Como melhorar a iluminação em ambientes escuros?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Fernanda Petelinkar / UOL

    Janelas amplas em apartamentos melhoram a iluminação, mas em excesso também podem causar desconforto

    Janelas amplas em apartamentos melhoram a iluminação, mas em excesso também podem causar desconforto

Nem todo mundo tem a sorte de ter uma casa bem iluminada. Seria ótimo se todos os apartamentos tivessem grandes janelas. Mas o que não falta é ambiente escuro. E não adianta pintar tudo de branco e esperar que por um milagre a luz entre na sua casa. Nem sempre cores claras resolvem o problema da baixa luminosidade. Confira abaixo algumas dicas para deixar os espaços mais claros e mais agradáveis.

Janelas em todos os lados
Num projeto de arquitetura, as janelas desempenham um papel bem importante. Sempre fico chocado quando visito apartamentos com janelinhas, que mal dão para enfiar a cabeça! Adoro aqueles apartamentos com janelas imensas, que podem ser abertas quase que totalmente. Se a vista for bacana, melhor ainda. É por isso que eu gosto dos prédios de antigamente, com aberturas generosas. Foram-se os bons tempos.

Por outro lado, excesso de janelas também pode causar desconforto. Assim como a baixa luminosidade, luz em demasia não é legal. Sabe aqueles lofts com pé-direito duplo e vidros por toda parte? No verão eles são um pesadelo. Além requerer uma enorme quantidade de cortinas para bloquear o sol, o excesso de aberturas torna o espaço um forno! Haja ar condicionado.

Ambientes abertos
Se seu apartamento é pequeno e cheio de divisões, a melhor solução é quebrar paredes e integrar ambientes. Uma cozinha aberta pode garantir luminosidade extra para as salas de jantar e estar. Ou vice-versa. Fora que essa coisa de tudo compartimentado já era. Vamos combinar que no século 21 os espaços precisam ser integrados e fluidos. Fica tudo tão melhor.

Uma saída parecida pode ser aplicada na área íntima. Se seu banheiro carece de luz, por que não colocar um vidro translúcido para o quarto? É uma idéia simples que pode fazer toda a diferença. Mas tome cuidado! Dependendo de quantas pessoas usam esse banheiro, você poderá ser acordado com aquela luz chata no melhor momento do seu sono.

Uma vez, visitei uma casa na Alemanha, construída na década de 1960, onde todas as portas tinham uma parte de vidro. O objetivo era garantir uma boa luz nos corredores (e verificar se os filhos já tinham ido para a cama). Inteligentes, esses pais.

Aposte na iluminação
Se sua casa é escura por natureza e você já usou tudo quanto foi artifício para deixar a luz entrar, a última saída é criar um bom esquema de iluminação elétrica. Aquele corredor escuro merece um aparador com abajur, que pode ficar aceso sempre que houver gente em casa. Um bom projeto de iluminação é primordial para a noite, mas nas casas escuras podem ser ainda mais importante.

Um amigo carioca tem numa casa deliciosa na serra, em Teresópolis. A sala é inteirinha de vidro, com caixilhos de madeira. Para melhorar, o imóvel é rodeado por uma mata nativa, com árvores centenárias e muito verde. E corre um riozinho montanha abaixo, que faz um barulho adorável dia e noite. Só que durante o dia todas essas árvores e natureza exuberante impedem a entrada do sol. A casa é muito escura! Mas não deixa de ser o lugar perfeito para descansar e recuperar as energias. A gente acende algumas luminárias e pronto.

Enfim, combater a escuridão é sempre um drama. Mas vou confessar que eu nem ligo tanto para isso. Adoro quando o dia está nublado, quase noite. Se você, no entanto, tem horror ao breu, mais algumas sugestões: prefira cores claras nas paredes, nas cortinas e nos tecidos do mobiliário. E evite madeira escura. Só não precisa exagerar. Ter algumas peças ou paredes com cores mais fortes não vai escurecer tanto o ambiente – e ainda pode deixar a decoração mais interessante e charmosa.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos