Gosto de ambientes coloridos, mas minhas combinações não funcionam. Como acertar?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Getty Images

    Para não errar na combinação de cores, o ideal é partir de uma base neutra, paredes e estofados em tons de cinza e bege, e acrescentar o colorido em objetos de decoração e arte

    Para não errar na combinação de cores, o ideal é partir de uma base neutra, paredes e estofados em tons de cinza e bege, e acrescentar o colorido em objetos de decoração e arte

Cores são um bom recurso para deixar a casa mais alegre e divertida. Mas a maioria das pessoas não sabe usá-las de maneira adequada, gerando resultados duvidosos ou caindo no ridículo. Se você não tem talento para isso, nada de inventar moda e arriscar. O caminho conservador é sempre melhor.

Não vou ensinar nenhuma combinação de cores muito sofisticada. É para isso que servem os profissionais da área. Para quem quer uma paleta de cores inusitada dentro de casa, a dica é contratar um decorador ou arquiteto. Mas se você quer apenas dar mais vida a sua decoração, veja abaixo as combinações simples que deixam ambientes mais interessantes.

Base neutra

Uma boa decoração começa com uma base neutra. Paredes brancas ou beges, sofás e tapetes cinza, aparadores brancos ou pretos e piso de madeira. Você é daqueles que não tem grande talento para mesclar cores e estampas? Então evite o abuso. Use uma paleta bem básica nos principais móveis da casa e não erre!

Cores fortes em sofás são arriscadíssimas. Melhor não usar. Fuja do vermelho, do amarelo, laranja e estampas. Um bom sofá de tecido cinza ou cru já é meio caminho andado. Vai combinar com qualquer peça extra mais chamativa em sua sala de estar. Tapetes listrados também são perigosos. Um modelo liso (de pelo alto ou baixo) tem mais probabilidade de dar certo.

Deixe as cores mais marcantes para almofadas e obras de arte nas paredes. Se a sua casa está sem graça, precisando de vida, o ideal é explorar as paredes com peças mais chamativas. Almofadas coloridas e estampadas também tornam a sala mais simpática, sem o risco de colocar tudo abaixo.

Na moda

Vejo que muita gente quer usar amarelo, laranja, rosa e turquesa na decoração. São as cores da moda. Eu adoro. Teoricamente, essas quatro cores podem ser combinadas no mesmo espaço, em quaisquer peças de mobiliário ou acessório. Ou seja, um sofá laranja pode ter almofadas turquesa, tapete cor de cora e mesa de centro laranja. Mas ainda sim existe o risco de dar tudo errado.

Se você quer usar as cores acima, cuidado! Prefira aplicá-las em detalhes da decoração, como objetos e almofadas, sempre em uma base neutra. Aparadores e portas costumam ficar bem em amarelo gema. Mas, novamente, a base deve ser neutra.

Combinações felizes

Preto e branco – é chique, neutro e bem masculino. Acabei de fazer um apartamento todo em preto, branco e cinza. Além de elegante, os espaços ficaram bem contemporâneos. As cores extras entraram somente nas obras de arte.

Cinza e lilás – outra combinação poderosa, que está super na moda. Um bom sofá em tecido cinza deve ser complementado com almofadas e arranjos florais em tons de lilás.

Roxo e verde escuro – foge do óbvio e continua chique. É feminino, mas sem cair no exagero ou no delicadinho. Opção para pessoas de personalidade forte.

Vermelho e roxo – funciona bem, mas deve ser usado com cautela, apenas em detalhes.

Tons de verde – usar verde claro com verde escuro dá muito certo. Se você gostar da combinação e quiser ir além, coloque um pouco de marrom e mostarda.

Marron e laranja – mistura da década de 1970 que voltou à moda. Deixa a casa mais aconchegante e despretensiosa.

Cinza e azul marinho – combinação clássica, que nunca sai de moda. Tente sofá azul marinho, paredes cinza claro, portas brancas e tapete cinza médio.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos