CEF quer capacitar imobiliárias para se tornarem correspondentes imobiliários

SÃO PAULO - A CEF (Caixa Econômica Federal) quer capacitar as imobiliárias para que se tornem correspondentes imobiliários da instituição.

A prática, segundo informou o superintendente regional do banco, Valter Nunes, que participou na última terça-feira (23) do Seminário Dia do Crédito Imobiliário no Secovi-SP (Sindicato da Habitação), permite às imobiliárias que vendam o imóvel e também o crédito imobiliário, possibilitando que a assinatura e a concessão do financiamento aconteçam em até 48 horas.

O trabalho, contudo, explicou Nunes, não pode ser feito pela construtora e necessita de acompanhamento de empresa especializada em crédito jurídico para garantir a análise de conformidade da operação. “Para isso, teremos de contar com uma carteira qualificada de imobiliárias e sistemas disponíveis”.

O modelo já estaria sendo testado em 300 imobiliárias da cidade de São Paulo.

Empréstimos

Atualmente, a Caixa Econômica Federal é responsável pela maior parte dos financiamentos imobiliários do país. “Hoje, são 12 financiamentos por minutos”, disse o superintendente.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e setembro deste ano, o banco emprestou R$ 54 bilhões, alta de 10,2% frente ao que foi contratado em todo o ano passado.

No nono mês de 2010, o saldo da carteira de crédito era de R$ 97,9 bilhões, crescimento de 55,8% em 12 meses, sendo que o crédito imobiliário apresentou inadimplência de 1,7%, inferior à registrada em setembro de 2009, que foi de 2%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos