Em SP, 26% dos condomínios colocam inadimplente em cadastro de restrição

SÃO PAULO - Na cidade de São Paulo, 25,8% dos condomínios residenciais inscreveram condôminos inadimplentes em serviços de proteção ao crédito, desde que a lei estadual que autoriza essa ação entrou em vigor, há dois anos.

De 1.073 condomínios da capital paulista, 227 adotaram o chamado protesto automático, segundo levantamento da Lello divulgado nesta sexta-feira (13).

Dentre os que autorizam a inscrição do condômino em serviços de proteção ao crédito, 48,4% fazem isso após 90 dias da data de vencimento, e 45,6%, depois de 60 dias. Apenas 6% autorizam o protesto após 30 dias do vencimento.

Regiões

A adesão ao protesto autmático varia de acordo com a região da cidade. Na Vila Mariana, por exemplo, 49,2% dos condomínios adotam essa prática. Em seguida, aparecem Morumbi (43,3%), Santana (34,5%), Tatuapé (14,7%), Jardins (13,6%) e Perdizes (13%).

Já na região do ABC, a inscrição de condôminos inadimplentes em serviços de proteção ao crédito atinge 21,4%. No Guarujá e Riviera de São Lorenço, o índice é de 19,4%.

"Os dados mostram, de maneira geral, que o protesto automático vem sendo adotado de forma bem cautelosa pelos condomínios, mediante aprovação em assembleia e sempre privilegiando a cobrança amigável, o que é altamente recomendável", afirmou o gerente de cobrança da Lello Condomínios, Carlos Henrique.

Cuidados

Segundo a Lello, os síndicos devem analisar caso a caso a necessidade do protesto, utilizando-o somente quando houver entendimento de que a medida vai incentivar o pagamento das contas em aberto. Além disso, deve haver uma revisão do cadastro de proprietários, buscando saber quem de fato são os donos dos apartamentos.

"Nem sempre quem mora no apartamento é o dono da unidade. Nem sempre o boleto do condomínio é emitido no nome do real proprietário. Se o condomínio 'sujar o nome' da pessoa errada, corre o risco de sofrer ações de danos morais e ter de arcar com pesadas indenizações", explicou o gerente de cobranças.

UOL Cursos Online

Todos os cursos