Construção e reforma

Concreto aparente ainda está na moda? Como deve ser feito e conservado?

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

O concreto aparente é utilizado em todo o mundo. O material resulta do concreto armado, um dos sistemas construtivos mais versáteis que existem, amplamente utilizado na maioria das construções e parte essencial da cultura construtiva mundial, em especial da brasileira, pelo singular domínio da técnica obtido por aqui.

Oscar Niemeyer já manifestou seu entusiasmo pelo material ao declarar que "o concreto armado nos dá tudo". Essa frase famosa é uma referência que o mestre faz à plasticidade, ou seja, à propriedade do concreto de ser moldado e assumir qualquer forma. Isso posto, o próximo passo lógico foi tentar utilizá-lo de maneira crua, sem acabamentos -daí o concreto aparente.

Celebrado por várias gerações de arquitetos brasileiros, o concreto aparente é um dos materiais mais importantes da história de nossa arquitetura, em especial da mais acadêmica. Nomes como Niemeyer, Rino Levi, Ruy Ohtake, Vilanova Artigas, Eduardo Corona, Paulo Mendes da Rocha, entre muitos e muitos outros utilizaram o concreto aparente com maestria.

Assim, o concreto aparente é bem mais do que uma "tendência", é uma marca da arquitetura brasileira.

Estrutural e estético

Em primeiro lugar é preciso entender o que é o concreto aparente. Não confunda concreto aparente com os revestimentos cimentícios, que são tipos de recobrimentos realizados com base em cimento, muito em voga atualmente, e dos quais trataremos em um artigo porvir. O concreto aparente é um material estrutural.

  • Nelson Kon / UOL

    Empena de concreto aparente em obra do escritório MMBB em Ortolândia (SP). Como é poroso, o material precisa de proteção de vernizes ou resinas

Isso quer dizer que o concreto não é apenas um acabamento, mas, sim, a própria parede, viga, laje ou pilar da construção. Concreto é uma mistura específica de areia, pedra e cimento, feito com diferentes traços para diferentes usos ("traço" é a "receita" do concreto). Quando a massa de concreto é derramada sobre uma armadura de aço (em geral feita de vergalhões metálicos), torna-se o concreto armado.

A questão do concreto aparente é a dificuldade obter um resultado final bem acabado. Para tanto se faz necessário um pedreiro experiente e um bom carpinteiro. Existem muitas variáveis que possibilitam -ou impedem- o resultado de um belo concreto aparente.

Parede de concreto aparente - as fôrmas

Vamos utilizar como exemplo uma parede em concreto aparente. Para realizá-la, o carpinteiro deve fazer uma fôrma de madeira (existem também fôrmas metálicas e de outros materiais, mas seu uso é menos frequente por conta do custo) para moldar o concreto. As placas de madeira ficam em contato com o concreto durante todo o processo de cura, enquanto o material endurece, marcando sua superfície e definindo a aparência da parede.

Desse modo, existem decisões importantes a tomar. A fôrma pode ser de sarrafos, por exemplo, o que deixará a parede com risquinhos horizontais ou verticais. Ela pode ser mais rústica, ou mais lisa. Para tomar essas decisões, contemple a parede em relação com o restante da obra.

  • Stock Images

    Os vergalhões usados na armadura, uma espécie de "esqueleto" do concreto armado

Para efeito ilustrativo, vamos supor que definimos uma parede lisa e perfeita. Como executá-la?

Nesse caso é necessária a utilização de madeirite emborrachado, que faz com que a superfície fique bem lisa. Mas atenção: a parede é maior do que a placa de madeirite, o que exige do carpinteiro muito cuidado nas juntas. Alguns usam uma fita sobre as juntas para marcar a parede.

Cálculo e traço influenciam o aspecto

A fôrma também deve ser bem travada, caso contrário vai abrir quando o concreto for despejado e a parede vai resultar torta. Tenha sempre em mente que o concreto não admite muitos retoques e não é como uma parede de alvenaria, que você pode quebrar um pedaço e refazer. O pedreiro tem que acertar de primeira, ou fazer tudo de novo!

No entanto a fôrma é apenas o primeiro passo. O traço do concreto deve ser calculado para os esforços estruturais, mas também influi na aparência final. É necessário consultar um especialista ou algum dos muitos livros que tratam das especificidades do material. Além do traço, é muito importante que, ao despejar o concreto, ele seja bem vibrado para que não fiquem espaços com ar, que podem deixar "buracos" em sua parede!

Para tanto se usa uma ferramenta elétrica chamada vibrador, durante a execução da concretagem. Lembre-se ainda que antes de despejar o concreto é importante aplicar um desmoldante na parte interna da fôrma para facilitar a retirada (uma vez curado o concreto) e permitir sua reutilização. Isso é algo similar a untar com manteiga uma fôrma de bolo na culinária.

Acabamento e proteção

Uma vez curado o concreto, processo que leva geralmente 21 dias, está na hora da retirada da forma da parede. É aí que vai surgir o concreto aparente. Mas o processo ainda não acabou. Ao examinar a parede é bastante possível que existam imperfeições, pequenos furos, por exemplo, que não eram desejados.

Para corrigi-los existe um processo que usualmente é chamado de "estucamento", em que o pedreiro faz uma mistura com o mesmo cimento da parede e aplica em determinados pontos, com muita cautela. Nunca deixe um pedreiro inexperiente realizar esse processo, pois ele é muito delicado e é comum a emenda sair pior do que o soneto. Em uma obra de concreto aparente, proíba os pedreiros de aplicarem à vontade a "nata de cimento" e acompanhe o processo de estucamento de perto caso ele seja necessário.

 

  • Stock Images

    Em Roma antiga já se usava construir com um tipo de concreto, mas sem o reforça da armadura metálica. Na foto, a cúpula do Panteão (120 d.C).

Uma vez pronta a parede, perfeita do ponto de vista plástico, há o acabamento final. São muitos os tipos de vernizes e resinas que se pode aplicar no concreto aparente e é necessário pesquisar e escolher o que vem de encontro com a estética desejada. Alguns são brilhantes, outros foscos, outros alteram a cor do concreto e assim por diante. Mas é importante utilizar alguma proteção, pois o concreto é um material com certa porosidade e, se não estiver adequadamente protegido, pode manchar. É inclusive interessante, durante a obra, proteger o concreto, dependendo do acabamento que se quer.

Como podem ver, o concreto aparente é um material muito interessante, mas de difícil execução. Se você pretende construir sua casa, por exemplo, com algumas partes em concreto aparente, estude um pouco o assunto, peça para ver trabalhos executados anteriormente pelo seu empreiteiro, ou fale com um profissional da área. Preste bastante atenção durante a execução, e tenha um dos materiais mais bonitos e utilizados na história de nossa arquitetura!

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)

UOL Cursos Online

Todos os cursos