Quais princípios básicos devem ser considerados ao iniciar a decoração?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

  • Stock Images

    Garimpe na casa de seus avós e pais. Muitas famílias possuem ótimas peças guardadas

    Garimpe na casa de seus avós e pais. Muitas famílias possuem ótimas peças guardadas

Você se mudou para uma casa nova ou decidiu renovar sua morada atual? Que delícia! Mas antes de sair comprando sofás, mesa de jantar ou cortinas, confira abaixo algumas dicas básicas para evitar erros e frustrações. É preciso muito critério e planejamento, sem abrir mão da diversão e da criatividade.

Espaços úteis
Antes de tudo, pense em seu estilo de vida. O que você gosta de fazer em casa? Assistir filmes, cozinhar, receber os amigos? E o que você realmente faz? Há muitos casos de pessoas que adoram festas, mas nunca convidam os amigos para tomar um drink em casa. Já outros apreciam a boa mesa, mas nem chegam perto do fogão. O mais importante é criar uma casa onde os ambientes são úteis. De que adianta ter um living espaçoso se você usa apenas a sala de TV? Ou uma cozinha superequipada, com armários planejados e eletrodomésticos caríssimos, se você de fato nunca vai usar? Para citar um caso extremo, Ruy Ohtake nem cozinha em casa tem: o arquiteto dispõe apenas de um frigobar para gelar bebidas.

Proporcionalidade
O erro mais comum de quem está decorando um ambiente é a escolha de móveis inadequados. Se sua sala é pequena, vá com calma. Veja o que cabe antes de ir às compras. Se você não tem espaço para uma mesa de oito lugares, por que insistir? Vai ficar horrível e atrapalhar a circulação. O mesmo vale para os dormitórios. Não há nada pior que quartos pequenos cheio de armários. Não transforme o lugar onde você dorme num closet, com portas por todos os lados. Além de horroroso, o quarto vai ficar um ambiente claustrofóbico. Eu detesto! Se você tem muita roupa, arrume outra solução. Doe o que você não usa mais ou transforme aquele escritório que você nunca entra num closet. É muito mais bacana ter um espaço separado para trocar de roupa e fazer aquela bagunça que sempre fica depois de experimentar várias peças.

Iluminação correta
Costumo dizer que a maioria dos brasileiros projeta a casa para o dia e esquece da noite. No dia-a-dia corrido de cidade grande, pouca gente tem o privilégio de desfrutar da casa quando ainda está claro, exceto nos finais de semana. É à noite que passamos a maior parte do tempo em casa. E é por isso que uma boa iluminação é essencial. O ideal é ter um sistema para diversas ocasiões, fornecendo a luz certa para cada atividade. No caso de um uso social, a luz precisa ser indireta e aconchegante, senão seu evento perde todo o clima. Prefira sempre luz quente às lâmpadas fluorescentes. A melhor dica é ter luminárias diversas espalhadas pela casa. Você pode acender cada uma quando achar conveniente. Use e abuse dos abajures. Eles são a peça-chave para deixar sua casa gostosa durante a noite.

Orçamento equilibrado
Se você não está nadando em dinheiro, use a criatividade. Combine peças boas e baratas com outras um pouco mais caras. Falta de grana não é desculpa para deixar a casa desleixada. Garimpe na casa de seus avós e pais. Muitas famílias possuem verdadeiros tesouros que ficam guardados. Estas peças podem fazer grande diferença na hora de decorar. E não tenha medo de misturar.

Se dinheiro não é problema, maravilha! Mas tome cuidado. Fuja dos modismos, das peças datadas e da extravagância. E para não estourar o orçamento no meio do caminho, coloque tudo numa planilha e comece a cotar os itens que compõem a decoração. Se o valor final ficar acima do que você pretendia gastar, o ideal é substituir alguns por similares mais em conta, em vez sair cortando. Não se esqueça que um ambiente é feito de vários móveis, acabamentos e objetos, e não de uma peça só. Se você ainda tem uma séria de dúvidas sobre o que vai funcionar na decoração de sua casa, peça ajuda a um profissional. Não é caro como parece e ele irá lhe orientar a escolher as peças corretas e a contratar mão de obra especializada. Assim você não gasta dinheiro à toa, comprando móveis e objetivos impróprios, e não compromete o resultado final.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos