Consumidor está mais à vontade para comprar casa

SÃO PAULO - Os consumidores estão um pouco mais confiantes para comprar uma casa ou um carro. De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), divulgado na última quinta-feira (7), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade subiu de 34% para 36%, entre agosto e setembro.

Quanto aos que se dizem um pouco e muito menos à vontade, o índice caiu de 34% para 32%, no mesmo período.

Compras menores

Ainda segundo o estudo, o INC dos consumidores que se mostraram um pouco mais ou muito mais à vontade para realizar compras menores, como a de um fogão ou uma geladeira, avançou dois pontos em setembro em relação ao mês anterior: de 44% para 46%.

Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou em 26%, frente aos 27% registrados um mês antes.

Região e classe social

Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe social que se mostrou mais à vontade foi a AB, com 43% das respostas, contra 40% da C e 19% da DE. A região Sul apresentou 51% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. Norte e Centro-Oeste ficaram com 43%, enquanto que no Nordeste e Sudeste, o índice foi de 32% em cada.

No caso dos itens para a casa, como fogão e geladeira, a maior disposição veio novamente da classe AB, que apresentou índice de 52%. Na C, o apurado foi de 51%, e na DE, de 33%. Por região, o Norte/Centro-Oeste apresentou o maior percentual de pessoas um pouco e muito mais à vontade para realizar este tipo de aquisição, de 72%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos