espaço de estar e hall de escada da Casa Estúdio do arquiteto chileno Mathias Klotz, em Santiago Mathias Klotz / Divulgação

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A escada foi executada com aço corten e madeira, mesmos materiais usados nas estantes-divisórias. A chaise é um modelo de 1965 assinado por Olivier Mourgue; o banco de madeira Bandeirola, de 2000, é design de Ivan Rezende. Todo o piso do andar inferior foi feito com placas pré-moldadas de concreto branco, de um metro por um metro, da Solarium Fran Parente / UOL

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Opostas à porta de entrada social, ficam as grandes janelas protegidas com persianas. As aberturas ocupam todo o pé-direito duplo, que ultrapassa 6,30 m. O vão entre os dois níveis, aberto para instalação da escada, distribui luz natural para todo o apartamento Fran Parente / UOL

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A circulação no andar superior será área de estudo para as crianças. Sobre as portas, a janela alta e extensa deixa passar a luz natural proveniente dos dormitórios. O piso é de cumaru Fran Parente / UOL

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Localizada à esquerda do corredor de dormitórios, a sala íntima apresenta trabalho de Fabio Flaks, composto por ladrilhos hidráulicos de 20 cm por 20 cm, exclusivos; a textura da composição varia em densidade ao longo do painel, que se estende até a janela Fran Parente / UOL

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Rampa de circulação acompanha o suave aclive do terreno. Situada no eixo da porta de entrada, leva à área íntima. Esquadrias da Grad Art Nelson Kon / UOL

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Sobre o bufê do designer italiano Giuseppe Scapinelli, conjunto de cerâmica dos anos de 1960, castiçais dinamarqueses e coleção de vidros comprados do acervo da antiga proprietária Marco Pinto / Divulgação

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Escada metálica com degraus em madeira. Em apenas um lance, mas com patamar intermediário para descanso. A escada fica na casa Schaeffer-Novelli, em São Paulo (SP), e é assinada pela Nave Arquitetura Nelson Kon/UOL

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O muro em pedra rachão conduz o corredor de distribuição. Para garantir luz natural, aberturas estratégicas Gui Morelli/Divulgação

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A escadaria dá acesso à casa, que foi organizada sob cobertura contínua de 81 m de comprimento e 12,20 m de largura. Painéis de concreto com grandes aberturas marcam o início e o fim do pórtico da cobertura Jomar Bragança / Divulgação

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Na escada que leva aos dormitórios foi usado granito cinza andorinha, e no painel vertical do hall, madeira peroba mica Nelson Kon / UOL

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Escada helicoidal na Residência Olivo Gomes (1949), de Rino Levi, em São José dos Campos (SP) Nelson Kon / UOL

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Escada helicoidal na Residência Olivo Gomes (1949), de Rino Levi, em São José dos Campos (SP) Nelson Kon / UOL

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Vista da passarela de ligação entre o bloco social e o íntimo da casa. A cor vermelha e o paisagismo conferem calor e o clima despojado da obra Tarso Figueira / Divulgação

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Escada une a sala de estar à varanda-mirante, no bloco de frente para o mar. As instalações foram deixadas à vista, engastadas na laje de cobertura Nelson Kon / UOL

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Sobre o bar composto pelas bandejas de prata herdadas da família, luminária Tolomeu da La Lampe Fran Parente

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O projeto aproveitou o vão atrás do móvel da cama para colocar os armários do closet, bem iluminado pela luz do sol que entra pelas janelas. Madeira (cumaru) foi aplicada no piso do corredor para aquecer o espaço Romulo Fialdini / Divulgação

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De concreto armado, o corredor que liga a porta de entrada, localizada em um celeiro distante 22 metros da construção, e a casa propriamente dita é subterrâneo, mas nem por isso deixa de ter seu receber luz solar Iwan Baan/UOL

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A escada recebe iluminação zenital a partir da abertura de uma claraboia com fechamento em policarbonato fosco e translúcido Fran Parente / UOL

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O hall da escada exibe os tijolos originais da construção que receberam tratamento de impermeabilização e pintura branca. O contraste fica por conta do piso laminado Durafloor linha Studio, padrão Carvalho Antigo. Destaque para a nostalgia da cadeira que foi herdada da família há cerca de 40 anos, com estrutura de ferro e braços de jacarandá, revestida em jacquard cinza e preto. O vaso de chão com galhos de laranjeira complementa a decoração Fran Parente / UOL

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Escada de madeira em ripas com aplicação direta na parede em perfis de metal comporta mesa de apoio sob seus degraus. Ao lado, cozinha americana em azul e branco com armários amplos e balcão vazado é o padrão das unidades dúplex do Yungay 2, em Valparaíso, Chile Antonio Menéndez/Divulgação

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O pé direito altíssimo é preenchido pela escada caracol com degraus em madeira. O modelo economiza espaço e dá charme para o acesso ao mezanino e ao piso mais alto do loft triplex Marcos Mendizabal/Divulgação

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Loft triplex tem a escada de madeira aplicada à parede e guarda-corpo de vidro no mezanino. As janelas de vinil (PVC) são amplas e garantem luz farta aos ambientes Antonio Menéndez/Divulgação

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Corredor externo lateral, oposto à varanda principal, por onde também se pode entrar nas suítes e demais cômodos. Outro recurso que garante uma boa circulação de ar Nelson Kon/UOL

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Por este ângulo da escada fica mais fácil ver a "parede" da cozinha, representada por este vidro à esquerda. No topo da escada, à direita, está a sala. No pavimento de baixo, à esquerda, está a piscina e à direita, a parede de vidro que separa os dormitórios dessa área externa Leonardo Finotti/UOL

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Esta escada ilustra nitidamente os dois pavimentos inferiores, que ficam abaixo do nível da rua, onde estão instalados os ambientes da habitação. Na parede atrás do cachorro está a sala. De frente para o animal, no mesmo nível da sala, depois deste vão livre, fica a cozinha e no final da escada, no piso de baixo, estão os dormitórios, que podem ser vistos através do vidro Leonardo Finotti/UOL

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Foto do corredor de acesso aos dois quartos. Materiais, cores, iluminação e falta de ornamentos conferem ao espaço uma atmosfera moderna e requintada. Pelo conforto que proporciona, entretanto, a proposta não deixa de ser acolhedora Leonardo Finotti para o UOL

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Um pequeno hall faz a transição entre o living e a área de jantar e cozinha do apartamento do arquiteto David Bastos Tuca Reinés / Divulgação

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A escada metálica vermelha é o principal destaque arquitetônico adicionado à edificação. É por meio dela que se faz o acesso ao primeiro pavimento, onde ficam o ambiente de estar, jantar e cozinha, e o ateliê Pedro Vannucchi/Divulgação

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Detalhe da escada metálica vista por dentro. Escultórica, com acabamento em pintura epóxi vermelha, conta com um discreto corrimão branco para segurança. O sombreamento é feito pelo painel de muxarabi Pedro Vannucchi/Divulgação

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O acesso à casa passa obrigatoriamente pela escada vermelha. Sem grandes complicações de execução, é o elemento que reafirma a qualidade do projeto Pedro Vannucchi/Divulgação

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A escada que liga o primeiro piso ao superior, feita de alvenaria, foi preservada; apenas suas pisadas de madeira receberam tratamento com Bona. O vão sob ela foi aproveitado para instalação de uma despensa que serve a cozinha localizada em frente. Com a demolição das paredes internas formou-se um longo corredor revestido com ladrilho hidráulico Dalle Piage Pedro Vannucchi/Divulgação

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A escada é um dos poucos elementos preservados do projeto original. O arquiteto apenas tirou o corrimão, deixando a estrutura metálica central e os degraus de amêndola à vista. No piso intermediário, instalou-se o guarda-corpo de vidro temperado 10 mm da Vidro Ramos, e os balizadores da Reka Iluminação Gui Morelli / Divulgação

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