Como posso deixar a cozinha mais bacana?

Marcel Steiner

Marcel Steiner

Não adianta muito ter a decoração impecável no resto da casa se a sua cozinha continua caída. Este ambiente é um dos mais importantes em uma residência. E se ele não vai bem, a casa inteira fica comprometida. Se você tem um dinheirinho sobrando, será que não chegou a hora de reformar a cozinha? Já se a grana estiver curta, é possível dar um “tapa” e deixá-la mais gostosa. Com ou sem dinheiro, veja algumas dicas para dar nova feição ao que muitos chamam de “coração da casa”.

Ter empregada em casa está cada vez mais caro. Isso significa que provavelmente você vai passar cada vez mais tempo na cozinha. Portanto, o espaço não pode mais ser puramente funcional. Terá que ser agradável, um lugar onde você vai reunir os amigos e a família.

Para quem mora em apartamento ou casa pequena, cozinha aberta para a área social é fundamental. A era da compartimentação acabou!

Ter uma mesa dentro da cozinha é muito gostoso. Minha avó morava em uma casa térrea incrível, e o ponto de encontro da família era a cozinha. Eu lembro até hoje dos lanches da tarde que ela preparava com comidinhas alemãs e geleia de uva feita em casa. Também me recordo de ficarmos à noite jogando cartas, sentados à mesa, com uma xícara de café com leite na mão.

Invista em cores chamativas nas paredes e na marcenaria. Branco na cozinha já deu. Também adoro armários de madeira aparente. São aconchegantes e tiram aquele ar industrial que as cozinhas costumam ter.

Se você tem como gastar em eletrodomésticos, coloque forno e fogão separados. O cooktop e o forno embutido são ótimas invenções. E já não custam mais tão caro. Fique atento aos nichos que precisam ser feitos para embuti-los na bancada e nos armários.

Uma cozinha precisa ser bem iluminada. Isso quando você estiver cozinhando. Para as demais ocasiões, tenha uma luz mais fraca e social. Luz indireta também funciona, especialmente para quando você estiver apenas de passagem pelo ambiente.

Se você vai reformar tudo, uma boa torneira do tipo monocomando faz toda a diferença. Água quente é fundamental para lavar a louça engordurada e para os dias bem frios.

Outra peça muito prática na pia é um triturador de restos de alimento. Uma mão na roda para quem lava a própria louça.

Coloque arte para dentro da cozinha. Pinguim de geladeira não é o único objeto decorativo adequado para o ambiente. Use a imaginação. Luzinhas como as de árvore de Natal podem dar um toque divertido. Um mural para recados, fotos e recortes de receitas é outra ideia.

Cuidado com os ímãs de geladeira. Mesmo sendo simpáticos, pode ficar bem cafona.

Se você tem panelas bonitas, coloque-as penduradas em um suporte. Vai deixar o ambiente mais descontraído e com cara de cozinha de chef.

Evite coisas óbvias, como azulejos de flores e frutas. Ou pano de prato de vaquinha.

Invista em utensílios de bom design. Uma torradeira bacana, por exemplo, dá um charme extra à bancada.

Um filtro de barro é legal. Eu adoro a água com o gostinho de terra desses filtros. Mas se você não tem espaço, ou se ele não combina com a linguagem da sua cozinha, coloque uma torneira com filtro (dois em um). Trata-se de uma novidade bárbara, que substitui aqueles filtros de água brancos horrorosos.

Pessoalmente não gosto de galheteiros para azeite e vinagre. A maioria dos frascos desses produtos é bonita, basta colocar um bom bico dosador. No caso do sal, um saleiro simples também já resolve. E nada de arroz dentro! Se o tempo estiver úmido, problema seu.

Se você mora em uma casa em que a cozinha é um pesadelo, e aquela verba para a reforma nunca chega, pinte os azulejos e o piso com uma tinta especial. Já melhora 50%. E coloque uma boa geladeira e um bom fogão de inox, se possível.

Trocar a iluminação também cria um efeito. Você não vai ter a cozinha com que tanto sonhou, mas vai dar mais dignidade a esse (importante) espaço da casa.

Marcel Steiner

Marcel Steiner é designer de interiores e mestre em história e crítica da arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

UOL Cursos Online

Todos os cursos