Construção e reforma

Qual é o melhor tipo de cobertura para a área da garagem?

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

  • Reprodução

    Apesar de haver muitas garagens totalmente fechadas em algumas residências, uma simples cobertura já é suficiente para proteger os carros das intempéries, facilitando a ventilação

    Apesar de haver muitas garagens totalmente fechadas em algumas residências, uma simples cobertura já é suficiente para proteger os carros das intempéries, facilitando a ventilação

Ao contrário do que vemos em países da Europa, onde Ferraris e Porsches dormem expostos na rua, aqui no Brasil há uma preocupação muito grande com os automóveis.  Brasileiro adora carros e, muitas vezes, cuida melhor deles do que dos próprios moradores da casa. É comum vermos pessoas se mudando para apartamentos piores e menores somente pela razão de haver mais uma vaga de garagem no prédio. Já há lançamentos de apartamentos em cidades como São Paulo que dispõem de sete ou mais vagas de garagem.

Pois bem, se existe a necessidade de um local adequadamente protegido para guardar o automóvel, de que modo podemos então criar este espaço numa casa?

Apesar de haver muitas garagens totalmente fechadas em algumas residências, uma simples cobertura já é suficiente para proteger os carros das intempéries. Além disso, quanto mais abertas forem as faces desta garagem, maior a ventilação. Logo, a garagem tende a ser menos quente e o monóxido de carbono produzido pelos veículos se dissipa mais facilmente, melhorando a qualidade do ar.

Ao cobrirmos uma garagem temos como objetivos principais: proteger o carro de chuvas (inclusive de granizo), resguardá-lo da insolação direta ou abrigá-lo contra dejetos de pássaros, etc. No caso das chuvas, o carro tende a sujar com mais velocidade, além de poder sofrer algum dano no caso das chuvas de granizo do verão. Já com a insolação direta, a pintura costuma ter um desgaste maior com o passar dos anos e nos dias mais quentes, sempre haverá o incômodo de se adentrar no veículo tendo-se a impressão de estar dentro de um forno.

Uma maneira bastante utilizada para cobrir as garagens é construir uma laje comum sobre ela. Esta laje precisará ser impermeabilizada corretamente para que não aconteçam infiltrações. Essas infiltrações podem ser muito prejudiciais à pintura dos carros, já que a água leva, junto com ela, cálcio, formando manchas brancas que queimam a pintura dos carros. A vantagem de utilizarmos uma laje de concreto para esta cobertura é garantir uma ótima proteção contra as chuvas e um excelente sombreamento. Além disso, podemos usar a parte de cima desta laje como um terraço ou um jardim. Podemos plantar grama, construir uma piscina, uma churrasqueira. Ou seja, desta maneira cria-se um novo espaço de lazer para a residência.

Outra forma bastante comum de cobrir garagens é utilizando telhados variados, que podem ser compostos de telhas cerâmicas, telhas de metálicas, telhas de concreto ou de fibrocimento. Esses telhados são muito simples de serem executados e provavelmente essa é a forma mais rápida e barata de cobrir a garagem. Não é à toa que ao andarmos por bairros residenciais, essa é a cobertura mais vista. Além da vantagem do custo e da velocidade de construção, as telhas sombreiam corretamente os veículos. Deve-se tomar cuidado no uso das telhas metálicas simples quando o pé-direito da garagem for baixo. Nesse caso, corre-se o risco desta área ficar extremamente quente, já que as telhas metálicas não são um bom isolante (exceto as do tipo sanduíche).

Uma questão importante a ser verificada quando da construção das coberturas de garagens é o aspecto legal. Ou seja, o que é permitido pela legislação de cada cidade. Muitas vezes as garagens se encontram no recuo das residências. Essa localização faz sentido, para que o interior das casas possa ser maior. Normalmente, nessas áreas não é permitido o uso de estruturas pesadas e permanentes como lajes de concreto. Nesses casos, só se pode construir coberturas leves e aí os telhados, as coberturas de vidro, os pergolados e os toldos são as melhores maneiras de cobrir a garagem.

Os pergolados são uma interessante maneira de cobrir as garagens. Estes nada mais são do que uma sucessão de vigas de madeira, aço ou concreto que cobrem parcialmente a área da garagem, deixando, entretanto, a luz passar. Essa estrutura sombreia a área dos carros e junto dessas vigas podemos deixar que plantas cresçam, criando um interessante aspecto paisagístico e aumentando ainda mais o sombreamento. Como desvantagens desta solução podemos citar o fato de que até as plantas crescerem, o sombreamento pode não ser o ideal e o interior dos carros eventualmente irá esquentar. Além disso, nos dias de chuva, a garagem não estará totalmente protegida, já que a água passará pelo espaço entre as vigas.

Outro modo diferente e possível de cobrir as garagens é utilizando materiais transparentes, como o vidro ou o policarbonato. Se a cobertura for de vidro, deve-se prestar atenção para o tipo a ser utilizado, que deve ser o laminado ou o aramado, conhecidos como vidros de segurança. Esse tipo de cobertura é muito interessante, pois é uma cobertura leve e que deixa a luz passar. É muito comum vermos nos sobrados estreitos a sala na porção frontal do terreno com uma janela aberta para a rua. Quando a garagem é coberta, essa sala fica eternamente escura. Nesses casos, as coberturas transparentes podem ser uma boa solução. Como desvantagem, podemos citar o fato de que eventualmente passe muita luz pelo vidro e a garagem acabe esquentando demais. Nesse caso, uma boa solução é a união de dois sistemas (pérgulas + vidro ou policarbonato). O pergolado sombreia parcialmente e o vidro protege da chuva, ao mesmo tempo em que deixa uma luz filtrada atingir a sua sala.

Por fim, podemos citar as coberturas feitas de tecido, como os toldos ou as coberturas tensionadas. Essa é a forma mais leve de cobrir uma garagem. O custo muitas vezes é mais baixo do que o de coberturas convencionais. No caso dos toldos, verifique se o aspecto estético lhe agrada e analise a durabilidade do material e as garantias do fabricante. No caso das coberturas tensionadas, a durabilidade é muito maior e o material permite formas variadas e que podem ficar muito interessantes. Em ambos os casos, analise a questão do calor sob o tecido, que possivelmente será grande, principalmente em casos de pés direitos baixos.

Ao cobrir a sua garagem analise as opções do mercado, pense em que tipo de proteção você está necessitando. Avalie a questão da iluminação, tanto da garagem, quanto dos espaços internos da casa que esta cobertura pode afetar. Se pergunte se a cobertura que você está construindo não está prejudicando um ambiente mais nobre da casa, como salas e quartos. Procure saber sobre os aspectos legais para evitar problemas com os fiscais, pense no aspecto estético final da sua casa e da rua e vida longa ao seu carro!

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz

Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP e sócios do escritório Forte Gimenes Marcondes Ferraz (www.fgmf.com.br)

UOL Cursos Online

Todos os cursos