Após forte queda em agosto, vendas de imóveis novos em SP sobem 70% em setembro

SÃO PAULO – Em setembro, as comercializações de imóveis novos na cidade de São Paulo se recuperaram frente a agosto, quando registraram forte queda, e apresentaram alta de 70%. Ao todo, foram vendidas 2.785 unidades de imóveis novos residenciais contra as 1.638 unidades comercializadas em agosto.

De acordo com levantamento feito pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), frente ao mesmo mês do ano passado, quando foram vendidos 5.049 unidades, houve queda de 44,85% nas vendas.

O VSO (Vendas sobre Ofertas), que mede o desempenho entre o total de unidades vendidas e a oferta existente, no mesmo sentido, foi de 26,4% em setembro, contra 17,4% registrado no mês anterior.

Por outro lado, de janeiro a setembro deste ano, foram vendidas 24.605 unidades, o que corresponde a uma queda de 1,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 25.087 imóveis foram vendidos na cidade paulista.

Preferências

Em setembro, os imóveis de quatro dormitórios foram o destaque, já que as vendas superaram o volume lançado no período. Ao todo, foram vendidas 908 unidades desse tipo de imóvel, contra 746 lançamentos realizados na cidade.

Apesar do destaque, a preferência mesmo ainda está com os imóveis de dois dormitórios, que representaram 37,8% do total das vendas na cidade. Os imóveis de quatro dormitórios aparecem em seguida com 32,6% do total das vendas. Já os imóveis de três e um dormitório representaram 24,6% e 4,9% das unidades vendidas em setembro.

Considerando a área útil, o destaque ficou com os apartamentos com área superior a 180 metros quadrados – foram vendidos 120 contra 56 unidades lançadas no período. Segundo a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), o total de lançamentos em setembro na cidade chegou a 2.894 unidades.

Região Metropolitana

Considerando toda a Região Metropolitana do estado paulista, as vendas registraram crescimento de 23,5% frente a agosto. Ao todo, foram vendidas 4.723 unidades.

De acordo com a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), o total de lançamentos em setembro na região chegou a 7.660 unidades, com alta de 60,1% em relação aos lançamentos feitos em agosto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos